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Mulheres, borboletas sem crisálidas

Bem que essa pode ser considerada a imagem simbólica da situação feminina no século XX, recém-findo, seja no contexto mundial, seja especificamente no Brasil.

Conectados à televisão, ao celular, ao computador

O despertador do celular toca. É hora de ir para a escola.

Educação, política e sociedade: identidade nacional

A educação nacional está, a cada dia, retrocedendo pedagogicamente, em virtude de uma fragilidade social que impede que flua o processo de ensino-aprendizagem no âmbito escolar, fazendo referência principalmente à escola pública, onde infelizmente surgem as adversidades mais gritantes, reflexos de nossa sociedade caótica (CÓRDULA, 2010c).

Ensaio ecológico: o legado da história para a conservação da biodiversidade brasileira

Como biólogo de formação (e de coração), raras vezes vejo temas de minha área tratados com a devida seriedade, embasados em conhecimentos bem fundamentados. Assim, venho dar a minha modesta opinião sobre dois temas que estão em voga nos dias de hoje: mudanças climáticas e conservação – com foco em minha pátria, o Brasil.

Anseios, obsessões e Bossa Nova

Um alemão conhece a música de João Gilberto por um japonês e resolve vir ao Brasil conhecer o pai da Bossa Nova. A música não tem fronteiras, é nossa primeira conclusão. E é ótimo que não tenha, porque esse mesmo alemão se emociona com a música a ponto de largar tudo e tentar encontrar seu intérprete. No caso de João, interpretar é quase dar nova autoria à canção, e o alemão compreende isso, compreende que o cantor refaz a música que canta e que, se sua identificação com o cantor é tão grande, eles devem ter muito em comum. Marc Fischer, o alemão, vem para o Brasil tentar entender aquela música, aquele cantor, aquele personagem. Sua saga é transformada em um romance-documentário de linguagem coloquial e tom levemente policial: é o livro Ho-ba-la-lá, lançado pela Companhia das Letras em 2011.

Leitura e construção de sentido: um olhar sobre a prática pedagógica

Nos últimos anos, os debates acerca do ensino da leitura ampliaram-se de maneira considerável. De acordo com Pietri (2007, p. 264), “no Brasil, principalmente a partir da década de 1980, instâncias oficiais de diversos níveis governamentais têm fomentado a produção e publicado documentos com o objetivo de promover mudanças no ensino”. Dentro dessa perspectiva, essas discussões têm início nos 1980, em face da proliferação dos estudos de diversos campos de investigação. Albuquerque (2006) e Albuquerque et al (2008) ressaltam o fato de uma gama de campos do saber ter produzido vasta quantidade de fundamentos teóricos que respaldam uma nova prática pedagógica. São exemplos dessas áreas de investigação: as Ciências da Educação [Pedagogia], as Ciências da Linguagem [Linguística], Ciências Psicológicas [Psicologia, Psicologia Cognitiva, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento, Psicolinguística etc.] (ALBUQUERQUE, 2006; ALBUQUERQUE et al, 2008). Todos esses postulados trazem à tona novos fundamentos que levam para o âmbito educacional uma nova didática da escolarização do leitor.

O que diria o Betinho do momento?

No dia 9 de agosto de 1997 morria Herbert de Souza, o nosso Betinho. Lá se vão seis anos sem a presença física de uma figura pública ímpar na defesa de causas da cidadania e na promoção dos direitos humanos e da democracia no Brasil. Betinho buscou mas não conseguiu viver até a festa cívica da eleição e posse de Lula presidente do Brasil. Uma pena.

Letramento linguístico: desenvolvendo competências essenciais na era da informação
Comunicação e Língua Portuguesa e Literatura

O letramento linguístico é uma habilidade na sociedade contemporânea que vai além da simples leitura e escrita. Este artigo explorou suas diversas dimensões, incluindo funcionalidade, criticidade, digitalização e literatura. Destaca-se a importância do letramento na participação cidadã, na inclusão social e no empoderamento pessoal. Diante dos desafios, propõem-se estratégias como integração curricular, uso da tecnologia, promoção da leitura criativa e avaliação formativa. Investir no letramento linguístico é investir na formação de cidadãos críticos e comunicativos. Estratégias inovadoras moldam não apenas leitores proficientes, mas agentes de mudanças capazes de contribuir para uma sociedade mais inclusiva e dinâmica.

Avaliação do processo de construção do conhecimento escolar em Matemática
Matemática e Avaliação

A preocupação básica deste estudo é refletir sobre o papel da avaliação escolar em Matemática, compreendendo-a como essencial à prática educativa e indissociável a ela, uma vez que é por meio dela que o professor pode acompanhar o progresso de seus alunos e avaliar a necessidade de repensar sua ação pedagógica. Este artigo tem como objetivo analisar a importância de uma boa avaliação do processo de construção do conhecimento. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica procurando enfatizar a importância da avaliação como processo contínuo e a necessidade do professor de refletir sobre essa prática.

A beleza incomparável do mito da origem do inverno
Antropologia, História e Psicologia

A mitologia grega é maravilhosa para explicar os fenômenos da vida terrestre. A justificativa para a existência das estações do ano merece ser lida e conhecida para possibilitar a descoberta das formas de percepção dos gregos antigos para o seu mundo – o que não os impedia de desenvolver bases científicas.