Biblioteca
Filtrar os artigos
A praça é nossa
Perto da minha casa tem uma praça. Comecei a frequentá-la quase diariamente, depois que minha filha nasceu. Antes, essa praça significava apenas um espaço aberto livre de prédios. Hoje é um dos locais mais importantes da minha vida de mãe recente. Uma espécie de “escola” ao ar livre, onde minha filha se socializa com as outras crianças, desenvolve sua capacidade motora, subindo e descendo dos brinquedos, brinca com a terra, senta no chão, aprende a dividir seus brinquedos, a brincar de roda e a cantar cantigas. À tarde o público muda: a pracinha passa a ser o point dos adolescentes, estudantes de uma escola pública das redondezas que utilizam o local para as funções características da idade: matar aula, falar abobrinhas, namorar (ou ficar, como dizem) e fumar cigarros. E durante os três turnos, senhorinhas e garotões passeiam com seus cachorros. As primeiras, geralmente, com cachorros pequenos cheios de lacinhos nas cabeça; os outros, com uns cachorros robustos com cara enfezada e, não raro, parecidos com os donos. A praça é um local de todos e de ninguém. Em meados do ano passado, as mães organizaram-se e fizeram uma festa junina para as crianças, com trajes e comidas típicas, bandeirinhas e quadrilha. No fim do ano, foi a vez de preparar a vinda do Papai Noel, que chegou com um saco repleto de brindes (daqueles baratinhos comprados no Saara) que as crianças recebiam como se fossem presentes valiosíssimos. Pareceu-me ter sido uma experiência inesquecível para elas, seja devido à alegria causada pela aparição do mito naquele lugar tão próximo delas, seja pelo pânico causado nos mais novinhos, como minha filha, que, cega de medo, nem percebeu que o bom velhinho era ninguém menos que seu pai.
A vingança dos normais
A Pequena Miss Sunshine, o filme, em cartaz desde outubro nos cinemas, nos põem diante do cotidiano nada convencional dos Hoover, uma família americana de seis pessoas que vivem numa pequena cidade do Novo México: um casal, dois filhos - um adolescente, Dwane (Paul Dano), e Olive (Abigail Breslin), a protagonista, uma menina de 7 anos inteligente e adorável - o tio das crianças, Frank (Steve Carrel), professor homossexual que acabou de sair do hospital por ter tentado suicídio e o avô (o veterano Alan Arkin), um velho hippie, que foi expulso do asilo por usar heroína. É ele quem prepara Olive para participar de um concurso de beleza para meninas.
Ainda há tempo para deter aquecimento global
Este mês de novembro, o ex-futuro presidente dos EUA, Al Gore, nos convidou para conhecer o fenômeno do Aquecimento Global e refletir sobre suas consequências para o mundo em que vivemos no documentário Uma Verdade Inconveniente (An Inconvenient Truth, EUA, 2006).
Profissão dos sonhos
Wilson costumava sonhar com coisas simples. Na maioria das vezes, com problemas relacionados ao trabalho. Seu último sonho, porém, foi sobre desenhar um mapa que explicasse o caminho mais curto entre sua casa e a casa da atriz que ele vira fazendo uma performance em um bar com karaokê.
ALDEIA? GLOBAL?
Todo teórico que se preza busca uma teoria total, aquela que resolve todos os problemas, superior a tudo o que já foi escrito e pensado até ele. Essa tendência hegeliana – presente em boa parte do pensamento acadêmico – produz generalizações de todos os matizes, bem como afirmações pouco modestas, como a do francês Guy Debord: "O primeiro mérito de uma teoria crítica exata é fazer parecerem ridículas, de imediato, todas as demais". O canadense Marshall McLuhan não é menos pretensioso. De sua pouco sistemática obra pinçam-se aqui e ali frases e expressões que caíram no gosto popular e tornaram-se chavões (do mesmo modo que aconteceu com os termos indústria cultural, simulacro, sociedade do espetáculo etc.).
Biblioteca Digital Mundial
A Biblioteca Digital Mundial é um site cultural em que foram compilados documentos de todos os tipos, dos mais variados cantos do mundo e de períodos que compreendem dez mil anos de história. Dito desse modo, você pode achar que será impossível achar alguma coisa específica no meio de tanta informação. Está enganado. O site traz maneiras fáceis de pesquisa, possibilitando ao visitante a escolha do melhor meio de organizar sua busca. Como eles mesmos dizem, “tesouros culturais” do mundo todo estão disponíveis e bem organizados. São manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias e outros tipos de documentos – que vão desde um tratado manuscrito de operações de números irracionais, encontrado na África no século XV, até a tenebrosa fotografia de Elvis se encontrando com Richard Nixon, em 1970, passando por um mapa da Baía do Rio de Janeiro de 1764, por pinturas rupestres de séculos antes de Cristo e pelo primeiro livro impresso no México, um tratado de ortografia espanhola.
Uma aula de Francês
Não sei por que cargas d’água veio agora o nome completo: Paul Mauriat. Era o maestro de uma daquelas orquestras açucaradas dos anos 1960, semelhante e concorrente de Frank Pourcell e Ray Conniff, todos best sellers musicais daquela época.
A escrita mecânica e padrão do Enem: um panorama com base no atual ensino de redação no Ensino Médio
Cidadania e Comportamento, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais EspecíficasA redação ganhou muita importância na formulação e realização do Enem, pois possibilita o alcance de notas altas que podem significar o ingresso no curso superior desejado. Entretanto, esse modelo faz com que sejam criadas estratégias para mecanizar as informações a serem utilizadas na prova, perdendo o aspecto criativo dos jovens.
Seguir (para) Inhotim
Depois de visitar Inhotim, conversei com alguns amigos que já haviam ido ao grande museu a céu aberto. As obras provocam discussões acaloradas, e as diferenças estéticas são um ótimo ponto de partida para relembrar o prazer de passear pelos mais de cem hectares de área construída, cercada de mais de 700 hectares de uma mistura de Mata Atlântica e Cerrado. A área construída inclui os pavilhões com as obras e o trabalho paisagístico de forma harmoniosa, e é difícil saber qual parte da visita é mais impressionante.
A construção do pensamento matemático pelos jogos
MatemáticaEsta pesquisa destaca a importância do jogo para a aprendizagem e construção do pensamento matemático, no Fundamental II, para alcançar a superação das dificuldades de aprendizagem dos conceitos matemáticos e na resolução dos problemas vistos na disciplina. É uma ferramenta que estimula o processo de construção do conhecimento e do raciocínio lógico, pois proporciona situações que exigem pensamento crítico para tomadas de decisões. Para alcançar o intento, foram consultados autores que dissertam a respeito das dificuldades de aprendizagem matemática e teóricos que aludem acerca da utilização do jogo como estratégia.