Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
A importância da ação dialógica na construção da identidade

Para explicitar esta narrativa, a reflexão foi organizada sobre dois eixos norteadores; a ação dialógica do docente e a construção de identidade do aluno.

Mirian Crapez e a Baía da Guanabara

A Baía da Guanabara despoluída é algo que certamente não veremos. Mas a constatação nada otimista nem de longe desanima a pesquisadora Mirian Crapez, professora do Departamento de Biologia Marinha da UFF, diretora da Extensão e vice-presidente da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, que se dedica a pensar e a criar soluções para amenizar a degradação em uma das regiões mais belas do Rio de Janeiro.

LUZ 5304 - A urgência de sentido à vida

Trânsito parado nas primeiras horas de uma terça-feira chuvosa na cidade do Rio de Janeiro. No rádio, motoristas dão seus depoimentos pelos celulares, ocupam o tempo informando sobre a cena que se repete em diversos pontos da cidade, e que faz parte da rotina sistemática de muitos de nós.

Indústria cultural e seu impacto na educação
Sociologia, Política Cultural e Política Educacional

Este trabalho trata da indústria cultural e de sua influência na educação contemporânea. Usando meios modernos de comunicação, a ideologia do consumo permeia toda a cultura contemporânea, de forma que os meios de comunicação capturam essa ideologia e a reproduzem. A indústria cultural se globalizou e está se espalhando pelo mundo; hoje em dia, qualquer acontecimento pode ser monetizado por meio do YouTube e outras redes sociais. A cultura vai perdendo cada vez mais sua particularidade para dar lugar ao lucro.

Apenas literatura

Dizem (acho que foi Nietzsche quem escreveu isso) que a arte existe para que a verdade não nos destrua. E, de todas as verdades, algumas são muito dolorosas para serem suportadas. Há a verdade da morte, a verdade da injustiça fundamental da natureza, a verdade do tempo, a verdade da doença.

Internet e o consciente coletivo

Em 2007 escrevi uma matéria sobre a semelhança entre o Google e o Aleph ­– um dos mais famosos contos de Borges. Agora, anos depois, o cenário da internet tornou-se ainda mais amplo: os poderes de suas redes sociais ultrapassaram as dimensões alephianas. Tais mídias, antes dominadas pelo Orkut (que viveu seu período áureo entre 2004 e 2008), foram ofuscadas pelo Facebook, que, devido à sua abrangência internacional (o que não acontecia com o Orkut), vem ganhando mais adeptos a cada dia.

Google Lens como ferramenta de aprendizagem em Matemática
Computação e Tecnologias, Matemática e Educação a Distância

Percebemos que hoje não vivemos sem os aplicativos que auxiliam nos afazeres diários, como os aplicativos de bancos, que permitem que realizemos transações a tecnologia veio para ocupar espaço e facilitar todos os setores da nossa vida. E por que seria diferente na educação e com o processo de ensino? Com isso, as propostas de trabalho que coloquem o aluno como protagonista do processo de aprendizagem têm ganhado força. E com o advento da pandemia, em 2020, a mudança para o ensino remoto veio ajudar nessa travessia de professores e alunos para um novo processo de aprender e ensinar.

Cânone e poder na literatura feminina

Segundo o E-Dicionário de Termos Literários (2007), o termo cânone deriva da palavra grega kanon, que designa uma espécie de instrumento com funções de medida. Mais tarde, seu significado evoluiu para padrão ou modelo a ser utilizado como norma. Outra definição para cânone seria sua origem na tradição bíblica, designando historicamente um suporte de verdades e constituindo-se por um conjunto de textos globalmente compreendidos como verídicos, uma vez que encontravam em Deus seu autor e nas comunidades e na tradição a respectiva confirmação.

O texto visual, afinal, o que é?

O que é um texto? Apesar de ser um pergunta bastante simples, muitas pessoas podem se atrapalhar para respondê-la. Em outras palavras, ao se depararem com essa indagação, muitas pessoas não conseguiriam responder. Isso é algo bastante comum. Nas práticas corriqueiras do dia a dia, constantemente fazemos uso de diversas palavras, como conhecimento, educação, ideologia etc. No entanto, em alguns casos, não sabemos apresentar a definição de algumas delas. Tal situação acontece com a palavra “texto”.

Alunos-leitores, alunos-escritores: o relato de uma experiência

Aprender a ler e a escrever, para uma criança, não quer dizer apenas aprender a codificar ou decodificar o código linguístico. A leitura e a escrita vão além, e sua aquisição não se conclui em apenas um ano. Acreditamos que tais atividades fazem parte de um processo que nos acompanha a vida inteira, e quanto mais prazerosas e significativas forem as experiências iniciais dos alunos com a leitura e a escrita melhores leitores e escritores eles se tornarão.