Biblioteca
Filtrar os artigos
Relato de experiência: estágio de docência sobre prática profissional em temas transversais
Formação de ProfessoresO estágio de docência é uma atividade integrante do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Estadual de Roraima (UERR), designando para participar de planejamento, acompanhar, ministrar aulas e avaliar. Este trabalho objetivou descrever as atividades desenvolvidas em estágio de docência por uma estudante de pós-graduação na disciplina de Práticas de Ensino de temas transversais com turma de Ciências Biológicas. A estagiária auxiliou na primeira prática do acadêmico sobre temas transversais que irá atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Educação integral em Pernambuco: impactos sociais na vida de jovens e adolescentes
Política EducacionalO modelo de educação integral em Pernambuco surgiu em 2004, como Centro de Ensino Experimental, a partir da implantação no Ginásio Pernambucano (GP), que inicialmente funcionou na antiga Escola de Engenharia da UFPE. Em 2004, retornou para o antigo prédio na Rua da Aurora. Finalmente, em 2005, junto ao GP, foram criados mais nove centros. A Lei Complementar nº 125, de 10 de julho de 2008 criou o Programa de Educação Integral, com a finalidade de reestruturação do Ensino Médio. Uma de suas metas era a ampliação de matrículas no Ensino Médio integral.
Semeando Artistas: a contribuição de Ciências Naturais e Artes Visuais no processo de alfabetização
Biologia e Biociências, Vivências de Sala de Aula e Educação ArtísticaNos anos iniciais do Ensino Fundamental, a decodificação do código da escrita se torna o principal foco do processo de ensino-aprendizagem. Por isso, esta prática foi criada com o objetivo de intervir no processo de alfabetização e letramento por meio da construção de um livro coletivo e interdisciplinar entre Ciências e Artes Visuais. Realizou-se uma sequência didática com 34 estudantes do 1º ano no primeiro semestre de 2022. Fez-se aula de campo de Ecologia para reconhecer seres vivos e não vivos e ilustrações do conteúdo explorado. O livro Semeando Artistas contém narrativa lúdica que incentiva a curiosidade, a criatividade e a autonomia do leitor.
O teatro como ferramenta didática para o ensino de História no Ensino Médio
História e Vivências de Sala de AulaO artigo explora as potencialidades do teatro como ferramenta didática para o ensino de História. A partir das respostas de estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio de colégio particular da Zona Norte do Rio de Janeiro sobre suas experiências prévias como espectadores, atores e/ou produtores dessa forma artística, a inclusão do teatro nos planos de aula sobre o tema trabalho foi considerada uma forma de potencializar aprendizagens significativas pautadas em múltiplas linguagens, de favorecer a formação integral e o desenvolvimento de habilidades e competências propostas pela BNCC.
Qualificação do trabalho e políticas públicas de potencialização humana
Direito, História da Educação e Política EducacionalEste artigo busca trazer os ordenamentos, decretos e as políticas públicas do Estado brasileiro que objetivam a propugnar o Ensino Profissional integralizado e técnico para o estudante e para o trabalhador no mutável e histórico mercado de trabalho, além de análises críticas e técnicas sobre a sua efetividade e sua progressão até os dias atuais. Acrescentem-se a isso reflexões e apontamentos das novas tecnologias que surgem via Indústria 4.0, trazendo a necessidade urgente da qualificação do trabalho humano, como forma de garantir sua sobrevivência e sua cidadania.
Um olhar sobre as pinturas de Portinari de forma lúdica
Vivências de Sala de Aula e Educação ArtísticaEste artigo tem por objetivo relatar o projeto desenvolvido nas aulas de Arte, em 2018, na Escola Municipal Dalva Garrido Barbosa, em Iturama/MG, com o 5º ano do Ensino Fundamental. Este artigo é um resumo de parte da monografia do curso de Especialização em Artes Visuais. O tema do projeto foi as pinturas de Cândido Portinari, da série, “Brincadeiras de Crianças”. A escolha do artista e da série deu-se pela importância do artista que mostra, em suas telas, traços da cultura brasileira. A partir da contação de histórias desenvolvemos este projeto de sensibilização com culminância em uma Mostra Artística para toda a escola.
A ludicidade na construção do conhecimento na Educação Básica
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaEste trabalho destaca a importância da ludicidade em sala de aula como modelo da prática de aprendizagem. Aqui traremos um relato de experiência no qual se ressalta, com base em diversos autores, a necessidade do lúdico na construção do conhecimento dos estudantes na Educação Básica. A partir de uma pesquisa bibliográfica e por meio das vivências no ambiente escolar, objetiva-se propor maneiras para que a prática de ensino se torne atrativa e eficaz ao estudante, visto que o principal propósito de um professor deve ser aprimorar suas aulas e utilizá-las, adequadas às metodologias de ensino em prol da construção do saber.
Popularizando a vida existente em uma gota de água, com ênfase nos (micro)invertebrados, por meio de kits educativos
Ecologia e Meio Ambiente, Oceanografia, Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaEm meio à dificuldade de compreensão sobre as formas de vida microscópica, em virtude da existência de vários laboratórios de Ciências precários em escolas públicas do Nordeste brasileiro, foi idealizado um laboratório didático itinerante para difusão da vida existente em uma gota d’água. É apresentado neste artigo um sistema de popularização científica da (micro)vida existente na água por meio de kits educativos, com ênfase nos invertebrados microscópicos. Tais kits apresentam particularidades que os tornam estimulantes e investigativos, por meio de seus utensílios típicos de um laboratório de Ciências.
Educação de qualidade: o quarto objetivo da Agenda 2030 como orientador de ações e práticas sustentáveis
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política EducacionalEste estudo se refere ao quarto dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), que trata das metas a serem alcançadas pela Educação. O objetivo foi investigar ações e práticas pedagógicas sustentáveis desenvolvidas por professores da Educação Básica em uma escola pública de Lavras/MG. A metodologia utilizada foi de caráter descritivo, documental e exploratório, com base na técnica de Análise do Conteúdo. Os resultados indicaram relações com documentos educacionais vigentes e a ausência de políticas públicas específicas acerca da temática, conforme os relatos dos professores.
Plenária dos prosadores
O clima afetuoso do encontro entre Moacyr Scliar, Antônio Torres e o professor de literatura Ítalo Moriconi, que mediou a mesa, aqueceu com uma maciez aconchegante o público que esteve presente na Plenária dos prosadores, do X Congresso da Abralic. Vale a pena conhecer o depoimento destes dois escritores e pensar nos porquês de o livro ser a porta de entrada para um mundo melhor, como nos diz Moacyr Scliar.