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Impactos da ecologia de saberes na educação
Formação de Professores

Todo conhecimento é considerado precário, digno de aprimoramento, revisão; ao mesmo tempo, é válido e respeitável, porque é uma aquisição coletiva, resultado da interação entre os sujeitos. A escola é o espaço do saber socialmente validado, mas é preciso avaliar esse privilégio dos dominantes.

A interdisciplinaridade como facilitadora da inclusão e enriquecimento da aprendizagem: um estudo de caso
Psicologia, Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as experiências e as atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão Enriquecimento da Aprendizagem para Desenvolvimento de Habilidades (HEAD), da PUC-MG, realizado remotamente. Foram analisadas as atividades efetivadas, assim como o desempenho de extensionistas para a construção de saberes, com o enfoque na perspectiva da interdisciplinaridade, durante o primeiro semestre do ano de 2021 com o objetivo de sensibilizar e gerar uma reflexão acerca da importância de práticas interdisciplinares para o processo de ensino-aprendizagem.

Ensino cooperativo e inclusivo

A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no contexto da escola regular ainda é um processo recente e cercado de tabus e preconceitos no cotidiano das escolas brasileiras. Ainda há um número relativamente pequeno de pesquisas nessa área e um número ainda menor de experiências bem-sucedidas que mereçam destaque. Mas é possível registrar, através de pesquisa etnográfica, experiências bem-sucedidas originárias de políticas públicas pró-inclusivas no âmbito da educação nacional que merecem ser socializadas, pois é positivo conhecer salas de aula de escolas brasileiras que apresentem uma proposta inclusiva que mostra como a cultura do ensino colaborativo ou bidocência pode ser a chave para o sucesso da inclusão em nosso país.

Museu Mazzaropi

Autor e ator da maioria de seus filmes, Amácio Mazzaropi produzia um cinema popular com a cara do país. A exemplo de seus contemporâneos da Atlântida, seus filmes eram voltados para o grande público, mas nem por isso deixavam de tocar em temas importantes como a questão da terra – como ocorreu em Jeca Tatu.

Quase uma paz

Na mitologia de diversos povos existem heróis que morrem e que ressuscitam. Mitra, Dionisus, Cristo. Do mesmo modo também existem bandas que morrem e ressuscitam. O New Order, que recentemente se apresentou no Brasil, é um desses exemplos. Na sua origem ela tinha outro nome, Joy Division (esse é um elemento também da ressurreição, ou mesmo de qualquer processo iniciático: a troca de nomes). Surgida no final dos anos setenta no distrito industrial de Manchester (Noroeste da Inglaterra), o Joy Division canalizou influências dos Stooges e Velvet Underground, para oferecer ao nascente movimento punk um lado denso e sombrio, que iria determinar as regras estéticas nos anos oitenta. Tudo aquilo que se convencionou a chamar de gótico ou pós-punk (do Bauhaus ao Legião Urbana), tem o seu débito com o Joy Division. Mas com dois discos apenas e uma turnê para a América agendada o Joy Division morreu, ou melhor, se suicidou.

Amazônia Real

Em junho de 2013, milhares de brasileiros foram às ruas dos grandes centros urbanos e nas pequenas cidades da Amazônia protestar contra a corrupção dos governos, o caótico sistema público de saúde, educação e transportes, além dos gastos com as obras da Copa do Mundo de 2014.

Covid-19 e mudanças educacionais no Ensino Fundamental I
Vivências de Sala de Aula

Este trabalho apresenta relato de experiências vivenciadas por professora alfabetizadora no município de Colorado do Oeste/RO, evidenciando angústias, desafios provocados pela suspensão das aulas em decorrência da pandemia da covid-19 em 2020. Apresenta constantes mudanças e expectativas ao longo do ano de 2020 até 17 de março de 2021, período no qual foi realizada a presente pesquisa. O trabalho contou com pesquisa bibliográfica e de campo evidenciando que a educação brasileira foi marcada por mudanças radicais, as pesquisadoras entendem esse período como divisor de água no cenário educacional.

Jogos da cultura popular e jogos eletrônicos na Educação Física Escolar: uma revisão integrativa com reflexões acerca da ludicidade, lazer, corpo e movimento
Educação Infantil, Educação Física e Folclore e Datas Importantes

Neste trabalho, objetiva-se refletir sobre ludicidade, lazer, corpo e movimento inseridos nos estudos científicos correspondentes aos jogos da cultura popular e jogos eletrônicos. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados Medline e Lilacs no período de 2010 a 2020 com uso das palavras-chave: “jogos da cultura popular”, “jogos eletrônicos” associados a “ludicidade”, “lazer”, “corpo” e “movimento”. Foram selecionados nove estudos. A análise dos artigos resultou nas categorias Ludicidade e Lazer e Corpo e Movimento. Conclui-se que os estudos demonstram que, com base no conteúdo jogos da cultura popular/tradicional, é possível uma prática pedagógica pela Educação Física, devido a suas características de participação ativa e de maneira lúdica dos sujeitos envolvidos; Jogos Eletrônicos complementam os Jogos da Cultura Popular no componente de Jogos e Brincadeiras na Educação Física, pois auxiliam na promoção de discussões e reflexões acerca de valores e significados importantes na formação dos alunos no campos da ludicidade, lazer, corpo e movimento.

Nos trilhos da cidadania participativa

Texto extraído do Boletim Orçamento e Democracia, n.19, Nov 2001-Fev 2002.

CanalCiência

Há quatro anos no ar, o CanalCiência, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Ibict - foi criado para divulgar para educadores, estudantes e jornalistas a pesquisa nacional.