Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Mostra de fotonovelas para o ensino e aprendizagem da Física no Colégio Estadual Canadá, de Nova Friburgo-RJ

O trabalho com recursos lúdicos em sala de aula vem obtendo excelentes resultados. Vários trabalhos já publicados apontam para o fato.

Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil: desafios e possibilidades no trabalho com sequências didáticas
Educação Infantil

A construção de um planejamento exige que consideremos muitos aspectos, da concepção da ideia à materialização. Desse modo, neste artigo, refletimos sobre a organização do trabalho pedagógico de professores(as) no âmbito da Educação Infantil. Tal reflexão e tal diálogo não nos parecem tarefa fácil, face à natureza multifacetada do trabalho pedagógico nessa etapa da Educação.

Como se lascar sozinho

Se eu fosse escrever um livro de autoajuda para estes tempos de individualismo tecnocapitalista, o título seria mesmo este: Como se lascar sozinho. Estar sozinho é diferente de estar isolado. Podemos estar cercados de pessoas, mas ainda sim estarmos completamente sozinhos.

Consciência negra o ano todo

A revista Nova Escola traz um hotsite que vem bem a calhar com a época em que estamos: o mês da consciência negra. É bem verdade que algo tão importante como o respeito à diversidade racial não deveria ter um mês especial, mas como ainda temos um longo caminho pela frente nessa batalha contra o racismo e o preconceito, ainda se faz necessário ler, reler, conscientizar-se da gravidade dos problemas relacionados a esse tema.

Tecnologias digitais: inovações pedagógicas contemporâneas
Computação e Tecnologias

Diante da necessidade de inovações pedagógicas emergentes, em decorrência da realidade dos alunos nativos digitais e sociedade liquida, este artigo visa analisar o processo de transformação metodológica das escolas públicas brasileiras por meio de investigação bibliográfica e documental. A análise ocorreu a partir do conhecimento e vivência das pesquisadoras levando em consideração as descobertas realizadas por meio da investigação. Constata-se que a sociedade mudou sua forma de interação e ação, mudanças significativas e utilização dos recursos tecnológicos são evidenciados nos artigos e publicações cientificas e nos projetos político-pedagógicos.

Avaliação escolar como prática mediadora
Avaliação e Formação de Professores

A avaliação escolar é capaz de avaliar formalmente e proporcionar condições que levem a uma aprendizagem significativa ou simplesmente é usada como mero instrumento de verificação? Para responder à questão, este artigo se caracteriza como pesquisa teórica, utilizando a metodologia bibliográfica baseada em autores como Hoffmann, Luckesi, Libâneo, Moretto e Perreneoud.

Rede da Memória Virtual Brasileira

O nome do site é pomposo – Rede da Memória Virtual Brasileira – e o projeto também. Trata-se de uma iniciativa da Fundação Biblioteca Nacional, que criou a Rede com o objetivo de “automatizar e disponibilizar no ciberespaço os acervos de todas as instituições nacionais de disponham de patrimônio visual ou textual”.

Por um mundo melhor

O homem busca, em desespero, mas antes tarde do que nunca, a preservação do que sobrou neste Planeta. Não é impossível, até porque atitudes simples têm o poder de mudar o rumo de coisas importantes. Mas eis o impasse: por que não se começa a educar para o equilíbrio da ecologia humana? Quanto custa o esforço por um abraço, um sorriso, pela demonstração de afeto?

Como matar um químico
Química

Por não ser uma ciência facilmente compreendida, vista um pouco como feitiçaria, outro pouco como coisa de pretensiosos, está nascendo um movimento forte na sociedade: a quimiofobia, que envolve o medo aos químicos profissionais e ao uso demasiado de produtos químicos.

Conceito, pedagogia e tecnologia – bases de um bom educador

Para ser um bom profissional de educação, é preciso ter bases sólidas de conhecimento conceitual, pedagógico e tecnológico, não somente construídas separadamente, mas associadas entre si. É nisso que acreditam e pelo que lutam Daniel Fábio Salvador e Roberta Rolando, coordenadores do curso de extensão em Biologia da Fundação Cecierj.