Biblioteca
Filtrar os artigos
Educação Ambiental para a conservação de nascentes: um relato de experiência na Educação Básica
Ecologia e Meio AmbienteEste trabalho traz um relato de experiência realizado com duas turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual em Araputanga/MT com o objetivo de abordar a temática ambiental de forma crítica e interdisciplinar. Foram realizadas atividades de campo em visitas a três nascentes que compõem a sub-bacia hidrográfica do Córrego das Pitas. Antes das atividades de campo, aconteceram oficinas teóricas para introduzir a temática ambiental aos discentes. As aulas de campo se mostraram eficientes, tornando os conteúdos relacionados à temática ambiental mais proveitosos e promovendo maior sensibilização ambiental aos discentes.
Estratégias de diretores e professores e a qualidade da educação pública no Estado do Maranhão
AvaliaçãoO presente artigo apresenta um estudo que objetivou investigar as ações de diretores escolares e professores em prol da qualidade da educação pública. Em uma abordagem de pesquisa qualitativa adotou-se como metodologia: pesquisa documental, questionário e entrevista semiestruturada, tendo como participantes da pesquisa primordialmente os professores de Português e Matemática do 5º ano de escolas públicas estaduais situadas em dois municípios maranhenses que tiveram os resultados do Ideb crescentes ou iguais em relação à meta projetada nas edições de 2007 e 2011.
Filosofia na sala de aula de Física: do mito a filosofia, elaboração de uma sequência didática no âmbito do Proemi
FísicaA abordagem histórico-filosófica dos conteúdos de Física levou a atividades interdisciplinares no âmbito do Projeto Ensino Médio Inovador (Proemi) e à conquista de prêmios para apresentações de alunos de um colégio estadual de Nova Friburgo-RJ.
Oficinas virtuais dialógicas de narrativas literárias: possibilidades metodológicas em ensino nos tempos de pandemia
Saúde, Formação de Professores e Educação ArtísticaO presente artigo relata a experiência da oficina dialógica de narrativas literárias (ODNL), realizada de forma virtual no contexto da pandemia da covid-19 com alunos da pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde da Fiocruz. O grupo foi composto por estudantes de mestrado e doutorado, em sua maioria professores do ensino básico. A partir da abordagem CienciArte e da Pesquisa Baseada em Artes, foi explorado o potencial das artes, especialmente das narrativas literárias, como forma de educar, ensinar e promover criatividade, bem-estar e qualidade de vida aos participantes.
O Plano Nacional de Educação (2014-2024) e os desafios de gestão educacional do município de Poção/PE
Política EducacionalO objetivo desta pesquisa foi investigar quais os desafios de gestão educacional são evidenciados para a efetivação do atual Plano Nacional de Educação no Município de Poção/PE, nos anos de 2014 a 2018. A metodologia da investigação baseou-se na pesquisa documental e em dados secundários oriundos da Base de Dados do Estado de Pernambuco e do Ministério da Educação. Concluiu-se que dentre os desafios estão a contração de matrículas, a diminuição do número de unidades escolares, a redução no atendimento do transporte escolar e o drástico declínio no quantitativo de docentes nas escolas rurais.
Como a Educação Financeira pode impactar na qualidade de vida e no futuro dos alunos?
Matemática e Formação de ProfessoresEsta pesquisa tem como tema a discussão de como a Educação Financeira pode impactar na qualidade de vida e no futuro dos alunos quando aplicada nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O trabalho ressalta a importância de se trabalhar com a Educação Financeira desde os anos iniciais. Será realizado por meio de uma abordagem quali-quantitativa, quando possível estudar e explicar o objeto do estudo, considerando os muitos elementos, informações, explicações e descrições que o compõem. Seu objetivo é entender que a aplicação da Educação Financeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode impactar positivamente na vida do sujeito.
O uso da língua de sinais pelos pais: uma abordagem para aprendizagem do aluno surdo
Educação Especial e InclusivaO presente artigo analisa o papel dos pais na educação dos alunos surdos, investigando se o fato de eles possuírem fluência em língua de sinais traz benefícios na vida escolar dos filhos surdos. A temática abordada teve suporte teórico com os estudos de Gesser, Quadros e Strobel, dentre outros. Como procedimento metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada numa escola estadual na cidade de Petrolina/PE e contou com a participação de pais de alunos, alunos surdos e intérpretes de língua de sinais, totalizando dez participantes. Esta investigação demonstra a importância da participação dos pais fluentes em língua de sinais e sua influência na aprendizagem dos seus filhos surdos.
Do lixo escolar à papelaria artesanal: Educação Ambiental por meio da reciclagem de papel e empreendedorismo sustentável no Ensino Médio
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de AulaCerca de 10% do lixo descartado no Brasil correspondem a papel e papelão. A escola também contribui com resíduos de atividades pedagógicas e administrativas. Como alternativa, esta pesquisa objetivou instaurar numa instituição de ensino a reciclagem de papel para a produção de materiais de papelaria artesanal. Foram coletados 510kg de papel descartado; parte foi processada em laboratório e transformada em folhas novas e outra parte, vendida a um centro de reciclagem. A partir dessas folhas, foram confeccionados cartões, marca-páginas, caixinhas, cartas, convites, minicadernos, papéis-semente, tags e kits ecológicos.
Impactos da covid-19 na educação em Paulista/PB: uma influência das mídias digitais
Computação e Tecnologias, Física, Educação a Distância, Formação de Professores e Política EducacionalCom a disseminação da covid-19, muitas atividades dos diversos setores sofreram modificações, especialmente o educacional. Os professores tiveram que rever suas metodologias e se adequar à nova realidade. A partir de então esses profissionais passaram a ministrar suas aulas de forma remota em plataformas online. Este trabalho tem o objetivo de investigar como os professores da cidade de Paulista/PB estão lidando com essa realidade e de que forma eles vêm adaptando suas metodologias.
Psicomotricidade infantil: a música como ferramenta promotora de desenvolvimento
Educação Infantil e MúsicaA Psicomotricidade é a ciência que estuda o ser humano por meio de seu corpo em movimento, em relação com seu mundo interno e externo. Por meio de pesquisa bibliográfica, investigou-se a relação entre Psicomotricidade e Música com o objetivo de identificar de que maneira a música pode promover o desenvolvimento psicomotor na infância. Constatou-se a existência de estudos, tanto na área da Psicologia quanto na Educação Física, que abordam o movimento corporal na infância que serviram como importante subsídio para este trabalho. A teoria proposta por Henri Wallon constitui um relevante marco teórico para a compreensão do desenvolvimento psicomotor, bem como para a utilização da música como ferramenta de estímulo a esse desenvolvimento.