Biblioteca
Filtrar os artigos
Escolakids
O Escolakids é o canal infantil de um dos maiores sites brasileiros de educação, o Brasil Escola. Seu objetivo é trazer o conteúdo educacional para estudantes do Ensino Fundamental. Além de seções com as disciplinas escolares, traz outras como Datas comemorativas, Jogos, Para pintar, Histórias.
Mais de 1.100 línguas indígenas desapareceram desde o descobrimento
Cidadania e ComportamentoO que significa avaliar alguém no ensino superior?
Venho colaborando há algumas semanas com artigos para esta revista de educação, mas até então não tinha tratado diretamente de experiências no interior da sala de aula. Quero, com este texto, por meio de uma experiência pessoal de docência em uma universidade pública, suscitar uma reflexão sobre as condições de muitas universidades no Brasil e problematizar o sentido de sua própria denominação como “universidade”.
Descobrimos o gene da linguagem?
Há pouco tempo, jornais andaram alardeando a descoberta do gene da linguagem. Num trabalho em equipe, linguístas e geneticistas publicaram, na revista americana Nature (respeitada publicação científica), a descoberta de um gene que estaria diretamente relacionado à linguagem.
Percursos desenvolvidos pelo Projeto Étnico-Racial da Universidade de Passo Fundo
Espaços Urbanos, Política Cultural e Política EducacionalO Projeto de Extensão Étnico-Racial desenvolvido na Universidade de Passo Fundo (UPF) manifesta uma ação de extensão em relação ao território de análise. O projeto desenvolvido tem como objetivo principal construir processos de viabilização da promoção e da proteção dos direitos de grupos étnico-raciais minoritários socialmente na comunidade de Passo Fundo/RS e região. O trabalho enquadra-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, já que busca mediar as diferentes culturas com vistas à inserção de diferentes grupos étnicos.
Jornal como recurso pedagógico
Em entrevista para o site EducaBrasil publicada em 8 de fevereiro de 2002, a historiadora Flávia Aidar aponta as vantagens de utilizar o jornal em sala de aula e dá algumas sugestões de como ele pode servir como recurso pedagógico. Em Língua Portuguesa, por exemplo, ela mostra que os professores “podem trabalhar com as imagens (fotojornalismo) escondendo a legenda e solicitar que os alunos legendem a imagem, deem um título ao texto ou, a partir do texto de uma notícia, criar uma manchete”.
O livreiro
É comum associar o perfil de quem gosta de ler a uma personalidade solitária, tímida ou mesmo desajustada socialmente. Está claro, porém, que essa é uma imagem preconceituosa, gerada por uma associação tola entre o recolhimento e a esquisitice. O site O Livreiro é uma boa demonstração de que o leitor é um ser social, que deseja partilhar sua leitura e sua experiência com outros leitores. O site se define como “uma rede social para quem gosta de livros” e funciona como um lugar de encontro entre pessoas que mantêm esse saudável hábito da leitura.
Educação a Distância cresce mais ainda entre os cursos superiores
Os resultados do Censo da Educação Superior de 2006 foram divulgados dia 19 de dezembro de 2007 pelo Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao MEC. A finalidade do Censo é fazer uma radiografia da Educação Superior brasileira, oferecendo aos gestores de políticas educacionais uma visão das tendências de um nível de ensino em processo de expansão e diversificação, a partir das informações recolhidas sobre cursos e instituições de educação superior.
Reflexões sobre a arte de contar histórias
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo, fundamentado em pesquisa bibliográfica e prática docente em sala de leitura da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, propõe algumas reflexões sobre a arte de contar histórias, levando em conta sua importância histórica e cultural. A despeito da desvalorização da narrativa oral, especialmente diante dos avanços científicos e tecnológicos que dominam a sociedade contemporânea, a palavra permanece como elemento primordial da condição humana. Este trabalho destaca a importância de contar histórias no contexto escolar como estratégia na mediação de leitura literária, contribuindo para a formação de leitores.