Biblioteca
Filtrar os artigos
Reflexões sobre a evolução social da criança
PsicologiaO presente trabalho visa apresentar reflexões sobre a evolução social da criança tomando por base as vertentes tradicionais e interacionistas de análise, destacando a sua importância tanto para a Psicologia como para a Pedagogia. Nossas reflexões se apresentam como tentativa de síntese dos pressupostos teóricos de importantes autores como Piaget, Vygotsky e Wallon para a compreensão da criança como sujeito de sua história, capaz de recriar seu processo de socialização e de interferir na realidade social, na medida em que interage com o meio, modificando-o e modificando-se.
Mudemos o sistema, não o clima
Ecologia e Meio AmbienteNão basta reduzir a destruição ambiental ou adaptar o meio ambiente ao mercado. A mudança climática exige uma mudança profunda do paradigma desta civilização para haver alguma perspectiva de sustentabilidade. É preciso inverter as prioridades.
Direito Internacional
Do livro O que é direito internacional, de José Monserrat Filho, SP: Brasiliense, 1986
As crianças e os desenhos animados
O que seria um desenho animado apropriado para as crianças? A provável resposta de grande parte de pais e educadores é que seja um desenho que estimule a imaginação, a criatividade, o conhecimento de diferentes linguagens e não seja violento.
Cristais Líquidos
Uma forma interessante de matéria é o estado líquido cristalino ou mesomórfico. Este estado, embora observado pela primeira vez há quase 100 anos, tornou-se objeto de intensa investigação. O estado líquido cristalino é o único da matéria que combina as propriedades dos estados sólido e líquido. No estado líquido cristalino existe um ordem molecular menor do que num sólido; contudo, maior do que num líquido comum. Os sólidos cristalinos têm os seus átomos organizados em uma rede espacial; esta organização macroscópica se propaga por distâncias de até milímetros, ou seja, podemos pegar um cristal nas mãos. Um líquido como a água, por exemplo, não tem essa ordem posicional, então as moléculas estão colocadas de forma aleatória no espaço. Um cristal líquido tem propriedades tanto de um sólido cristalino (uma certa ordem) como do líquido (a fluidez). Embora seu aspecto seja o de água, num microscópio podemos ver um certo grau de orientação. Compostos que podem formar cristais líquidos tendem a ter moléculas compridas e razoavelmente rígidas. Um exemplo de uma molécula deste tipo é o para-azoxianisol, ilustrado abaixo.
António Franco Alexandre
No início deste novembro de 2008, a crítica e ensaísta Rosa Martelo, da Universidade do Porto, apresentou na UFF a palestra Poesia, cidade e desfocagem, como parte das atividades do grupo de pesquisa “Poesia e Contemporaneidade”, coordenado por Celia Pedrosa e Ida Alves. Na ocasião, Rosa falou sobre duas obras do poeta António Franco Alexandre, Sem palavras nem coisas (1974) e Os objetos principais (1979).
Fundamentos dos Usos Educacionais do Office 2000
Nesta atividade temos um propósito: produzir relatórios de suas experiências e descobertas sobre fundamentos psicológicos e pedagógicos para o uso educacional do Microsoft Office2000.
Nunca diga sempre
No final de Novembro de 1974, em pleno inverno alemão, o cineasta Werner Herzog recebeu um telefonema. Um amigo que morava em Paris trazia uma notícia terrível. Lotte Eisner, crítica de cinema e responsável pelo impulso necessário ao primeiro longa de Herzog, Sinais de Vida (1969), estava morrendo. Herzog não pensou duas vezes. Pegou uma bússola, um casaco, um par de botas novas e uma sacola com alguns pertences e iniciou uma peregrinação que o levaria, a pé, de Munique até Paris entre os dias 23 de Novembro até 14 de Dezembro daquele ano.
Capacidade ou deficiência: o que olhar no aluno incluso?
Educação Especial e InclusivaO trabalho apresenta-se como forma de levar o professor a repensar sua prática em sala de aula, levando em conta o aluno como um ser bio-psico-social em formação e suas particularidades. É de extrema importância conhecer o funcionamento das bases cerebrais para que o aprendizado ocorra adequadamente, pois assim pode-se oferecer uma assistência efetiva a todos os alunos, principalmente aos que apresentam dificuldades em sua aprendizagem e/ou são inclusos. Enfatiza-se a importância de um ensino voltado para a necessidade de cada criança no processo ensino-aprendizagem e de conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento cerebral e os mecanismos que permeiam cada dificuldade. O ensino deve valorizar o conhecimento que a criança traz consigo, com atividades voltadas ao seu nível de desenvolvimento e prontidão, respeitando as suas limitações, estimulando as suas eficiências e ativando as áreas adequadas do cérebro para que as sinapses ocorram.
Você tem prazer no trabalho?
Fazer algo de que não se gosta é um desprazer. Responsabilidade, obrigação e a condição de trabalhador empregado forçam as pessoas ao desajuste interno quando exercem atividades que não as motivam. Tal desarmonia pode durar alguns meses, anos ou até a vida toda. Pode-se tolerar a questão e aprender a administrá-la de forma aparentemente eficaz. A aparência está na infelicidade encoberta e na falta de realização. Possuímos um grande potencial a ser explorado. Há bem mais em nós do que podemos supor. Contudo, é de nossa inteira decisão manter tal potencial atrofiado se não nos posicionarmos – especialmente em relação ao prazer necessário no trabalho.