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A pós-escravidão brasileira na era da globalização
Faz-se necessário impor um detido olhar para o mundo, em especial para o final do século XIX, em que fervilharam novidades, invenções e mudanças econômicas e tecnológicas, algumas inclusive que se proliferaram pelo ‘século do não’ (o século XX). Enquanto o Brasil se arrastava com um escravismo retrógrado, com a mão-de-obra obrigatoriamente submetida ao trabalho compulsório – prática absolutamente dissonante do que havia de evolução nas práticas capitalistas mundiais –, a dança do avesso/anverso evoluía em seus largos passos por aqui. A Lei das Ferrovias, de 1844, era o inicio dos reflexos dos novos tempos no mundo. Por aqui as locomotivas causaram verdadeiro impacto.
Os ativistas de Direitos Humanos e o racismo
Este artigo aborda as situações dos ativistas de Direitos Humanos na questão racial quando atribuídos à prática de racismo invertido e intolerância religiosa em razão do pertencimento étnico-racial. Inexistência em face do exercício do antirracialismo e do antirracismo no exercício da defesa de Direitos Humanos. O racismo é identificado quando não se reconhece a existência da escravidão moderna e da discriminação. Intolerância religiosa contra as religiões de matrizes africanas está relacionada à prática eurocêntrica. A desconstrução do racismo como princípio jurídico-filosófico se realiza a partir do reconhecimento do ciclo do racismo estamental.
Um estudo de caso nos anos finais do Ensino Fundamental: a aplicação de jogo no ensino de números inteiros
MatemáticaEste estudo surgiu da necessidade de superar as dificuldades dos alunos na compreensão de números inteiros. Objetiva-se analisar uma estratégia de aprendizagem dos números inteiros com o jogo Intege Bank para alunos do Ensino Fundamental. Adotando uma abordagem qualitativa e quantitativa com estudo de caso, desenvolvemos a implementação do jogo de cartas Intege Bank como método principal. Os resultados obtidos durante o jogo e análises de desempenho pré e pós-intervenção revelaram pontos significativamente positivos na aprendizagem com números inteiros.
Impactos da biotecnologia - clonagem animal
Saúde, Biologia e Biociências e Formação de ProfessoresVivemos em uma era sem precedentes na história da humanidade. Um mundo dominado pela tecnologia, desde as coisas mais simples até experimentos bastante complexos. Nesse novo cenário destaca-se a biotecnologia, um conjunto de conhecimentos técnicos e métodos de base científica ou prática que permite a utilização direta ou indireta de organismos ou parte deles no processo de produção de bens e serviços, nas áreas de saúde, produção de alimentos e meio ambiente, bem como a manipulação e transferência de genes entre organismos para obtenção de material industrial médico e farmacêutico. Neste texto abordamos uma das mais famosas biotecnologias que tem atraído a atenção da mídia e sociedade: a clonagem animal como biotecnologia de reprodução assistida. Apresentamos os fundamentos básicos e essenciais para o entendimento das técnicas que viabilizaram essa biotecnologia, seu histórico de desenvolvimento científico e um pouco do “estado da arte” sobre as aplicações da clonagem animal no Brasil e suas futuras implicações.
Ambientes virtuais de aprendizagem em tempos de pandemia: diferentes experiências
Vivências de Sala de AulaEste artigo teve como objetivo relatar a experiência de três professores que utilizaram ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) durante o ensino remoto emergencial na Educação Básica. Almeja-se uma reflexão sobre o uso de plataformas online, suas potencialidades e seus impactos na relação dos alunos com o ensino. Foram analisadas as plataformas Moodle e Google Classroom. Constatou-se que o uso de recursos como videochamadas contribuiu para a interação entre alunos e professores, permitindo uma comunicação mais eficaz entre eles, e que um dos fatores limitantes para a utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem foi o acesso à internet.
Saberes docentes: o laboratório de ciências como recurso mediador nas aulas experimentais de Química
Biologia e Biociências, Física, Química, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaO presente relato de experiência tem por objetivo abordar a revitalização de um laboratório de Ciências e a sua utilização como mediador na conciliação dos aspectos teóricos e práticos do conhecimento científico. Procura também enfatizar o desempenho e a possibilidade da inserção de aulas práticas de Química como recurso de aprendizagem. De maneira análoga, busca destacar a correlação entre a organização do ambiente laboratorial e seu impacto nas práticas pedagógicas e no processo de ensino envolvidos nas instâncias profissionais da formação inicial da prática docente.
Educação e saúde: identificação morfológica e a importância médica dos escorpiões para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental
Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaOs acidentes com animais peçonhentos apresentam importância médica por causarem risco de vida às pessoas. E, entre os animais peçonhentos, os escorpiões se destacam pela quantidade de acidentes que causam anualmente e por sua letalidade em determinados casos. Um fator que favorece a disseminação dos escorpiões é a sua capacidade de se adaptar a viver nos centros urbanos, acentuando assim os riscos de envenenamento de seres humanos. Objetivando ensinar as características morfológicas e como se prevenir de possíveis acidentes, o presente trabalho atuou junto a estudantes do 7º ano, ensinando aspectos biológicos e de importância médica desses animais.
Ensino de Ciências por investigações: uma sequência didática para o Ensino Fundamental I
Ecologia e Meio AmbientePromover uma proposta investigativa não é apenas fazer uma pergunta para que os alunos possam solucioná-la; é criar um ambiente investigativo nas aulas, levando os alunos a pesquisar, tocar, experimentar, usar, mexer, fazer, refazer e principalmente errar e tentar novamente. Essas habilidades procedimentais são desenvolvidas de forma gradual enquanto os alunos interagem com seus colegas, desenvolvendo também habilidades atitudinais; para a concretização de sua aprendizagem, o registro do processo é importante, desenvolvendo a habilidade conceitual. Este trabalho traz uma sequência didática tendo como tema a poluição das águas e como base teórica o ensino por investigações.
Arte afro-brasileira e a Lei nº 10.639/03: reflexões
História da Educação, Educação Artística e Política EducacionalA vivência de docente da disciplina de Arte nos traz uma indagação constante com relação à temática afro, tema recorrente no currículo escolar de todas as séries da Educação Básica. Temos como objetivo reportar ao conceito de arte afro-brasileira e refletir sobre a Lei nº 10.639/03. O assunto que norteou a pesquisa foi a necessidade de aprofundamento de estudos com essa temática. A Lei foi promulgada há quase duas décadas e as discussões acerca dela são ainda recentes e jamais se esgotarão. Leis e documentos que sistematizam a temática afro-brasileira foram citados numa perspectiva diacrônica e sincrônica. O método utilizado nesta pesquisa é documental, baseado em vasta bibliografia. Nas considerações finais destaca-se a importância de trabalhar com a temática em toda a Educação Básica. A pesquisa se deu em vasto levantamento de documentos e leis sobre a temática e possibilitou diversas reflexões.
Pressupostos pedagógicos da teoria walloniana: interfaces com a proposta pedagógica de um centro de Educação Infantil
Educação InfantilEste artigo tem como objetivo construir um paralelo analítico entre os pressupostos pedagógicos da teoria de Henri Wallon e a proposta de ensino e aprendizagem de um centro de Educação Infantil. Para isso, buscou-se analisar se os pressupostos pedagógicos contidos na teoria de Wallon se expressam no cotidiano de um centro de Educação Infantil em Acaraú/CE. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as professoras e a coordenadora pedagógica. Frente aos resultados da pesquisa, foi possível concluir que as pressuposições feitas por Wallon são válidas e estão presentes no dia a dia da instituição pesquisada.