Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Antropocentrismo e biosfera
Cidadania e Comportamento

A encíclica do Papa Francisco provoca a análise da relação entre o ser humano e a natureza e exige que se adote uma atitude ética, baseada em valores, em oposição a um capitalismo utilitário.

Reflexões sobre as tendências de ensino: contribuições para práticas pedagógicas no campo da Geografia
Geografia

A Educação e a Geografia são espaços de construção de saberes destinados ao desenvolvimento humano para a vida, para o mundo. Entre esses dois campos, há uma interseção, tanto no diz respeito ao nível de atenção à própria Educação quanto à importância do ensino da Ciência Geográfica para formação de um cidadão crítico e reflexivo. Desse modo, ainda que de forma inconsciente, os professores aderem sempre a um ciclo no processo de ensino-aprendizagem. Face a essas constatações iniciais, que elucidam a interface presente e por vez necessária da Educação com o campo da Geografia, procuramos aqui tecer algumas reflexões acerca das tendências de ensino, visto que se constituem como objetos das ações de educação que permeiam o ensino de Geografia, que correspondem às acepções de Educação elencadas no desenvolvimento das potencialidades dos indivíduos como sujeitos de transformação da realidade social, sendo integrantes dos direitos essenciais da pessoa humana.

Teatro e criação verbal como princípios educativos

Entre as tarefas urgentes colocadas hoje para a arte está o desafio de serem superadas as visões reducionistas e preconcebidas sobre o teatro, bem como a de conferir ao trabalho de teatro um estatuto à altura da importância da lei que tornou obrigatório o ensino de teatro nos diversos níveis da educação básica. Isso porque o caminho a ser percorrido a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96) estende-se para muito além do alcance da nossa vista, posta a necessidade de recuperar décadas de um "enorme descompasso entre a produção teórica [...] e o acesso dos professores a essa produção", conforme admitem os próprios autores do texto que fundamenta os Parâmetros Curriculares Nacionais da área Arte (MEC/SEF, 1996).

Uma proposta de utilização do lúdico para o ensino do componente curricular Banco de Dados
Computação e Tecnologias

Os(as) docentes de disciplinas técnicas de nível médio enfrentam o desafio da falta de motivação dos(as) discentes. Este artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica, com o objetivo de explorar o uso dos materiais lúdicos para melhorar o engajamento dos(as) estudantes na disciplina Banco de Dados, no IFPB - campus Catolé do Rocha. A proposta visa a utilização de materiais didáticos lúdicos e jogos educacionais como meios para melhorar o engajamento dos(as) discentes. Espera-se que o uso do lúdico aumente o interesse dos(as) estudantes pelo conteúdo da disciplina e torne a experiência de ensino-aprendizagem mais prazerosa.

A invasão dos caramujos

O fato até que daria um bom título de filme B: O ataque dos caramujos africanos. A sinopse também seria perfeita: seres hermafroditas que transmitem doenças, contaminam lavouras inteiras, legumes, verduras, o solo e a água, alimentam-se de plantas ornamentais, culturas de subsistência e até de seus próprios semelhantes. Mas infelizmente não se trata da versão nacional dos Gremlins, aqueles bichinhos que aterrorizavam a meninada nos anos 80. São os achatina fulica, mais conhecidos como caramujos africanos. E não tem nada de ficção.

A situação da escola

Autores como Rui Canário, Pierre Bourdieu, Dumerval Trigueiro, Paulo Freire, Ivan Illich, Dermeval Saviani, Luiz Antonio Cunha, Daniel Thin e Marcio Costa, em algum momento, criticam a educação da maneira como ela é ministrada hoje e questionam a instituição escolar, modelo que está em crise desde o início de sua organização, no século XIX. Essa crise, na verdade, reside no modo de pensar a escola, pois nessa nova configuração social ela é vista como uma nova ordem econômica, uma nova ordem política e uma nova ordem social, segundo Canário.

Contexto histórico da avaliação escolar
Avaliação e Formação de Professores

Os exames podem servir para estimular os alunos; ao mesmo tempo, o medo é um excelente fator para manter a atenção; por isso, é necessária uma reestruturação do sistema educacional nesse aspecto.

“Seu filho anda falando muito na aula”
Comunicação, Filosofia, Sociologia, Avaliação, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Este artigo tem como objetivo propor uma discussão teórica a respeito de determinadas tradições discursivas (TDs) que salientam disparidades socioculturais em ambiente escolar, mais especificamente na relação professor-aluno. Para tanto, parte de uma teorização acerca da maneira como determinadas expressões veiculam ideias preconcebidas em senso comum pouco interessante à construção do conhecimento colaborativo, na medida em que são legitimadas pela linguagem – aqui tratada como um fenômeno sociocultural que muito tem a dizer sobre as estruturas sociais não só da Escola, mas também de outros setores sociais.

Trocando experiências

Daniel Salvador e Esteban Moreno, professores associados da Fundação Cecierj e coordenadores, respectivamente, dos cursos de Extensão de Biologia e Química, estão a caminho dos Estados Unidos, apresentar trabalhos no 5º Simpósio Ibero-Americano de Educação, Cibernética e Informática, que se realizará de 29 de junho a 2 de julho em Orlando, Flórida. Além disso, visitarão o Centro de Tecnologia em Aprendizagem e Ensino, vinculado à Iowa State University.

Cursou

Que tal fazer vários cursos de curta duração gratuitos e, em alguns casos, conferindo certificado? Essa boa ajuda na forma de educação continuada é o que oferece o site Cursou. Nele, são oferecidos cursos preparados por especialistas e com foco determinado. O cursista não deve esperar uma graduação ou práticas de interação entre os alunos. No Cursou estão os elementos básicos para o ensino: vídeos, imagens, animações, textos...