Biblioteca
Filtrar os artigos
Geomundo
Atenção professores de geografia! Este site da vez é para vocês. O que não quer dizer que os assuntos abordados nos inúmeros artigos recolhidos e cuidadosamente editados no Geomundo não tenham interesse para os estudiosos de outras áreas.
Presidiário foi um dos mais bem colocados no Enem
Política EducacionalO professor na Bienal do Livro
A Bienal do Livro no Rio de Janeiro vai até o dia 20, no Riocentro. São dias de atividades voltadas à literatura, poesia, educação, música e outras áreas que atingem o público infantil, adolescente e adulto. A organização do evento incentiva a visita dos professores, que não precisam pagar a entrada, desde que comprovem sua condição de docentes. Para saber que documentos levar para ingressar gratuitamente na bienal, bem como outras informações, acesse este link.
Proust e a escrita: a página dos Campanários
O clássico assombro diante da folha, ou da tela, em branco não é exclusividade dos escritores diletantes. O não saber sobre o que escrever inquieta mesmo aqueles que têm a escrita por ofício. Talvez por isso, paralelamente ao desenvolvimento de suas obras, tantos escritores tenham se dedicado a pensar o ato da escrita. Entre os que teorizaram sobre a criação literária estão sobretudo os poetas. Charles Baudelaire, Paul Valéry, Paul Celan e João Cabral de Melo Neto são apenas alguns de uma vasta lista.
O diário de bordo na formação docente: um instrumento de reflexão diária, sobre a identidade do professor de História
História e Formação de ProfessoresEste artigo aborda o diário de bordo como elemento primordial no trabalho docente especialmente do professor de História, que, ao adotá-lo em sua prática escolar, contribui para sua própria formação critico-reflexiva, em (re)pensar a constituição de sua identidade profissional frente aos percalços e distintos percursos encontrados na lida educacional. Metodologicamente, a partir de pesquisa bibliográfica alicerçada em revisão teórica e diversificada de autores que discorrem sobre a temática, pode-se perceber a carga de significados, representações e intencionalidades atribuídas aos distintos sujeitos nas atividades diárias de ensino-aprendizagem.
A literatura no contexto tecnológico do século XXI
Língua Portuguesa e LiteraturaA literatura sofreu transformações significativas no início do século XXI, incluindo seus meios de produção e circulação. É importante discutir a influência da tecnologia na produção literária atual e o futuro do livro impresso.
Importância da participação dos pais
Formação de ProfessoresFeira de Ciências no Colégio Estadual Padre Madureira: a Química do dia a dia em cena
Dificilmente o aluno do Ensino Médio reconhece a importância do aprendizado da Química para que entenda os fenômenos cotidianos e para sua formação cidadã.
O Mundo depois do mensalão
Hegel escreveu: “é uma loucura moderna alterar um sistema ético corrupto, sua constituição e sua legislação, sem mudar a religião, fazer uma revolução sem reforma”.
Gêneros textuais e ensino de Língua Portuguesa
Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalO estudo dos gêneros pode ter consequências positivas nas aulas de Português, pois leva em conta seus usos e funções numa situação comunicativa. A resenha desse capítulo tem o objetivo de revelar metodologias de ensino da Língua Portuguesa voltadas a estudantes de licenciatura e para educadores e professores já formados, de modo que assim possam utilizar de maneira mais ampla a didática, de acordo com qualquer área na educação. Qualquer contexto social ou cultural que envolva a leitura ou a escrita é um evento de letramento, o que implica a existência de inúmeros gêneros textuais culturalmente determinados.