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O remédio e o veneno

“O antibiótico salva o homem, mas só o vinho o faz feliz”. Essa frase (atribuída a Alexander Fleming, inventor da penicilina) eu ouvi pela primeira vez da boca do meu amigo Edílson Pinto, escritor, cirurgião e professor da disciplina de oncologia na UFRN. Certamente há nela um traço fino de humor inglês, e, a despeito de ser verdadeira ou não (a depender do tipo de vinho que você bebe ou do antibiótico que te prescrevem), ela ensina algo interessante acerca da natureza do mundo. Algo que os gregos já sabiam.

O fracasso escolar e a importância da Orientação Educacional – um diálogo necessário
Formação de Professores, Instituição Escola, Política Cultural e Política Educacional

Este artigo visa abordar o fenômeno do fracasso escolar e a responsabilidade do orientador educacional frente a ele, a fim de destacar a importância do papel desse profissional no combate ao fracasso escolar. É uma pesquisa bibliográfica exploratória qualitativa, baseada na literatura atual sobre o tema.

Percepções do segundo professor de turma sobre o ensino remoto em tempos de pandemia: emergências percebidas
Educação Especial e Inclusiva

Os desafios emergentes da docência no contexto da Educação Especial com o ensino remoto têm se constituído em pauta recorrente para reflexões, por sua complexidade e especificidades. Este artigo objetiva analisar como os segundos professores de turma vêm estabelecendo o processo de mediação, interação e o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem com alunos da Educação Especial incluídos nas classes regulares em escolas do ensino fundamental e médio de abrangência da Coordenadoria Regional de Educação de Seara. Para a coleta de dados utilizamos um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado através do Google Forms, e a socialização das experiências em encontros de orientações e formação continuada.

educare.pt

O site educare.pt é, como a própria extensão indica, um site português que trata de educação. Por isso, algumas de suas seções tratam de assuntos específicos de lá, como a parte de eventos, legislação e concursos. Assim mesmo, é interessante dar uma olhada em tais partes e notar as diferenças e semelhanças entre o sistema educacional do Brasil e de Portugal e tirar, quem sabe, algumas ideias.

O ensino jurídico em perspectiva: um quadro das faculdades de Direito no ensino superior público fluminense

O presente artigo pretende abordar o desafio do ensino jurídico no Brasil, tendo por aporte o próprio quadro das faculdades de Direito como principal e senão primeira para a formação, com destaque para as instituições de ensino superior públicas do Estado do Rio de Janeiro. Discute-se, por isso, o quadro legal e a cultura jurídica estabelecida. Desse modo, atentar à necessidade de articular um Direito que não denote distanciamento formal da realidade social e possa se mostrar veiculando concepções acríticas dos fenômenos sociais à luz da sua dogmática.

Monografias Brasil Escola

Não é nenhuma surpresa se deparar com estudantes desesperados no último período da faculdade devido à bendita monografia. Tal situação, é claro, se estende ao período de conclusão do mestrado e do doutorado – neste último caso, porém, o estudante parece estar mais acostumado com o ritmo intenso da escrita; além disso, as experiências passadas dão-lhe a convicção de que não é o fim do mundo.

Biblioteca Virtual de Educação

Voltada para pesquisadores, estudiosos, professores, universitários, pós-graduandos e alunos de todas as séries escolares, a Biblioteca Virtual de Educação (BVE) é uma ferramenta de pesquisa de sites educacionais do Brasil e do exterior. É uma iniciativa do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, ligado ao Ministério da Educação.

O livro didático adotado pelo MEC: um olhar sob a ótica da Linguística

Segundo Suassuna et alii (2006, p. 227), “por um longo tempo, o ensino de Português centrou-se nas regras gramaticais que normatizam a variedade linguística padrão, apresentadas nas gramáticas tradicionais, como modelo do bom uso da língua”. Nessa perspectiva, o ensino de Língua Portuguesa no Brasil centrou-se em uma abordagem puramente normativa, que extinguia as variantes linguísticas informais da prática docente. Contudo, na década de 1980, eclodiu uma intensa divulgação de estudos da Linguística (estudos do Funcionalismo, da Linguística Textual, da Análise do Discurso, da Pragmática e da Sociolinguística). É nesse cenário que a língua passa a ser concebida como recurso de interação social (atividade social), o que ocasionou diversas alterações na metodologia de ensino, na estrutura e na organização dos livros didáticos.

A institucionalização do patrimônio histórico e cultural
Antropologia, Direito, Geografia, História, Sociologia, Educação Artística e Política Cultural

Este artigo tem como objetivo levantar uma reflexão acerca do desenvolvimento histórico dos processos que culminaram na consolidação da área do Patrimônio em suas vertentes históricas e culturais. Tal reflexão se mostra necessária na medida em que tal tema – o dos bens passíveis de patrimonialização – é constantemente abordado, sob diferentes prismas, nas aulas de História e de Geografia na educação básica. O objetivo então é o de ressaltar a importância de tal tema nas aulas de educação básica, procurando, através desta breve revisão histórica, colocar a historicidade da temática, de modo que os professores possam encontrar orientação e justificativa nas obras selecionadas como referências neste artigo. A partir da leitura crítica e comentada dos autores citados, concluímos que o campo do Patrimônio é um campo em permanente processo de construção e de disputa, que gravita entre o esforço de esquecimento e a exaltação da memória.