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A descoberta do mundo
O que eu quero contar é de um limite traçado por um rio pequeno e fraco que eu juntava com minhas duas pernas. Assim: um lado do rio, sanga, era onde eu moro. Pra ele, a perna direita. O outro lado da sanga era onde os outros moram. Pra ele, a esquerda.
Leibniz, os mundos possíveis e as mônadas
De acordo com Leibniz, são infinitos os mundos possíveis dentre os quais Deus escolhe o melhor para existir. Não só o mundo eleito como os demais têm restrições em cada uma das séries neles contidas.
A inclusão da arte nas atividades econômicas
Antropologia, Comunicação, Filosofia, História, Sociologia, Formação de Professores, Artes Plásticas, Cidadania e Comportamento, Educação Artística, Fotografia, Política Cultural e Política EducacionalBaseando-se no capítulo “O mercado de bens simbólicos”, incluído em A economia de trocas simbólicas, de Bourdieu, e no livro A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista, de Lipovetsky e Serroy, este ensaio analisa convergências e divergências sobre consumo cultural como realidade social, suas dinâmicas e evoluções a partir de classes sociais, seus determinantes e suas abrangências. Os determinantes em torno da estrutura do campo de produção cultural como realidade social estão atrelados à lógica do mercado, como “espaço de normatização sociocultural” e consagração da arte entre o ético, poético e o estético.
Ler para quê?
Desde que a pedagogia passou a se preocupar efetivamente com o aluno (e não apenas com o conteúdo da matéria e com a passagem de conhecimento, sem se importar com a qualidade desse conhecimento), existe uma questão incômoda nas salas de aula: o livro a ser escolhido para leitura.
Observando o céu: As constelações
A informação hoje nos bombardeia a todo momento, está por toda parte. Assim, se queremos descobrir algo sobre o céu ou o universo, a internet poderá nos ajudar muito.
E o cérebro se reinventa...
Língua Portuguesa e LiteraturaAo descobrir uma nova forma de trabalhar com alunos, causando surpresas e estranhamentos, o docente refaz seus caminhos em sala de aula e recupera a atenção das mentes curiosas.
A música "Passarinhos" como prática educativa para a sala de aula
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Sociologia, Avaliação, Música e Política EducacionalEsta proposta de trabalho tem a intenção de apresentar um conjunto de perguntas (e de possíveis respostas) a partir da canção Passarinhos. Inicialmente será apresentada a letra da música, que faz parte do álbum Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa, lançado em setembro de 2015. A seguir, serão relacionadas as questões que irão direcionar as atividades em sala de aula, destacando-se aspectos como questões ambientais e pedindo ações pessoais de alunos e alunas para alcançar melhores condições de vida para todos.
Overmundo
Querendo publicar sua crítica do último filme que viu ou do último livro que leu? Pensando em publicar seus contos e poesias, mas não sabe onde? Seu problema é divulgar o baile que você e seus amigos organizaram ou os serviços culturais que vocês oferecem? Então seus problemas talvez tenham acabado: você pode publicar tudo isso e muito mais no Overmundo, um site criado pelo antropólogo Hermano Vianna, pelo advogado José Marcelo Zacchi, pelo colunista da revista Trip Alexandre Youssef e pelo professor de Direito Ronaldo Lemos.
Como reconhecer e auxiliar crianças hiperativas na escola
Em minha experiência como professora, pude ajudar algumas crianças diagnosticadas como hiperativas, mas tenho percebido que nos últimos dois anos esse número vem aumentando muito, por isso decidi aprofundar minhas pesquisas sobre o assunto. Minha intenção não é fazer diagnósticos – apenas o médico está apto a isso. Mas é fundamental para nós, professores, saber quais atitudes caracterizam o comportamento hiperativo. Crianças que gostam de se expressar, que sempre estão em movimento, fazendo algo e parecem incapazes de ficar quietas muitas vezes estão apenas sendo... Crianças!
Mapas Conceituais na Educação
Quantas vezes na vida escolar - quer como aluno, quer como professor - você já não se viu diante da difícil tarefa de organizar um conteúdo? Várias, imagino. A resposta mais comum, nos tempos de escola, é decorar o conteúdo. O problema é que quem sabe de cor, geralmente não faz as pontes e interrelações necessárias com o conteúdo estudado. Apenas repete, não domina. Memoriza, não aprende.