Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
A intromissão da violência sobre a escola pública

A escola termina por ser enredada no mundo da rua naquilo que ele tem de mais perverso: são os padrões de ilegalidade, da violência privatizada, do mundo viril e guerreiro, da ‘autoridade’ exercidos na base da força física que envolvem a instituição. (Eloisa Guimarães)

Consumismo Infantil: que crianças temos e que crianças queremos?

Antes de nos preocuparmos com que planeta deixaremos para nossas crianças, que tal nos perguntarmos que crianças estamos deixando por aqui? Em breve elas serão as donas do mundo; que base terão para enfrentar todos os obstáculos?

Desafios para a Cidadania Mundial

Estamos vivendo uns anos que podem virar um marco para a história. Mas a possibilidade de ser um momento de ruptura e começo de novo processo é muito tênue. A crise em que a humanidade está mergulhada, com suas múltiplas facetas, tem claros traços destrutivos, com poucos sinais de algo novo. Estamos diante de um capitalismo levado ao extremo que nada tem a oferecer, a não ser a sua própria crise. Que o digam os donos do mundo reunidos mais uma vez em Davos, no Fórum Econômico Mundial. Muita lamentação sobre perdas financeiras, grandes como suas gigantes empresas, e pouco a comemorar. Trata-se de seleto grupo – os tais 1% como nos lembra o movimento do “Ocupemos Wall Street” - reunidos em um hotel de luxo, nas montanhas nevadas da Suiça, longe das aflições que eles mesmos provocaram para bilhões de seres humanos. Um consolo  entre pares, regado a champagne. 

Interfaces entre currículo, cultura e cinema

A partir dessa afirmação de Fourquin, observa-se uma das principais funções específicas da escola: ser transmissora de cultura ou de “elementos de cultura” (Candau, 2000).

Possibilidades de trabalho com a diversidade em sala de aula

As melhores ferramentas para prevenir o insucesso escolar e os melhores indicadores das boas práticas de ensino são o respeito e a valorização da diversidade. Uma escola não pode ser abrangente e inclusiva e, portanto, ser capaz de responder à diferença e à individualidade se toda a comunidade escolar não concorda com esses valores. A diversidade é um princípio fundamental, e não um incidente isolado a ser tratado de forma isolada e residual. A diversidade é um fato da vida. Uma escola sem diversidade seria uma instituição asséptica, artificial, desprovida da identidade que se dá pelo reconhecimento da diferença, a marca registrada de cada uma das pessoas que a compõem. E essas marcas são tão diversas quanto somos pessoas diferentes. Sem diversidade, sem reconhecimento e tratamento subsequente, a escola é órfã de um dos valores fundamentais na educação e formação das pessoas: a tolerância.

Tempo

Com o passar do tempo, achei que as coisas ficariam mais fáceis. Que toda a insegurança e medo iriam, finalmente, ter um fim. Que me sentiria mais confiante nas minhas escolhas e que a vida deixaria de ser um atemorizante ponto de interrogação, um só lado visível da Lua, um grande desafio, um terreno acidentado. Que as situações, de tanto se repetirem, se tornariam experiências já vividas e não trariam nenhuma novidade além daquilo que eu já conhecia. Fui envelhecendo achando que o tempo curaria minhas neuras. Que os livros que eu li dariam conta dos paradoxos e incoerências e que, em algum deles, estaria aquela resposta para aquela pergunta crucial que acabaria com minhas dúvidas. Tive a plena sensação de que, com o avanço da idade, os fantasmas diminuiriam, até que desapareceriam por completo e eu, vencedora de mim, teria num manual algo palpável, definível, objetivo que me levaria a encontrar a peça que falta no meu quebra-cabeça.

Promovendo ensino com investigação: aulas práticas de Ciências usando avaliações microscópicas do sêmen
Biologia e Biociências

O sêmen pode ser um ótimo material para aulas práticas de laboratório de Ciências, pois, além de estudar os aspectos práticos e fisiológicos dele, permite que outros temas como genética e educação sexual sejam discutidos em sala.

Encontro marcado

1) Criolo é paulista, trinta e tantos anos, de nome verdadeiro Kleber, rapper, compositor, educador, cantor. Autor de uma das músicas mais bonitas de 2011, a tocante Não existe amor em SP. Ainda como apresentação do nosso personagem, um trecho da canção:

Filosofia para crianças, jovens e adultos em Caxias, no Rio de Janeiro

Em Caxias a Filosofia en-caixa?! A escola pública aposta no pensamento! é o curioso nome dado ao projeto de extensão de filosofia com crianças, jovens e adultos no município de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo dessa iniciativa é redimensionar o papel da Filosofia na prática escolar e trazer novo sentido para seu ensino, dentro de um projeto político-pedagógico mais amplo, de uma escola interessada na formação de pessoas críticas, criativas e comprometidas com a transformação de si próprias e de sua realidade social. As influências passam por diversos nomes da Filosofia, como Foucault, Sócrates, Platão, Marx, Lipman, Paulo Freire e os teóricos de Frankfurt, entre outros.

Reflexões sobre aprendizagem ativa e significativa na cultura digital
Educação a Distância e Formação de Professores

No contexto da cultura digital, aprendizagem ativa, aprendizagem significativa, metodologia ativa são noções basilares das discussões sobre a melhoria do ensino-aprendizagem por meio da incorporação de tecnologias digitais emergentes. Partindo dessa proposição, Daniel Mill sugere uma reflexão sobre a educação na cultura digital baseada na discussão sobre a noção de aprendizagem significativa e dos termos aprendizagem ativa e metodologias ativas, associados às possibilidades pedagógicas das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).