Biblioteca
Filtrar os artigos
Pensando nos pais
Pai é anjo a serviço do céu na vida dos filhos, sem direito a descanso na missão; luta, noite e dia, orando, provendo, protegendo, depois fica de plantão incentivando, socorrendo carências, amando, perdoando; na correria, vai aonde você não vai, substitui ausências, deixa na sombra do exemplo a saudade do pai.
Rumo ao hexa
Tema: COPA DO MUNDO 2006
Sobre a chuva e o choro: apontamentos poético-científicos
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Física, Geologia, Química e Língua Portuguesa e LiteraturaO presente artigo tem como objetivo, por meio da construção poética, utilizar metáforas e estruturas poéticas para que haja desenvolvimento destacado do letramento e da divulgação científica. Para isso, o autor emprega as palavras de forma a provocar reflexões sobre o fenômeno do ciclo da água e seus processos físico-químicos, bem como suas alegorias e seus simbolismos, relacionando elementos como criação, criatividade, emoção e sentimentos.
Relembrando Nabuco na celebração de 1888
Pleno de celebrações (1808, 1888, 1958, 1968, 1988 da Constituição Cidadã de Ulysses Guimarães), o ano de 2008 enseja recordar uma tradição reformista radicada no emblema abolicionista.
Antes do jazz
Nossa mente dá significado àquilo que experimentamos. Essa é uma verdade que a gente aprende com o tempo. Minhas experiências com música começaram muito cedo porque um dos locais mais fascinantes da casa de meus pais em Mirassol era a sala de som. Um velho três-em-um Gradiente e um punhado de vinis causaram minhas primeiras e mais fundamentais impressões auditivas, abrindo uma maravilhosa janela no meu cérebro que até hoje não se fechou.
A superioridade do belo artístico sobre o belo natural em Hegel
A filosofia da arte de Hegel tem como um dos pressupostos a relação do homem com a natureza. Apesar de, inicialmente, tal relação ser algo externo, é através da modificação da natureza pelo homem que ele toma consciência de si. É nesse ato que fica impressa sua subjetividade. Ao modificar a natureza com fins artísticos, ela, que antes era algo estranho, exterior a ele, passa e lhe pertencer. Tais alterações são criações do sujeito, são tiradas de seu interior e colocadas no objeto; sendo assim, fazem parte dele. Ao ver essas modificações materializadas no objeto, é como se visse a si próprio refletido.
Triste fim de um jovem poeta
Mário de Sá-Carneiro
Jornal de Poesia
As férias vão começar e nada mais bacana do que dedicar um tempinho, no meio da diversidade de opções de diversão, para a leitura. Ler é uma aprendizagem: criar o hábito de ler é como não esquecer de escovar os dentes antes de dormir. E é tão bom, dá tanto prazer.
A importância da participação dos pais na educação escolar dos filhos
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaA participação dos pais na vida escolar dos filhos é fundamental para o sucesso deles na escola e na formação de seu caráter. E mostrar esse interesse motiva os alunos no dia a dia dos estudos.
Falando de poemas e poetas
Sem dúvida, seus alunos já leram ou ouviram poemas. Canções, cantigas de roda, parlendas, trava-línguas que fazem parte de suas brincadeira, as músicas que ouvem e cantam, ou repentes, quadras e cordel: tudo isso pode ser considerado poema.