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Capacitação em diversidade e inclusão para professores da Educação Básica
Formação de Professores

Esta pesquisa trata da capacitação em diversidade e inclusão LGBTQIA+ para docentes da Educação Básica, cujo problema central é a verificação de quais disciplinas são importantes para a criação de um curso para esse fim. Assim, visamos conceituar termos pertinentes, evidenciando a ocorrência de violência contra pessoas LGBTQIA+ e criando uma ementa de capacitação em diversidade e inclusão LGBTQIA+. Justifica-se a temática devido a necessidade de ensinar o respeito às diferenças já na Educação Básica. A metodologia escolhida foi a análise bibliográfica descritiva, comparando ementas de capacitações e assuntos relevantes à escola.

O lúdico no processo de aprendizagem na Educação Infantil
Educação Infantil

Esta pesquisa objetivou analisar a importância do lúdico na infância e compreender como que a escola aplica e reconhece a importância de jogos e brincadeiras no desenvolvimento social da criança. Para o estudo sobre o lúdico e o seu potencial no desenvolvimento da criança na infância, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, seguida de entrevista semiestruturada com uma diretora, uma professora, uma coordenadora pedagógica e uma mãe de aluno, da Creche-Escola Dona Zizi, no município de São Fidélis/RJ.

Problematizando a literatura que referencia o bullying nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Direito, Psicologia, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

O presente artigo originou-se em um trabalho de conclusão de curso; busca fazer um estudo bibliográfico sobre o bullying nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com sugestões de ações que deveriam ser tomadas por parte da escola como prevenção e acolhimento à possível vítima, evitando que o problema se agrave cada vez mais e fique mais difícil de ser resolvido. Diante disso, foram levados em conta autores que abordam cientificamente o bullying a fim problematizar um ponto de vista crítico. Também analisamos documentos legais e pesquisas no site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, na qual foi possível ter noção da dimensão com que a problemática é trabalhada no campo científico. Os autores caracterizam o bullying como um tipo de violência marcado pela repetição de agressões a determinado sujeito; trata-se de uma relação desigual de poder e dominação social contra a vítima. Isso pode gerar consequências drásticas e cruéis em todos os sujeitos envolvidos (vítima, autor e testemunhas).

Avaliação do nível de satisfação do uso de jogos eletrônicos em sala de aula: um estudo de caso utilizando o software Kahoot!
Avaliação

Com os avanços tecnológicos, é cada vez mais comum a utilização de jogos eletrônicos por docentes de diversas áreas, com o intuito de tornar a aula lúdica e em consonância com novas tendências e tecnologias. A pergunta é se realmente o ambiente virtual de aprendizagem é eficaz e eficiente para a utilização em sala de aula. Para propor um caminho de resposta a essa indagação, o presente artigo tem a finalidade de avaliar a utilização do software Kahoot! do ponto de vista de estudantes de Ensino Médio em uma situação específica de sala de aula. Esse aplicativo é amplamente utilizado nas instituições públicas de ensino e é de fundamental importância atestar sua qualidade para continuar o seu emprego. Como metodologia de trabalho, este estudo utilizou a pesquisa de campo, baseada em um questionário de dez perguntas. Como resultado, o jogo digital obteve avaliação satisfatória na concepção dos estudantes, que o qualificaram positivamente em vários aspectos investigados.

A gravidez na adolescência e a escola

Nem sempre os opostos se excluem. Não, não estamos falando da filosofia de Heráclito nem da dialética de Hegel, mas o fato é que quando pensamos na palavra “mãe” ou “pai”, o que naturalmente se contrapõe é o vocábulo “filho”. São funções opostas, apesar de não serem excludentes, já que uma pessoa pode ser “pai” ou “mãe” e “filho” ao mesmo tempo. Mas, convenhamos, um adulto cujos pais são vivos, ao ter um filho, passa a ser menos filho do que antes, pois seu papel principal agora passa a ser o de pai.

Ampliando discussões sobre variedade linguística sob a ótica das paisagens linguísticas: o que a cidade de Goiânia/GO ensina sobre esse tema?
Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política Educacional

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Iniciação Científica e às ações afirmativas. O objetivo é identificar as novas paisagens linguísticas de Goiânia/GO, refletindo a respeito da diversidade linguística e da atitude linguística em relação às línguas percebidas na cidade. Para isso, a pesquisa utilizou abordagens quantitativas e qualitativas, com questionários aplicados no Instituto Federal de Goiás e registros fotográficos das paisagens linguísticas. Apresentamos os dados analisados numa perspectiva de desconstrução do mito do monolinguismo.

"O Brasil não é para principiantes" (Tom Jobim)

A Revolução Industrial de 1760 surgira com o advento do capitalismo industrial, expandindo o desenvolvimento material e a destruição maior, mais acelerada da natureza. O colapso das economias asiáticas, o fenômeno da globalização do comércio, a redução dos comerciantes de bens e dos intermediários, o sucesso da nova tecnologia extrativa têm se multiplicado de maneira assustadora. O novidadeiro capital natural, fruto de uma melhor ambiencia do homem com a mãe natureza, permitiu que se mudassem os conceitos sobre a vida humana. Tudo agora passou a depender da economia da civilização. Descobriu-se então, o alerta: o meio ambiente estava ficando adoentado.

Brasil: como criar as condições para a “Grande Transição”?

Há alguns anos foi constituído um grupo de trabalho internacional – “The great transition initiative: visions and pathways for a hopeful future” (www.GTInitiativee.org) – para pensar propostas e práticas de transição para uma civilização planetária enraizada na solidariedade, na sustentabilidade e no bem-estar humano. Tratava-se de definir como, em cada situação, desencadear processos, aqui e agora, que gestem a necessária transformação dos impasses a que nos levou o desenvolvimento capitalista industrial, produtivista e consumista, gerador de exclusões e desigualdades sociais eticamente inaceitáveis e, ao mesmo tempo, da destruição ambiental que ameaça todas as formas de vida e a integridade do planeta Terra. Como definir e criar as condições para isso no Brasil, hoje uma das festejadas potências emergentes?

Quatro olhares sobre o Projeto Maré Postal
Educação Artística

Um projeto ligado às Artes, desenvolvido por uma ONG da Paraíba, vem apresentando resultados relevantes para as escolas envolvidas e traz mudanças de comportamento de estudantes matriculados na Educação Básica, motivando sua participação nos encontros e cerimônias de entrega de prêmios.

Colégio Pedro II: escola de líderes

Criado em dezembro de 1837, para formar a elite do Império e servir de padrão para as outras escolas do país, o Colégio Pedro II segue, até hoje, como um dos centros de excelência entre as escolas de ensino médio do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Nas palavras de seu diretor, o colégio tem que ser o "paradigma da escola pública de massa e qualidade".