Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Reflexões sobre os desafios na Educação do Campo: o caso da Escola Municipal Tancredo Neves, em Confresa/MT
História da Educação e Política Educacional

A luta e resistência da Educação do Campo só será efetiva quando tiver como base uma educação de qualidade, que atenda as especificidades e necessidades dos sujeitos do campo, principalmente para garantir o direito de estudar na localidade onde os estudantes vivem, fortalecendo assim sua permanência no campo. Este estudo teve como objetivo refletir sobre a realidade, desafios e perspectivas da Escola Rural Municipal Tancredo Neves, localizada no Projeto de Assentamento Fartura, município de Confresa/MT.

A Capoeira Angola como resgate cultural de uma comunidade quilombola

A bióloga e mestre em Ciência Ambiental Ananda Bermudes Coutinho passou sua adolescência e parte da juventude no Rio de Janeiro, onde aprendeu a Capoeira Angola com mestre do Grupo Capoeira Volta ao Mundo, Cláudio Chaminé. Aos 29 anos, passou em um concurso público e mudou-se para Vitória, no Espírito Santo. Lá chegando, constatou que não havia Capoeira Angola como a que praticava no Rio. Resolveu começar um movimento por conta própria. Mas não foi nada simples. Logo de início, alguns capoeiras locais torceram a cara: quem era aquela menina de classe média, branca, vinda de fora, que queria começar um movimento de capoeira? Mas ela não se intimidou: deu uma banda nesses preconceitos e começou a dar suas aulas para um ou dois alunos. Depois de dois anos, tinha seu grupo formado, composto em sua maioria por estudantes de classe média. Foi quando percebeu que sua missão não podia parar por aí.

Contribuições da monitoria de Biologia na formação dos alunos monitores em uma escola pública de Fortaleza/CE
Biologia e Biociências, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O ensino de Ciências alcança a alfabetização científica ao integrar teoria e prática; um exemplo dessa união é a monitoria acadêmica. O projeto de monitoria foi implementado na escola-campo e apresenta crescente demanda de interessados. Esta pesquisa analisa as contribuições da monitoria de Biologia na formação dos estudantes do Ensino Médio. Percebeu-se que as atividades de investigação e experimentação potencializaram a alfabetização científica e o rendimento acadêmico da maioria. Os monitores consideraram o projeto importante para a carreira científica e apresentaram mudanças em suas perspectivas sociais e profissionais.

Educação a distância no Brasil

Não basta a simples existência de ideias transformadoras para que o mundo se transforme. É necessário, como se sabe, que as ideias conquistem um grande número de seguidores dispostos a colocá-las em prática, mesmo correndo riscos, o que só acontecerá se eles se convencerem, mesmo de modo algo intuitivo, de que essas ideias vão na mesma direção, tornam mais clara ou organizam a luta que já travam por seus interesses, necessidades ou aspirações coletivas. Depois, será preciso ainda que estejamos diante de condições sociais e históricas que favoreçam, ou não impossibilitem, a mudança pretendida e que, além disso, convivam com a resistência, sempre feroz, dos que se opõem à transformação (TRINDADE, J. 2002, p.18).

Educação Matemática: a transposição do Ensino Fundamental para o Médio dos estudantes do campo
Matemática

O presente artigo tem por objetivo analisar a trajetória dos estudantes do Ensino Médio do IFMG – Câmpus São João Evangelista em Matemática. Definiu-se como participantes os estudantes provenientes das zonas rurais regularmente matriculados no 2º ano do Ensino Médio Técnico que colaboraram ao responder ao questionário fornecendo os dados necessários à análise de suas trajetórias, a partir de suas percepções a respeito da Educação Matemática e sua transposição do Ensino Fundamental para o Médio. Os resultados sugerem que houve queda no desempenho e na aprendizagem de conceitos matemáticos na transposição para o Ensino Médio.

Trabalho colaborativo e acessibilidade: a labuta dos profissionais da educação de surdos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Este artigo configura-se como um relato de experiência acerca do trabalho desenvolvido com estudantes surdos da rede pública nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Para isso, objetivamos apresentar experiências exitosas do trabalho colaborativo na educação de surdos, tanto na perspectiva bilíngue quanto inclusiva. A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa. Os resultados demonstram que um trabalho realizado com a participação de todos tem efeitos significativos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes surdos e que esse tipo de trabalho demanda ações efetivas de todos os atores na unidade escolar.

Técnico e significativo: sobre metodologias ativas, seus benefícios e sua inserção no Ensino Técnico
Formação de Professores, História da Educação e Instituição Escola

Este artigo tem como pilar central uma reflexão, com base teórico-bibliográfica, sobre aprendizagem significativa e as metodologias ativas, as quais foram confrontadas com vivências de ensino técnico, que frequentemente é lembrado por seus alunos egressos pela frase “os professores sabem, mas não sabem ensinar”. Tendo em vista indícios de fragilidade didática no ensino técnico e a investigação das possibilidades de uso das metodologias ativas em contexto de ensino-aprendizagem, parte-se da questão: como o ensino técnico pode melhorar no campo da didática com o uso desses métodos?

Contexto histórico da educação brasileira
História e História da Educação

A educação brasileira, nos últimos anos, passou por profundas transformações. Este trabalho visa conhecer e analisar diferentes momentos da história, identificando suas características, com base em pesquisa bibliográfica. É importante conhecer a História da Educação, desde que ela nos instigue a conservar o que há de bom e corrigir o que há de errado, sendo necessário garantir uma educação de qualidade e oportunidades iguais a todos.

Inclusão escolar da criança e do adolescente com TEA: uma revisão sistemática de literatura de 2015 a 2021
Educação Especial e Inclusiva

As atuais políticas de Educação Especial são projetadas para garantir acesso, permanência, participação e oferta de um ensino de qualidade a alunos com deficiência, dentre os quais estão inclusos aqueles com transtorno do espectro autista (TEA). Nesse contexto, o presente estudo objetivou analisar o estado da arte da Educação de pessoas com TEA. A partir de artigos científicos produzidos no Brasil e indexados à base de dados da SciELO entre 2015 e 2021, o estudo revelou que a inclusão de alunos com TEA enfrenta diferentes barreiras que impedem sua efetivação e que se mantém presente a visão médica atrelada às pessoas com TEA, considerando-as como coadjuvantes de sua própria realidade.

O uso do Winplot como software educativo no ensino da função quadrática
Avaliação e Vivências de Sala de Aula

O Winplot é um software que se apresenta como excelente ferramenta computacional cuja principal função é plotar gráficos. Além disso, permite trabalhar os gráficos de forma dinâmica. A investigação foi concebida metodologicamente, conforme pressupostos de uma pesquisa bibliográfica, com abordagens qualitativas, destacando o objetivo de apresentar as principais contribuições e os desafios do software Winplot no ensino da função quadrática. A pesquisa teve interlocuções com autores como Sousa, Lins e Abreu, Valentim e Oliveira e Pereira. O estudo mostrou que o uso do Winplot possibilita aprendizagens para discentes e docentes.