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Hábitos alimentares de alunos de uma escola pública no Município de Volta Redonda
Formação de ProfessoresOs adolescentes, por estarem em fase de mudanças, na alimentação, no crescimento e nos comportamentos, estão mais sujeitos a adquirir e perpetuar hábitos alimentares incorretos; ficam mais suscetíveis e vulneráveis ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e aterosclerose.
Desatenção do aluno ou desestímulo docente? A visão do gestor sobre o rendimento escolar
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste estudo visa revelar e discutir como as implicações do desinteresse pela aprendizagem dos educandos afeta direta e/ou indiretamente sua aprendizagem, bem como as consequências desse desestimulo em meio educacional, especificamente entre as relações estabelecidas entre professor e alunos. Busca argumentar sobre pressuposições assertivas que conferem às entrelinhas dos resultados do Ideb divulgados pelo Inep, em 2007. A metodologia adotada foi a quali-quantitativa, tendo como aspecto prático a pesquisa de campo. O estudo infere a necessidade de ampliar a discussão acerca do desinteresse discente e a investigação de práticas pedagógicas que se apresentem contraproducentes.
As cartas reutilizadas pela mestra Chiquinha Leite em Três Barras/MG como fonte para o estudo do tropeirismo
História da EducaçãoFrancisca Leite Teixeira colocou sua escola no povoado de Três Barras/MG entre 1884 a 1901. De família de negociantes/tropeiros diamantinenses, reutilizou cartas de seus protetores e conhecidos para que seus alunos aprendessem as lições escolares. As cartas/exercícios sobreviveram ao tempo no Arquivo do Iphan do Serro/MG. Apresentamos algumas cartas, pertencentes ao comerciante Joaquim Casemiro Lages, demonstrando suas sociabilidades do século XIX no Norte de Minas ligadas ao mercado de tropas de Diamantina/MG. O resultado é um panorama das sociabilidades da mestra Chiquinha Leite e de Casemiro Lages e um perfil do tropeirismo mineiro.
O Brasil do século XIX através do samba-enredo: levantamento inicial de possibilidades ligadas ao ensino culturalmente relevante
História, Música e Outras Mais EspecíficasDada a importância das práticas culturalmente relevantes para o ensino, propõe-se a utilização e valorização de aspectos e produtos da cultura nacional e local para tais atividades. Neste estudo são elencados 65 sambas-enredo, produtos culturais genuinamente nacionais e ligados diretamente ao carnaval capazes de percorrer a História do Brasil do século XIX, com o intuito de servir como fonte de pesquisa primária para professores interessados na adoção de práticas culturalmente relevantes em sala de aula.
Teorema de Bayes: uma visão interdisciplinar na escola básica
Astronomia, Matemática, Geografia, História e Vivências de Sala de AulaEste trabalho destaca a relevância do ensino interdisciplinar na prática docente, com base em pesquisas realizadas pela autora durante a elaboração de sua dissertação de mestrado no Profmat. O recorte apresentado aplica o Teorema de Bayes a um problema contextualizado na Astronomia, abordando conteúdos do currículo da Educação Básica. O objetivo é promover um ensino mais significativo, estimulando uma abordagem interativa entre diferentes áreas do conhecimento, além de despertar a curiosidade e a motivação dos estudantes da Educação Básica.
Léxico, Lexicografia e a tradução em Libras: aspectos linguísticos da língua e seus diferentes meios de registros
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política EducacionalEsta pesquisa explora a importância da ampliação/renovação lexical na compreensão do conceito de léxico, especialmente em línguas gestuais-visuais como a Libras. Destacam-se a relevância da Lexicografia e a necessidade de registros de sinais em dicionários e glossários, considerando regionalismos e mudanças na língua. Reconhece-se a dinâmica da língua sujeita a neologismos, ressignificações e empréstimos linguísticos. A pesquisa não busca criar tipologias, mas refletir acerca da expansão do léxico em contextos educacionais e de aquisição de conhecimento em Libras, enfocando a tradução na modalidade visual/gestual/espacial.
Democracia escolar e o papel da gestão na escola do século XXI
Instituição Escola e Política EducacionalAs pesquisas realizadas para desenvolver este trabalho consistiram principalmente na busca bibliográfica nos principais periódicos educacionais do país. A utilização dessas fontes e a forma como esta pesquisa foi conduzida se devem ao número de artigos publicados e à relevância deles frente aos temas, como administração/gestão escolar, democracia escolar, associações de pais e mestres (APM), dentre tantos outros. Tal fato corrobora o propósito deste estudo, que foi encontrar elementos de convergência entre ideias diversas e pontos de vista distintos no que tange à gestão democrática no sistema educacional público do Brasil na atualidade.
O papel do intérprete de Libras no processo de ensino-aprendizagem do(a) aluno(a) surdo(a)
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresO intérprete de Libras tem participação muito importante no espaço educacional, como mediador da relação entre professor e aluno surdo. O intérprete deve ser imparcial, ser confiável e manter sigilo, sempre prezando pela fidelidade ao que foi dito ou escrito pelo professor em sala de aula.
Metodologias ativas na Educação Técnica Profissionalizante: relato da formação continuada com professores do IFMT - Câmpus Confresa
Formação de ProfessoresO presente texto tem o objetivo de descrever uma formação continuada sobre metodologias ativas na Educação Técnica Profissionalizante (ETP). Trata-se de um estudo qualitativo, que relata a experiência didática ocorrida em fevereiro de 2020 durante a realização da Semana Pedagógica do IFMT - Câmpus Confresa, região nordeste de Mato Grosso. O momento formativo contou com 31 professores da instituição. Foram duas as metodologias ativas vivenciadas: estudo de caso de ensino e rotação por estações. Com a realização do estudo, é possível afirmar que essa formação continuada possibilitou mostrar na prática que metodologias centradas nos estudantes são capazes de envolvê-los nos estudos, facilitar a aprendizagem pelo fato de aprender coletivamente e dinamizar as aulas, o que foi considerado viável pelos professores participantes dessa formação para a ETP.