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O desafio de educar na diversidade
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho apresenta um relato de experiência de dois casos de crianças com necessidades educacionais especiais matriculadas em uma escola regular da rede pública e discute as potencialidades do trabalho pedagógico, identificando as dificuldades enfrentadas pelos educadores no sistema de ensino público. Este relato de experiência faz observação participante, utilizando a busca bibliográfica como facilitadora das discussões. Observou-se que algumas escolas já trabalhavam com Educação Inclusiva, com uma pedagogia que vai além das escolas, pois parte do pressuposto de que a educação deriva de um trabalho constante e que formar professores e alunos é um trabalho de ampliação da ação pedagógica. Como resposta ao estudo, percebe-se que a realidade escolar às vezes limita espaços de atuação que só poderão ser ultrapassados com muito esforço dos profissionais. Portanto, são relevantes professores preparados e engajados, que acreditem nas propostas de inclusão para todos e que, mesmo com poucos recursos, pensem atividades abrangentes para serem realizadas e adaptadas à escola.

Ensino remoto no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, em Ibipeba/BA, em tempos de pandemia: percepções e desafios dos discentes
Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho objetiva entender a percepção e os principais desafios encontrados pelo corpo discente em relação ao ensino remoto emergencial no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, na cidade de Ibipeba/BA. A metodologia utilizada foi a observação direta extensiva com questionário estruturado aplicado aos alunos do Ensino Médio, tendo como amostra alunos que tinham acesso à internet e estavam inseridos nos grupos de WhatsApp do colégio. Dos resultados encontrados, pode-se observar que 20,3% dos alunos não realizaram nenhum tipo de atividade remota; 25,7% realizaram todas as atividades e 54% realizaram parcialmente.

A EJA e seu ensino na Educação Básica: primeiras aproximações
História da Educação e Política Educacional

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) alcança uma parcela significativa da população brasileira que não teve acesso ao direito básico constitucional de frequentar a escola no tempo previsto, entre os 4 e os 17 anos, conforme aponta a LDBEN (nº 9.394/1996). Diante desse desafio de resgatar um compromisso histórico da sociedade brasileira e contribuir para igualdade de oportunidades, inclusão e justiça social, fundamenta-se sua construção nas exigências legais definidas pela Constituição Federal de 1988, é que se deseja discorrer acerca da função da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na história da Educação básica brasileira. Para a realização desse estudo, contou-se com uma pesquisa que se caracteriza pela natureza de abordagem qualitativa, tendo como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica. Assim, o presente artigo apresenta brevemente algumas considerações acerca da temática a partir de estudos oriundos da literatura. Percebe-se que, historicamente, a modalidade EJA foi tratada como política de governo, e não política pública, gerando sucessivas ações e programas que fracassaram. Diante desse contexto, a EJA tem como objetivo tentar corrigir algumas questões sociais como exclusão e exploração, pois oferece novas possibilidades a esses estudantes que, por meio dela, têm novo acesso à Educação formal.

Sala de aula invertida no ensino remoto emergencial em Educação de Jovens e Adultos
Vivências de Sala de Aula

Este relato de experiência abrange a avaliação da aprendizagem de estudantes do módulo final do curso na modalidade EJA do Colégio Estadual Polivalente de Amaralina, de Salvador/BA. Durante o ano de 2021, observamos o uso de sala de aula invertida em aplicação na disciplina de Química, por meio do ensino remoto emergencial. Foram utilizadas as ferramentas Google para a aplicação do critério de avaliação específico da EJA para alta, média e baixa aprendizagem. Concluímos que o método é viável para ser implementado como agente transformador do ensino tradicional.

A arte sequencial

Arte sequencial é um termo cunhado por Will Eisner em seu livro Comics and Sequencial Art e se refere à modalidade artística que usa o encadeamento de imagens em sequência para contar uma história ou transmitir uma informação graficamente. O melhor exemplo de arte sequencial são as histórias em quadrinhos – HQs, que são composições impressas de desenhos e textos utilizando balões de diálogo, especificamente em revistas em quadrinhos e nas tirinhas de jornais.

Exposição excessiva às telas digitais e suas consequências para o desenvolvimento infantil
Educação Infantil

Este artigo se dedica ao estudo do uso das telas digitais por crianças de zero a três anos de idade, verificando quais as percepções dos pais e professores no que diz respeito à apropriação das tecnologias pelos infantes. Para isso, a pesquisa adotou como aporte teórico uma perspectiva histórica da infância com estudo de teorias sobre o desenvolvimento infantil, a fim de compreender qual o uso adequado dos recursos digitais para a faixa etária indicada. A pesquisa de campo se baseou na coleta de dados qualitativos junto a pais e professores de duas escolas do município de Janaúba/MG, uma da rede privada e outra da rede pública de ensino.

Trabalhando com recursos lúdicos no Ensino Médio: produzindo vídeos educativos para o ensino de Física

As tecnologias hoje em dia assumem importância tão grande em nossas vidas que é difícil para a maioria das pessoas ver-se vivendo sem elas.

Utilização de jogo didático no processo de ensino-aprendizagem em ciências: vivência no 6º ano do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho teve como objetivo analisar a importância do jogo didático na construção dos conhecimentos científicos no Ensino de Ciências, no 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola de Cametá/PA. Para a obtenção dos dados, realizaram-se pesquisas bibliográficas, aula teórica, aula com jogo didático e questionários com os alunos antes e depois da aplicação do jogo e uma entrevista com a professora de Ciências. As análises dos dados obtidos revelaram que os jogos didáticos são um importante instrumento de aprendizagem que auxiliam no entendimento de alguns conceitos complexos que a disciplina de Ciências impõe.

Educação e conectividade: utilização de tecnologias nas práticas de ensino em uma escola pública
Computação e Tecnologias, Instituição Escola e Política Educacional

O objetivo desta proposta científica é identificar os principais desafios e possibilidades do uso de tecnologias digitais da informação e comunicação na prática docente em uma escola da rede pública municipal de São Mateus do Maranhão/MA. A pesquisa tem intuito descritivo de caráter transversal, qualitativo e observacional pela utilização de trabalhos de renomados autores e materiais já publicados acerca da temática. A metodologia do estudo configura-se como um estudo de caso e a conclusão do estudo apresentou-se por meio de resultados obtidos durante o período da coleta de dados.