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O desafio de conviver com a diferença: um estudo sobre o multiculturalismo e a escola pública na tríplice fronteira amazônica
Vivências de Sala de Aula

O artigo apresenta resultados da pesquisa O Desafio de Conviver com a Diferença: um Estudo sobre o Multiculturalismo na Escola Pública, em Tabatinga/AM, partindo da premissa de que a sociedade é construída na heterogeneidade de identidades culturais e que o espaço educativo é campo experimental do multiculturalismo. A cidade está na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru; buscamos identificar dinâmicas que constituem a instituição educacional e responder se as metodologias empregadas valorizam as culturas. Nesse caminho se salienta a necessidade de uma educação dialógica como ferramenta de inclusão social e multicultural.

Uma nova preocupação com a água que bebemos

Este artigo foi elaborado de forma colaborativa; trata dos contaminantes emergentes na água. Esse tema foi alvo de estudo e discussão em um curso para professores da rede pública, oferecido pela equipe de Química da Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. Os cursistas tiveram o desafio de produzir o artigo utilizando fontes bibliográficas citadas ao final.

Estudo do movimento uniforme subsidiado pela plataforma Desmos: uma proposta pedagógica
Física e Matemática

Os aplicativos de celular são parte do cotidiano dos seres humanos na contemporaneidade. Desse domínio não escapam a escola nem os processos de ensino-aprendizagem das mais diversas disciplinas. Em um ambiente no qual a tecnologia tudo alcança e em tudo penetra, este trabalho apresenta, discute e propõe duas atividades envolvendo o ensino de Movimento Uniforme no Desmos. As atividades elaboradas privilegiaram a elaboração de um ambiente investigativo no qual os estudantes podem fazer elaborações mentais e conceituar elementos do Movimento Uniforme com o apoio de um aplicativo de celular, sempre articulando os saberes de Física aos saberes de Matemática envolvidos. As atividades aqui propostas podem auxiliar professores do Ensino Médio a considerar o uso pedagógico de smartphones e a elaboração de aulas integradas entre disciplinas.

O funcionamento dos ecossistemas: a natureza é macunaímica

Em 1992, escrevi um artigo com o título Macunaíma contra a Rainha Vermelha. Nele comparava o mundo mostrado nos livros Alice no País das Maravilhas e Alice através do espelho, do inglês Lewis Carroll, com o mundo mostrado no livro Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, do brasileiro Mário de Andrade. O trabalho foi enviado para uma revista brasileira de divulgação científica, pois um dos seus muitos editores tinha gostado do trabalho. Essa revista, como é norma em qualquer revista científica séria, enviou o trabalho para ser avaliado por um cientista de renome e posteriormente para um segundo cientista.

Sequência didática do gênero conto: uma análise sobre o processo avaliativo
Avaliação, Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

O presente artigo expõe de maneira significativa o procedimento de sequência didática do gênero conto como instrumento de análise do processo avaliativo. Para seu desenvolvimento foi realizada a aplicação da SD em duas escolas da rede pública de Macapá/AP com alunos do 8º ano e professores titulares de Língua Portuguesa, com o objetivo de analisar a avaliação da aplicabilidade da SD. A metodologia da pesquisa partiu dos referenciais de diversos autores para estudo das teorias de Linguística Textual, gêneros textuais e seu uso em sala de aula.

Relato de experiência: da gestão autoritária à gestão participativa
Instituição Escola

Este relato tem como problematização o efeito da prática da democracia no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho busca o conteúdo latente da realidade, com o objetivo de mostrar que no exercício da cidadania e na prática democrática pode haver a possibilidade da construção e da evolução permanente de uma gestão frente a sua equipe, isso explícito no projeto político-pedagógico. Descreve ainda como se dão o comportamento e a participação da comunidade escolar em conselhos nos quais o processo se torna fortalecido pela democracia e participação da comunidade. Apresenta a apropriação e a distorção do conceito de gestão democrática realizado por políticas educacionais, relatando as vivências em que a gestão não democratiza seu trabalho.

Envelhecimento ativo e formação profissional em Educação Física: experiências em Sobral/CE
Saúde

A formação do profissional de Educação Física historicamente é associada à saúde, independentemente de qual seja a visão de saúde. Tal associação vem ocorrendo a despeito dos diferentes tipos de formação no Ensino Superior, da regulamentação da profissão e das mudanças epidemiológicas que tem acompanhado. O objetivo foi analisar o processo formativo dos profissionais de Educação Física e suas experiências com grupos de envelhecimento ativo. Foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 20 profissionais atuantes em Sobral/CE.

Relato de experiência: proposta didática de ensino de Física com alternância de metodologias em uma classe de Educação Infantil
Educação Infantil

Este estudo traz um relato de experiência realizado com crianças da Educação Infantil em uma creche no município de Duque de Caxias. As atividades elaboradas se alinham com a proposta de ensino investigativo e foram realizadas em espaços formais (sala de aula e demais ambientes da creche) e espaços não formais (visita exploratória ao Museu da Vida, da Fiocruz). O projeto desenvolvido tem interfaces com o ensino da Física – experiência com cores e sons.

Rio foi maior cidade escravista da história

Em termos absolutos e relativos, segundo o professor Luiz Carlos Soares, a cidade do Rio de Janeiro, no período imperial, foi a metrópole com a maior população escrava da história, mesmo quando comparada com Roma no auge do Império. A afirmação foi feita durante a palestra A cidade do Rio de Janeiro no século XIX: capital do Brasil e metrópole imperial, última do ciclo Rio, Capital Imperial, na Casa de Rui Barbosa, no dia 11 de julho.