Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação
Limpar filtros
Impactos da pandemia: compreensões de docentes de uma escola pública de São Carlos/SP
Avaliação e Vivências de Sala de Aula

Os impactos da pandemia de covid-19 no ensino brasileiro foram significativos, acarretando desafios e prejuízos substanciais. Esta pesquisa investigou as percepções de docentes dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em São Carlos/SP sobre as dificuldades no período pós-pandemia e descreveu as estratégias adotadas para superá-las. Utilizando abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis docentes, cujas análises resultaram em três categorias, destacando os desafios enfrentados e as medidas adotadas para superá-los, incluindo aspectos socioemocionais, socioeconômicos e dificuldades na alfabetização.

Proposta de ensino de conjunções com o uso da metodologia ativa aprendizagem baseada em problemas
Avaliação, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O presente artigo avalia a metodologia ativa aprendizagem baseada em problemas (ABP), investigando se ela contribui para a superação das dificuldades de aprendizagem de conjunções em comparação aos métodos tradicionais, apesar de a ABP não ser muito utilizada na área de Língua Portuguesa. A pesquisa, de abordagem qualitativa, aplica a ABP em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Goiânia/GO. O estudo fundamenta-se na perspectiva funcionalista da linguagem e no ensino de gramática proposto por Neves, sob o viés da língua como instrumento de interação social.

Gamificação como estratégia de leitura e cálculos matemáticos: possibilidades e desafios nas escolas do campo
Avaliação e Vivências de Sala de Aula

Este artigo explora a gamificação como estratégia pedagógica inovadora para promover a leitura e o desenvolvimento de habilidades matemáticas nas escolas do campo. A pesquisa revela que a gamificação pode ampliar o engajamento dos alunos, tornando o aprendizado mais lúdico e interativo. Desafios como a formação docente e a necessidade de adaptação às realidades locais são aspectos críticos a serem enfrentados. A implementação eficaz da gamificação demanda esforço conjunto entre educadores, gestores e comunidades, além de apoio das políticas educacionais, para alcançar uma aprendizagem significativa e contextualizada.

Práticas avaliativas com animações infantis: relato de experiência no Ensino Fundamental
Ecologia e Meio Ambiente e Avaliação

Este trabalho investiga a aplicação de questões baseadas em animações infantis em avaliações de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola da Zona Sul do Rio de Janeiro. A pesquisa enfoca práticas avaliativas contextualizadas como estratégia para aumentar o engajamento e aprimorar a aprendizagem. A metodologia incluiu a seleção criteriosa de animações adequadas ao currículo, a formulação de questões que relacionam os conteúdos às temáticas das animações e a análise dos resultados obtidos. Os resultados preliminares indicam maior interesse dos estudantes pelos temas abordados e mais participação nas atividades.

O debate como metodologia pedagógica para desenvolvimento do aprendizado
Direito, Filosofia, Avaliação, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Esta pesquisa analisou o uso do debate como metodologia ativa de ensino na disciplina Docência em Ensino Superior, do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult/UFMA). A atividade baseou-se na estratégia Debate Inteligente, em que alunos assumiram o papel de docentes e conduziram discussões sobre ética e direitos dos animais. O tema favoreceu a argumentação, a análise crítica e o diálogo coletivo. Os resultados evidenciaram que o debate promoveu engajamento discente, desenvolveu competências de reflexão e aprimorou a capacidade argumentativa, mostrando-se eficaz para o aprendizado e a formação de futuros docentes.

Percepção de professores de escolas públicas de um município de Sergipe sobre o ensino remoto durante a pandemia da covid-19
Comunicação, Avaliação, Educação a Distância, Educação Infantil e Formação de Professores

A pandemia da covid-19 causou mudanças na sociedade brasileira, principalmente para o sistema educacional, que se adequou às novas metodologias de ensino virtual/remoto. O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção de professores de escolas públicas estaduais de Simão Dias/SE quanto às dificuldades e consequências enfrentadas por professores e alunos durante o ensino remoto emergencial. Trata-se de uma pesquisa observacional em que participaram 42 docentes. Identificou-se que instituições de ensino precisam adequar-se à nova era digital e que políticas públicas sejam voltadas para o combate à desigualdade social.

Metodologias ativas e o uso de ferramentas digitais no ensino: reflexões pedagógicas da aprendizagem
Avaliação e Instituição Escola

Considerando que, atualmente, as pessoas permanecem constantemente conectadas ao mundo digital, esta pesquisa tem como objetivo investigar a importância do uso de metodologias ativas e ferramentas digitais no ensino, seja ele presencial ou a distância, bem como analisar as múltiplas possibilidades pedagógicas que promovem a inovação educacional e a autonomia estudantil. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica, considerando os referenciais teóricos que possibilitam novas interpretações e ressignificações da necessária mediação docente.

Histórias em quadrinhos como instrumento avaliativo no ensino-aprendizagem dos descritores de Matemática da Matriz de Referência do Saepe
Matemática, Avaliação e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho objetiva a produção de histórias em quadrinhos (HQ) sobre descritores de Matemática da Matriz de Referência do Saepe como instrumento avaliativo. A prática pedagógica foi realizada em turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Caruaru/PE. Os estudantes, organizados em grupos de até cinco, foram orientados pela professora de Matemática da turma e por quatro residentes do Programa Residência Pedagógica na elaboração das HQ. A atividade promoveu maior engajamento, interação e familiaridade com ferramentas digitais, evidenciando a importância de diversificar os instrumentos avaliativos nas práticas docentes.

Formação humana integral, na perspectiva da educação politécnica no âmbito da Educação Profissional na Rede Federal de Ensino
Ecologia e Meio Ambiente, Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Avaliação, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa da dissertação de mestrado intitulada “Difusão do conceito de politecnia para os educadores atuantes no câmpus avançado do IFFluminense em São João da Barra”. Por meio de revisão bibliográfica, buscamos compreender a dualidade histórica presente na Educação Profissional, discutindo conceitos, contradições e disputas, bem como debates acerca de uma perspectiva de formação que rompe com o paradigma de preparação de mão de obra qualificada aos interesses capitalistas de produção, rumo a uma formação humana integral.

Desvendando o núcleo: perspectivas e desafios a respeito da elaboração e aplicação de um jogo de tabuleiro online
Avaliação, Educação a Distância e Formação de Professores

Durante a pandemia da covid-19, professores tiveram que se adaptar ao ensino remoto. Diante disso, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) elaboraram um jogo de tabuleiro online colaborativo a respeito do núcleo celular para alunos do Ensino Médio. Após a aplicação do jogo, 177 participantes responderam a um formulário avaliativo. Nas respostas, prevalecem aspectos socioafetivos, como a interação com colegas e monitores. A maior parte dos estudantes (95%) considerou o jogo interessante, divertido e colaborativo para a fixação de conteúdo.