Biblioteca
Filtrar os artigos
A influência das avaliações externas na rede pública estadual de Goiás: um olhar para o modelo de Ensino Médio em período integral
AvaliaçãoEste texto refere-se às avaliações externas nos centros de educação em período integral (CEPI) da rede estadual de educação em Goiás. Realizou-se a análise da influência de duas avaliações aplicadas pelo Governo Federal no Ensino Médio em uma escola que oferece a modalidade de ensino em tempo integral. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica de autores que contextualizam as avaliações externas, além da consulta a documentos normativos do trabalho escolar. Parte significativa do trabalho realizado no CEPI converge para contemplar os objetivos das avaliações externas problematizadas.
A importância do computador como recurso pedagógico para crianças com paralisia cerebral
Computação e Tecnologias, Psicologia, Avaliação, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste estudo faz levantamento bibliográfico para a compreensão do uso pedagógico do computador no processo de ensino-aprendizagem de crianças com paralisia cerebral. Assim, investigamos a tecnologia assistiva como recurso e técnica facilitadora do desenvolvimento dessas crianças, destacando a importância de trabalhar com jogos tecnológicos como ferramentas de ensino-aprendizagem. Os autores que contribuíram para a discussão foram: Manzini, Baierle, Alves e Matsukura, Oliveira e Bogatschov e Galvão Filho. Observamos que, por meio do jogo, estimula-se a capacidade de aprendizagem, auxiliando no processo de inclusão da criança na sociedade.
Reprovações no 3º ano do ciclo: investigando possíveis causas
Avaliação e Vivências de Sala de AulaEste texto traz resultados de um TCC de Pedagogia UNIRIO/Cederj, cujo objetivo é analisar os fatores que levam à existência de um quantitativo grande de crianças que chegam ao 3º ano sem o domínio da leitura e da escrita. Metodologicamente, foi orientado por revisão bibliográfica e pela aplicação de questionários a um grupo de professoras. Concluiu-se que a avaliação e o currículo, bem como os recursos disponíveis, a quantidade de alunos em sala e a formação docente são fatores que podem contribuir para tal problemática. A educação não pode ser um processo homogêneo, mas de valorização de todo o desenvolvimento do aluno.
Dificuldades de aprendizagem de alunos do Ensino Médio de uma escola pública mato-grossense durante a pandemia
AvaliaçãoA pandemia causada pelo coronavírus desencadeou um novo panorama educacional, com aulas remotas e muitos desafios. Este estudo analisou as principais dificuldades em Biologia enfrentadas por alunos do Ensino Médio da Escola Estadual 29 de Julho, em Confresa/MT. Foi uma pesquisa de campo realizada em 2021 que utilizou doze perguntas fechadas e duas abertas, com 52 alunos do Ensino Médio. O ensino remoto trouxe desafios para os alunos como dificuldade de atenção, ausência das aplicações práticas dos conteúdos de Biologia, ausência da figura do professor e da organização de momentos de estudos.
Automedicação: análise do conhecimento de alunos de um colégio do Rio de Janeiro/RJ
Avaliação, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaNo Brasil, um estudo realizado em 2018 mostrou que 79% da população são adeptos da automedicação devido a dificuldades de acesso a serviços de saúde e à falta de recursos econômicos. O objetivo do estudo foi analisar os conhecimentos que têm alunos de um colégio público em Volta Redonda/RJ sobre automedicação. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo transversal com 141 participantes e aplicação de questionário. De maneira geral, os alunos relataram que fazem uso de medicamentos sem prescrição médica influenciados principalmente por pai/mãe; os sintomas mais frequentes são dor de cabeça e resfriado/gripe.
A avaliação da aprendizagem em Ciências da Natureza no ensino remoto: a percepção dos professores do 4º ano do Ensino Fundamental
AvaliaçãoDiante do objetivo de analisar como os professores do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Boa Vista/RR estão avaliando a aprendizagem dos alunos em Ciências da Natureza durante o ensino remoto, este estudo se desenvolveu com pesquisa de campo e bibliográfica cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado no Google Forms, direcionado a professores de três turmas do 4º ano do Ensino Fundamental do turno matutino. A revisão de literatura permitiu contextualizar a avaliação no ensino de Ciências da Natureza, enquanto a análise dos dados propiciou identificar as estratégias avaliativas adotadas pelos professores.
Desigualdade de acesso escolar e avaliação de políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau: desafios e avanços
Avaliação, Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalO presente estudo trata da avaliação de aprendizagem escolar e políticas públicas educacionais da Guiné-Bissau. A situação do ensino desse país africano está frágil em diferentes setores, o que vem acontecendo pela incapacidade de sucessivos governos de gerenciar e criar políticas públicas da educação que promovam o desenvolvimento de ensino-aprendizagem de qualidade. O país tem enfrentado crises políticas provocadas pela guerra civil de 1998 e tentativas de golpes de Estado nos últimos anos. Por isso, a retomada da normalidade é fundamental para os atores políticos e sociais que tenham uma filosofia política comum da construção nacional.
Reflexões sobre a utilização de recursos pedagógicos no ensino de Embriologia no estágio supervisionado
Biologia e Biociências, Avaliação, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste trabalho relata a experiência vivenciada na aplicação de uma sequência didática de Embriologia, realizada na disciplina de Estágio Supervisionado, durante a graduação. O principal objetivo desta pesquisa é possibilitar a compreensão de conceitos e processos embrionários com o uso de recursos pedagógicos. As atividades foram desenvolvidas com 19 alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio, em uma escola pública, localizada no município de Tucuruí/PA. A metodologia ocorreu por meio do jogo denominado Trilha Embriológica e a confecção de modelos didáticos sobre as fases embrionárias.
A avaliação como um processo de diálogo, compreensão e melhora
AvaliaçãoO presente texto visa entender como se dão os processos avaliativos. O objetivo é mostrar como o processo é realizado e suas nuances. O debate sobre avaliação é complexo e necessário à educação; contudo, da forma como ela se propõe e se organiza atualmente, existem diversos problemas. O modelo tradicional de avaliação deturpa diversos conceitos educacionais, dificultando a construção de uma escola aberta, horizontal e inclusiva. Para muitos pais, professores e para os próprios alunos, a avaliação é o resultado de sua capacidade e de sua falta ou desperdício de esforço. Em caso de fracasso, é o aluno quem irá arcar com as consequências.
As concepções de linguagem e seu impacto na prática docente do Ensino de Ciências
Avaliação e Formação de ProfessoresEste artigo apresenta uma revisão bibliográfica acerca das concepções de linguagem e seu impacto na prática docente do ensino de Ciências. Todas as ações humanas são baseadas em concepções e isso não é diferente quando se fala sobre o ensino de Ciências. O modo como a língua é tratada nas aulas pode estar diretamente ligado à concepção de linguagem que norteia, consciente ou inconscientemente, a atividade dos professores. O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica com o objetivo de investigar a língua adotada pelos professores e o seu impacto na prática de sala de aula.