Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação
Limpar filtros
Proposta avaliativa em tempos de ensino híbrido na educação pós-pandêmica: um relato de experiência
Avaliação, Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho se insere no âmbito do período de retorno gradual da quarentena gerada pela pandemia provocada pelo novo coronavírus. Nesse período, estratégias adotadas pelo ensino remoto foram mantidas e readequadas a uma nova realidade educacional de ensino híbrido. Concebemos a noção de ensino híbrido como elemento que reúne combinação, multiplicidade, mistura e mescla de espaços, tempos, atividades, avaliações e metodologias. Sustentados por esses preceitos, temos como objetivo analisar propostas de atividades avaliativas desenvolvidas no componente curricular de Língua Portuguesa em turmas de 7º ano.

Ensino domiciliar e o desafio dos antissociais
Avaliação, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Minha criança virou pré-adolescente e a antiga escola não lhe coube mais. Precisávamos de outra; descobrimos com o tempo o que parecia impensável: nenhuma escola iria nos atender. Respeitando o interesse de nossa própria filha, montamos, com a ajuda de uma família que se juntou a nós, o nosso próprio sistema de ensino domiciliar para o Ensino Médio. Optamos por contratar diversos professores, um para cada disciplina, e eles fizeram um trabalho incrível. Vale lembrar que o ED é realidade há décadas em vários países que nos despertam profunda inveja em seus indicadores educacionais. O projeto que autoriza o homeschooling está tramitando no Legislativo.

Análise de atividades experimentais voltadas ao ensino de Termoquímica propostas pelos livros didáticos
Avaliação

Este estudo almeja coletar informações sobre o uso de práticas experimentais envolvendo a Termoquímica em modelos diferentes apresentados pelos livros didáticos de Química do PNLDEM-2018. Na pesquisa, objetivou-se verificar semelhanças e disparidades nos resultados coletados após a execução das práticas. Também foi proposto verificar a construção de conhecimentos científicos pelo alunado. Assim, por meio de ferramentas da pesquisa qualitativa, nosso trabalho utilizou questionário estruturado, aplicando antes e depois da execução da prática experimental com 98 estudantes de 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de Santa Catarina.

Os estilos de aprendizagem a partir do N-ILS de docentes e discentes do Ensino Médio de uma escola em Timóteo/MG
Avaliação, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O presente artigo objetiva reconhecer e analisar os estilos de aprendizagem de estudantes e professores do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Timóteo/MG. Para identificar e analisar, utilizou-se o questionário N-ILS (New Index of Learning Styles – Novo Índice de Estilos de Aprendizagem), desenvolvido por Vieira Junior. As análises e os dados apresentados podem contribuir positivamente para as reflexões sobre como andam o ensino por parte dos docentes e a aprendizagem dos discentes. O texto sugere a investigação e a pesquisa para pensar em métodos para adquirir melhores resultados nos processos de ensino-aprendizagem.

A qualidade de vida no trabalho do professor: uma revisão da literatura necessária ao processo de formação continuada do profissional da Educação
Avaliação, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O presente estudo tem como finalidade principal analisar, a partir de uma revisão de literatura, a qualidade de vida no trabalho do professor e suas implicações no processo de formação continuada. Como percurso metodológico usamos a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Esta revisão permitiu identificar os fatores que determinam a qualidade de vida objetiva ou subjetiva dos professores. No entanto, a escassez de estudos sobre o tema e a fragilidade dos inquéritos longitudinais permitiram apresentar algumas recomendações de investigação, como a observação de correlações entre a qualidade de vida dos professores e dos alunos e pesquisas transdisciplinares no ambiente escolar.

Encontro entre Steiner, Freinet, Freire... e nós!
Avaliação, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Em um fantástico encontro, Steiner, Freinet e Freire discutem alguns aspectos da Educação que eles consideram importantes para suas teorias. Eles apresentam algumas questões, como fazer o saber ser algo que encanta, que deve estar fora da escola, sem rígidas disciplinas, com corpo, voz e ideias, percebendo a materialidade, a beleza e os sentimentos, com passeios e expressões de cultura. Ao mesmo tempo, analisam o desenvolvimento da criança, a experimentação e representações mentais. Paulo Freire fala dos diferentes saberes, prega o fim da discriminação e define que educar é um ato de amor.

A música "Passarinhos" como prática educativa para a sala de aula
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Sociologia, Avaliação, Música e Política Educacional

Esta proposta de trabalho tem a intenção de apresentar um conjunto de perguntas (e de possíveis respostas) a partir da canção Passarinhos. Inicialmente será apresentada a letra da música, que faz parte do álbum Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa, lançado em setembro de 2015. A seguir, serão relacionadas as questões que irão direcionar as atividades em sala de aula, destacando-se aspectos como questões ambientais e pedindo ações pessoais de alunos e alunas para alcançar melhores condições de vida para todos.

Os desafios e as dificuldades encontradas na disciplina de Geografia na E. M. Antonio José de Lima, em Morro do Chapéu/PI
Geografia, Avaliação, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e Comportamento

O ensino de Geografia tem sido marcado por intensos debates no processo de aprendizagem, no entanto vale ressaltar que uma das principais dificuldades é a falta de recursos suficientes para trabalhar a Geografia no Ensino Fundamental, assim como a metodologia voltada às novas tecnologias e a qualificação do profissional para atuar na disciplina. Aqui, o objetivo é compreender os desafios e as dificuldades encontrados no processo de ensino-aprendizagem, buscando analisar as modificações necessárias, identificando quais ferramentas tecnológicas são utilizadas nessas aulas e a percepção do professor.

A experiência de professores de Matemática na 1ª série do Ensino Médio com a avaliação no ensino remoto
Matemática e Avaliação

Este artigo analisa as experiências dos professores de Matemática da 1ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Lobo D'Almada, em Boa Vista/RR, com a avaliação da sua aprendizagem durante o ensino remoto. Como parte do referencial teórico, contextualizou-se sobre o processo avaliativo na disciplina de Matemática no Ensino Médio na perspectiva do ensino remoto e desenvolveu-se uma pesquisa de campo bibliográfica, com abordagem qualitativa e do tipo descritiva, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário do formulário Google direcionado a dois professores de Matemática.

SME em Diálogo — Avaliação para a aprendizagem, por Cipriano Carlos Luckesi
Avaliação

A avaliação é tema recorrente e desafiador nas práticas de ensino desenvolvidas pelos professores. Dessa forma, esta breve resenha crítica tem por objetivo apresentar os pontos-chave de uma palestra proferida pelo professor Cipriano Carlos Luckesi em evento voltado para a formação de professores da rede pública de São Paulo/SP. Procuramos aqui elencar os elementos essenciais da apresentação, relacionando-os aos fatores que constituem as práticas docentes, mais especificamente acerca do potencial da avaliação no ensino.