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Arte e criatividade: um olhar sobre a importância das aulas de Arte nos anos finais do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Política EducacionalDentro do contexto neoliberal, percebe-se que a criatividade não se apresenta como conteúdo relevante nos anos finais do Ensino Fundamental. Assim, o contato com a criatividade, por meio das aulas de Artes Visuais, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, pode ser uma saída possível para propiciar um espaço de desenvolvimento dos alunos consoante à prática educativa pensada. O uso dessa característica humana na formação continuada do docente deve ser um hábito cotidiano, pois o leva a adequar-se à nova realidade. Dessa maneira, a pesquisa proposta, por meio de coleta e análise de dados qualitativos, bibliográficos, reflexivos e críticos, busca compreender as bases teóricas da atuação metodológica do docente em Artes Visuais.
Relações de gênero no contexto histórico social, educacional e artístico
História da Educação e Artes PlásticasNeste artigo, buscamos a abordagem de referências históricas sobre as conquistas femininas no contexto histórico e social brasileiro. Argumentamos também sobre a falta de visibilidade que rodeia o universo feminino e a representatividade da mulher como musa nas obras de arte. Destacamos as habilidades das mulheres artistas e a forma como elas repassavam suas concepções e suas vivências em suas obras. Em seguida tratamos a importância das abordagens de gênero na escola, os direcionamentos que podem auxiliar o professor em sua prática pedagógica, bem como o uso da cultura visual como método para ser usado nas aulas.
A ilustração em duas obras da literatura infantil e juvenil produzida por Neusa Jordem Possatti
Artes Plásticas, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais EspecíficasA ilustração tem papel de grande importância na constituição do livro de literatura infantil e juvenil. A construção de sentido na relação entre o visual e o verbal é imprescindível para a formação de leitores críticos. Por isso, é fundamental que haja diálogo entre o ilustrador e o escritor. Nosso interesse em realizar esta pesquisa se deu por dois motivos. O primeiro foi trabalhar com literatura infantil e juvenil de autoria feminina, e o segundo foi eleger obras que enfatizassem o protagonismo do feminino. As obras eleitas para elaboração deste artigo foram Ciça e Ciça e a Rainha, de Neusa Jordem Possatti.
Um estudo da intencionalidade matemática nas obras de Mondrian: a História e a Arte, interdisciplinaridade e analogias
Matemática, História e Artes PlásticasEste artigo faz um levantamento bibliográfico a respeito das fases das obras do pintor Piet Mondrian. Contextualizando historicamente aspectos da sua vida e das vanguardas cubista e neoplasticista, investigam-se as influências do pensamento teosófico, abstrato e geométrico. No cubismo, já é notório o processo de planificação em suas obras, diferencial do trabalho desenvolvido pelo artista, por intermédio da composição, da distribuição dos elementos visuais e da simplificação em linhas verticais e horizontais. Transitando para o neoplasticismo, prossegue na exploração de fatores matemáticos, na perspectiva abstrata; o abandono de linhas curvas, diagonais, ângulos obtusos gerou impacto e perda de profundidade espacial.
Do desenho de criança à ilustração do livro infantil
Educação Infantil, Artes Plásticas e Educação ArtísticaA proposta deste artigo é estabelecer relações entre as gêneses do desenho feito por crianças e da ilustração feita para crianças, partindo de um esquema descritivo da morfologia e do processo criativo do desenho infantil e, através deste referencial teórico, tentar expor uma análise de aspectos estéticos de cada um desses tipos de imagem. O trabalho descreve as etapas da maturação e aspectos morfológicos da mudança da linguagem visual (ícone gráfico) pela linguagem verbal escrita (símbolo gráfico); aponta afinidades ontológicas e relações cíclicas de influência entre o desenho infantil e a ilustração de livros infantis; e estabelece relações poéticas sublinhando a importância da memória no processo criativo das duas formas de expressão gráfica.
O componente curricular Arte nos livros didáticos do novo Ensino Médio: uma análise da abordagem nos livros de Linguagens, códigos e suas tecnologias
Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas, Educação Artística, Outras Mais Específicas e Política EducacionalO presente artigo objetiva apresentar informações sobre como as obras do PNLD 2021 abordam o conteúdo disciplinar Arte na área de Linguagens, códigos e suas tecnologias, sendo analisadas três das obras disponíveis para a escolha dos docentes e levando em consideração a interdisciplinaridade e as propostas da BNCC para o novo Ensino Médio. A proposta atual para os livros didáticos por área difere muito dos livros das disciplinas individuais utilizados anteriormente; no entanto, o componente Arte é abordado nas obras em constante interação com as outras disciplinas da área de linguagens, exigindo dedicação para adaptação ao novo modelo.
O uso do cinema no ensino
Matemática, Antropologia, Arqueologia, Comunicação, Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Cidadania e ComportamentoO presente artigo tem como objetivo geral mostrar o impacto do uso de mídias digitais e audiovisuais com ênfase no uso do cinema no processo de ensino-aprendizagem, sobretudo na disciplina de História. Como forma de alcançar o objetivo estabelecido, o trabalho tem como desdobramentos objetivos específicos: conceituar e contextualizar temas inerentes ao desta pesquisa, identificar a aplicabilidade do cinema para o ensino da História em sala de aula, estabelecendo modelos e ao mesmo tempo tratando os pontos principais que podem contribuir na aplicação das orientações. Visa também salientar o impacto no enfoque dos PCN no planejamento didático com o uso de audiovisual para o filme escolhido, a eficácia do ensino de História usando curtas-metragens.
Viajando em Drummond: uma proposta de leitura para o poema “Viagem em família”
Filosofia, História, Psicologia, Artes Plásticas, Educação Artística, Fotografia e Língua Portuguesa e LiteraturaEste ensaio tem por finalidade tecer uma proposta de análise crítica do poema “Viagem na família”, de Carlos Drummond de Andrade, publicado em A Família que me dei. Sugerimos ideias para as imagens representadas pelo poeta a partir de proponentes críticos da lírica moderna e, mais especificamente, da poesia drummondiana. Dessa forma, elaboramos uma leitura em que se sobressaem aspectos da relação entre história e poesia, memória e família e poesia e ontologia como pontos imprescindíveis para a compreensão da poética de Drummond no contexto da poesia brasileira moderna.
Conexão exultante, efêmera e pictórica essência
Antropologia, Psicologia, Artes Plásticas e Língua Portuguesa e LiteraturaEm cinco movimentos/poemas, trata a vida, as perdas, as novidades, o Ser, os sabores, a música e tantos elementos presentes na vida de cada um e de todos. As incongruências do dia a dia, a amizade e o continuar vivo estão também aqui, de formas especiais.
“Não sei desenhar”: um ensaio sobre o bloqueio criativo em aulas de Artes Visuais
Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e Artes PlásticasEste trabalho visa refletir sobre o processo criativo de alunos do CAp-UFRJ, de modo que se constatem os caminhos que geram os conflitos e bloqueios da criação no contexto de ensino-aprendizagem de Educação Artística. Para tanto, recorre-se a considerações relativas à desmistificação de paradigmas acerca da beleza e acerto pautados na necessidade de recorrer a uma reprodução mimética da realidade. Estima-se, com a elaboração de uma análise procedente de um quadro percebido durante o período de realização de estágio obrigatório, tecer argumentos críticos para a maneira como a questão da afetividade e construções de sentidos singulares emergem de experiências no contexto escolar.