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Repensando a educação quilombola para a superação das desigualdades raciais
Avaliação, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política EducacionalÉ preciso utilizar a obrigatoriedade da valorização da cultura e da história afro-brasileira, advinda da Lei nº 10.639/03, para redefinir as características da educação das comunidades quilombolas, a fim de superar as desigualdades sociais e acabar com o mito de que o Brasil vive uma democracia racial.
Resenha do filme moçambicano “Virgem Margarida”
Antropologia, Direito, História, Psicologia, Sociologia, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento, Cinema, Teatro e TV, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política EducacionalUma película moçambicana mostra o tênue limite entre a valorização da mulher que é trazida pelos ventos do socialismo que venceu a guerra contra o colonialismo e as aptidões autoritárias de uma falsa moralidade dos costumes, muito próxima dos padrões pequeno-burgueses.
Febre terçã
Saúde, Antropologia, Psicologia, Cidadania e Comportamento, Língua Portuguesa e Literatura e Espaços UrbanosDentro de um ônibus velho, lotado e tórrido, num dia de muito calor e numa viagem longa atravessando várias ruas da Zona Sul do Rio de Janeiro, várias coisas podem acontecer, além da conversa das amigas. E muitas vezes essas coisas acontecem mesmo.
A velha casa
Antropologia, História, Cidadania e Comportamento, Língua Portuguesa e Literatura e Espaços UrbanosImponente, a velha casa se lembra de seus tempos de glória, de festas de agitação, solenidades e grandes encontros. Entretanto, sua condição hoje não é mais essa: tem problemas no telhado e nas paredes... E o jardim, ah, o jardim. Até que um dia de manhã...
Caminhos do Saber: uma experiência didático-pedagógica
Ecologia e Meio Ambiente, Geografia, História, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Educação Artística, Fotografia, Língua Portuguesa e Literatura, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política EducacionalUm grupo de professores da Paraíba, membros de uma ONG, vem fazendo passeios voltados para desenvolver suas culturas de modo que estejam sempre atentos para compreender mais e melhor a sua região, a sua história; com isso, esses professores poderão ensinar mais e melhor.
Maconha: que planta é essa? Uma breve história do consumo e da disseminação no Brasil
Saúde, Agronomia, Biologia e Biociências, Química, Antropologia, Comunicação, Direito, Economia, Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Formação de Professores, Cidadania e Comportamento, Folclore e Datas Importantes, Outras Mais Específicas, Espaços Urbanos e Política CulturalÉ importante conversar com os alunos sobre o uso, as características e as consequências do consumo da maconha, evitando vieses religiosos ou policialescos, sem abordar o assunto de maneira simplista. Um pequeno retrospecto de sua presença em diversas culturas desde a Antiguidade mostram que substâncias como a Cannabis podem ser usadas com finalidades médicas e ritualísticas, por exemplo.
Dificuldades de aprendizagem? A escola do século XIX se arrasta até o século XXI
Antropologia, Filosofia, Sociologia, Avaliação, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política EducacionalAs dificuldades de aprendizagem ganham mais espaço com o passar dos dias e o avanço do conhecimento científico, chamando mais a atenção de pais, professores e profissionais envolvidos na área, devido ao grande número de “diagnósticos” que têm sido fechados. Diante dessa problemática, precisamos avaliar se os casos são fruto de dificuldades de aprendizagem ou de ensinagem. O modelo de escola, as metodologias de ensino e os modelos de sala de aula são praticamente os mesmos desde o século XIX e vêm se arrastando até os dias atuais.
Multiletramentos e multimodalidade: o grafite como recurso pedagógico
Computação e Tecnologias, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Educação Artística, Fotografia, Outras Mais Específicas, Espaços Urbanos e Política CulturalUma proposta de atividade realizada em Campos dos Goytacazes/RJ envolvendo Língua Espanhola e Artes abordou o multiletramento ao buscar o estudo de grafites, por ser uma expressão artística comum em lugares públicos e privados da cidade.
Consumo de drogas lícitas e ilícitas entre jovens nas escolas da cidade de Antônio Martins-RN
Saúde, Antropologia, Comunicação, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política EducacionalEsta atividade objetiva esclarecer e conscientizar os alunos das escolas públicas de Antônio Martins-RN quanto aos males causados pelo uso e abuso do álcool e outras drogas. Os contextos apontam para um elevado consumo de álcool e tabaco e outras substâncias, principalmente o crack, a droga que vem trazendo maiores prejuízos à vida dos jovens e adolescentes e suas famílias, principalmente pelos seus efeitos devastadores, principalmente junto a pessoas das classes populares.
Arte-educação como ferramenta de conscientização patrimonial
Espaços Urbanos e Política CulturalTomando por base uma pesquisa junto a moradores e usuários do Centro Histórico de Cuiabá, é possível perceber que educação, arte e arte-educação podem ser chaves para a construção de uma consciência patrimonial e cultural, pois possibilitam que o indivíduo desenvolva maior percepção do significado e da historicidade existentes nos bens patrimoniais e no Centro Histórico.