Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
Caminhos metodológicos para a montagem de rodas de conversa sobre escola e bullying a partir de preliminar de pesquisa
Comunicação, Sociologia, Instituição Escola e Cidadania e Comportamento

Este estudo questiona a necessidade de reflexão a respeito do bullying e as várias formas de violência presentes no contexto escolar entre adolescentes do Ensino Médio e apresenta dados de uma pesquisa que buscou averiguar as possibilidades de realização de pesquisa de campo, que ocorreu em uma escola estadual localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro no dia 14 de outubro de 2022. Essa preliminar foi basilar para a definição de assuntos a serem tratados nas rodas de conversa que seriam realizadas na sequência, bem como critérios de inclusão para a participação às rodas e cuidados práticos.

A Comunicação Alternativa como fator essencial na Educação Especial
Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo aborda e reflete a respeito da Comunicação Alternativa como importante aliado da Educação Especial. Para tanto, é feita pesquisa bibliográfica, interpretando e analisando dados. A partir disso foi possível tratar do comprometimento da fala; conceituar Comunicação Alternativa e discorrer sobre sua importância na Educação Especial. É essencial a utilização da Comunicação Alternativa colaborando significativamente para que indivíduos com a fala comprometida possam interagir, expressar seus desejos, sentimentos, opiniões, fazendo com que possa ser compreendido e promovendo mais autonomia a ele.

Trabalhando a Literatura Surda no atendimento educacional especializado em Libras
Filosofia, Geografia, Sociologia e Educação Especial e Inclusiva

Este estudo trata do ensino de Literatura Surda no atendimento educacional especializado, descrevendo estratégias didático-pedagógicas utilizadas com um aluno surdo fluente em língua de sinais. A pesquisa fundamenta-se em conceitos de AEE, Identidade e Cultura Surda, ensino de Libras, Pedagogia Visual, diretrizes municipais e BNCC. Foram utilizados métodos qualitativos, como observação participante, análise de materiais didáticos e entrevistas semiestruturadas. O estudo reforça a importância de valorizar a Identidade e Cultura Surda no processo de ensino-aprendizagem de educandos surdos.

O lúdico nas séries iniciais
Educação Infantil e Política Educacional

Podemos entender o lúdico, no contexto deste trabalho, como brincadeiras que podem ser desenvolvidas dentro ou fora da sala de aula. O ato de brincar é uma maneira pela qual as crianças conseguem interagir e expressar seus pensamentos e sentimentos. Com base em uma revisão estritamente bibliográfica, o desenvolvimento deste estudo buscou examinar, ainda que de forma superficial, o desenvolvimento das atividades lúdicas nas primeiras séries do Ensino Fundamental. Esta investigação tem como principal objetivo ressaltar a importância do lúdico nessas séries iniciais como desenvolvedor da formação da criança.

Psicomotricidade infantil: a música como ferramenta promotora de desenvolvimento
Educação Infantil e Música

A Psicomotricidade é a ciência que estuda o ser humano por meio de seu corpo em movimento, em relação com seu mundo interno e externo. Por meio de pesquisa bibliográfica, investigou-se a relação entre Psicomotricidade e Música com o objetivo de identificar de que maneira a música pode promover o desenvolvimento psicomotor na infância. Constatou-se a existência de estudos, tanto na área da Psicologia quanto na Educação Física, que abordam o movimento corporal na infância que serviram como importante subsídio para este trabalho. A teoria proposta por Henri Wallon constitui um relevante marco teórico para a compreensão do desenvolvimento psicomotor, bem como para a utilização da música como ferramenta de estímulo a esse desenvolvimento.

Harmônico-Desarmônico Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

Esta poesia foi criada com o objetivo de introduzir o tema relações ecológicas em turmas de 1ª série do Ensino Médio de Tempo Integral. Buscou-se apresentar, por meio de um texto mais próximo do lúdico, alguns conceitos relacionados à temática, atrair a atenção dos estudantes e demonstrar as possíveis articulações entre Ciência e Arte, sendo esta última um dispositivo que dá novas formas e contornos ao que é científico. Após a apresentação e a discussão da poesia, solicitamos, como atividade do componente curricular, a criação de textos de natureza artística ou cultural, como poesias, contos, canções, histórias em quadrinhos, entre outros.

Gestão participativa e democrática em prol de uma educação de qualidade
Instituição Escola

A gestão democrática participativa visa fomentar a cidadania e melhorar a prática pedagógica. Contudo, nem todos os líderes estão capacitados para guiar e lidar com pessoas, gerenciando conflitos e buscando soluções de forma colaborativa. Essa experiência originou-se da narrativa dos pesquisadores, que compartilharam vivências em uma escola. Além disso, realizou-se análise documental dos relatórios de diagnóstico dos alunos das turmas de 2º ano, a fim de confrontar as informações com os resultados subsequentes e se utilizou pesquisa bibliográfica com autores que abordam o objeto de pesquisa.

Alinhando a educação com a Agenda 2030: desenvolvendo práticas didáticas seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Educação a Distância

É de fundamental relevância ensinarmos nossos estudantes sobre a importância da sustentabilidade e dos fundamentos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por intermédio dos conteúdos curriculares de forma interdisciplinar. Temos diversas ferramentas que auxiliam os docentes no processo de ensino, como as tecnologias digitais. Objetivamos aliar tais ferramentas à proposta de desenvolvimento de práticas pedagógicas que trabalhem com os ODS, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e favorecendo a implementação das metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em escala local.

O papel da biblioteca na construção do pensamento crítico sob a perspectiva docente: um estado do conhecimento
Instituição Escola

O presente artigo traz um estado do conhecimento sobre o papel da biblioteca na construção do pensamento crítico de acordo com a perspectiva docente. Esta pesquisa analisou produções científicas brasileiras stricto sensu coletadas em bases como o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e a BDTD/IBICT. A análise revelou uma lacuna significativa: a ausência de estudos que enfoquem especificamente a visão dos professores sobre como a biblioteca contribui para o pensamento crítico. Essa constatação orienta futuras investigações e sinaliza a relevância do tema para práticas pedagógicas.

Formação humana integral, na perspectiva da educação politécnica no âmbito da Educação Profissional na Rede Federal de Ensino
Ecologia e Meio Ambiente, Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Avaliação, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa da dissertação de mestrado intitulada “Difusão do conceito de politecnia para os educadores atuantes no câmpus avançado do IFFluminense em São João da Barra”. Por meio de revisão bibliográfica, buscamos compreender a dualidade histórica presente na Educação Profissional, discutindo conceitos, contradições e disputas, bem como debates acerca de uma perspectiva de formação que rompe com o paradigma de preparação de mão de obra qualificada aos interesses capitalistas de produção, rumo a uma formação humana integral.