Biblioteca
Filtrar os artigos
Filtros aplicados:
Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtrosExplorando funções afins a partir do jogo dos palitos
Matemática, Educação Infantil e Formação de ProfessoresO jogo dos palitos é um recurso didático que pode ser utilizado para desenvolver diversas habilidades dos estudantes, como a capacidade de observação, o levantamento de hipóteses, o desenvolvimento do raciocínio lógico e o entendimento do conceito matemático de funções. O objetivo deste artigo é apresentar como o jogo dos palitos pode ser aplicado no ensino de funções por meio de uma sequência de etapas precisas, com indicação do tempo sugerido para cada uma delas. Assim, o professor da Educação Básica pode, com o apoio dessa atividade, abordar o conteúdo de forma diferenciada e lúdica.
A inserção da tecnologia na sala de aula
Instituição EscolaO presente estudo busca discutir as contribuições da inserção de tecnologias em sala de aula, com o objetivo de demonstrar como elas podem aprimorar as práticas educacionais e promover o desenvolvimento da aprendizagem contínua. Os principais autores que fundamentam o estudo são Otto, Segantini, Garcia e Souza e Silva. A metodologia adotada neste trabalho baseia-se na análise de estudos e materiais bibliográficos sobre o tema, configurando uma revisão de literatura. As considerações finais procuram evidenciar as principais reflexões e conclusões acerca da temática investigada, sem dúvida importante nas pesquisas educacionais.
Autonomia: fator essencial para a formação discente além da sala de aula
Instituição Escola, Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalEste artigo analisa a importância da autonomia para a formação de um aluno independente e motivado, capaz de ler criticamente para refletir sobre questões diversas. As tecnologias digitais também podem contribuir nesse processo, por meio de atividades digitais interativas que estimulem o discente a ser pesquisador. A abordagem metodológica desta pesquisa é uma revisão bibliográfica com autores que tratam dos assuntos autonomia, tecnologias digitais, artefatos pedagógicos e leitor competente. Propomos contemplar o tema autonomia articulado a um leitor competente e às possibilidades viáveis por meio das tecnologias.
Psicologia da Educação e tecnologia: relação entre a aprendizagem e as novas ferramentas de conhecimento
Computação e Tecnologias, Psicologia, Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste artigo investiga a intersecção entre a Psicologia da Educação e as novas tecnologias, enfatizando como essas ferramentas impactam os processos de aprendizagem. Com plataformas digitais, aplicativos educacionais e recursos interativos, a educação tem se transformado. O trabalho também analisa a exclusão digital nas escolas localizadas em áreas ribeirinhas e interioranas, destacando as desigualdades de acesso à tecnologia educacional e o impacto dessa tecnologia tanto para a aquisição de habilidades cognitivas como no desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas.
Prática pedagógica no contexto amazônico: sequência didática sobre o ensino de Educação Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaEste estudo relata a aplicação de uma sequência didática de Educação Ambiental realizada no âmbito do Projeto de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em uma escola pública de Tucuruí/PA. A pesquisa se justifica pela importância da interdisciplinaridade e de aulas temáticas para engajar os alunos. O objetivo foi integrar a temática da Educação Ambiental à realidade local, sensibilizando os estudantes e incentivando boas práticas ambientais. A abordagem envolveu 20 alunos do 1º ano do Ensino Médio noturno. Os resultados destacam a importância de estudar a Educação Ambiental e a necessidade de um ensino contextualizado.
A importância da Literatura Indígena no currículo dos cursos de licenciatura em Letras
Formação de Professores, Outras Mais Específicas e Política EducacionalPara contribuir com práticas pedagógicas inclusivas, a decolonização do currículo deve ser feita na Educação Básica e no Ensino Superior. Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa vinculada ao Programa de Iniciação Científica em Ações Afirmativas, que verificou, a partir da análise de projetos pedagógicos de cursos de Letras ofertados em Goiânia/GO e que contribuem na formação de professores para a aplicabilidade da Lei n° 11.645/08, averiguando a presença da Literatura Indígena no currículo. O texto discute a importância de contextualizar a história a partir de um viés crítico para a desconstrução do estigma em relação ao indígena.
Tecnologias da cultura africana e afrodescendente: pesquisa bibliográfica a partir da perspectiva decolonial
História, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Cidadania e Comportamento e Política EducacionalEste artigo analisa como as tecnologias da cultura africana e afrodescendente são apresentadas da perspectiva da decolonialidade, a fim de evocar saberes invisibilizados por uma ótica colonial. A questão principal se faz a partir do modo como o conceito de decolonialidade contribui para as discussões sobre a desconstrução da perspectiva eurocêntrica nos processos educativos. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Os resultados destacam as contribuições científicas e tecnológicas dos povos africanos, reconhecendo e valorizando a sua produção cultural.
Projeto político-pedagógico como instrumento de planejamento e avaliação das ações educacionais das escolas públicas
Avaliação, Instituição Escola e Política EducacionalO presente artigo tem como objetivo analisar como o projeto político-pedagógico (PPP) pode ser um instrumento de planejamento e avaliação das ações educacionais com foco na melhoria das decisões e resoluções dos problemas escolares. O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica exploratória, com caráter qualitativo, que se justifica na medida em que o PPP é um instrumento de gestão e participação da comunidade escolar. Como resultado, constatou-se que o projeto político-pedagógico tem como função orientar o trabalho desempenhado nos diversos segmentos escolares.
Diferentes aspectos da adaptação curricular na inclusão educacional
Educação Especial e InclusivaO trabalho aborda aspectos relevantes para a adaptação curricular na inclusão. Os fundamentos teóricos da Educação Inclusiva estão enraizados em diversas perspectivas e teorias que buscam sustentar essa abordagem. Serão demonstrados alguns desafios da adaptação curricular, como individualização, recursos e tempo, adequação ao currículo padrão e avaliação do progresso. Apesar dos desafios, o processo inclusivo tem seus benefícios, pois promove a inclusão dos alunos na sala de aula, independentemente de suas habilidades ou características específicas, criando um ambiente diversificado e enriquecedor.
"Corre que dá tempo!": um jogo de tabuleiro para a conscientização da importância da vacinação
Vivências de Sala de AulaA criação da vacina é uma das maiores conquistas da humanidade, tendo erradicado doenças como varíola e rubéola. Contudo, a pandemia da covid-19 intensificou movimentos antivacinas, gerando desinformação e insegurança. Para promover a conscientização sobre vacinação, especialmente nas escolas, este trabalho desenvolveu e avaliou o jogo educativo "Corre que dá tempo!", focado no combate a doenças imunopreveníveis. O jogo, de baixo custo e com mecânicas eficazes, demonstrou ser uma ferramenta lúdico-pedagógica poderosa, capaz de facilitar a aprendizagem e promover a importância da vacinação nas escolas.