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Poesia: desaprendizagem da entrega
Formação de Professores

Ao analisar poesias de Manoel de Barros e Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa), é possível descobrir relações inusuais da poesia: com os jardineiros, com os agricultores, com o corpo, com o real, com a vida.

Teoria e prática da avaliação da aprendizagem escolar
Formação de Professores

A avaliação escolar não pode ser um instrumento de poder e de vingança contra os alunos; deve servir para conhecer os pontos fortes e fracos do processo de ensino e aprendizagem e saber se os objetivos foram alcançados.

O que você precisa saber para realizar uma enquete
Formação de Professores

A realização de uma enquete pode ser uma excelente oportunidade para levar os alunos a conhecer algum aspecto específico da sua realidade. Mas para que dê bons resultados, deve ser elaborada com atenção.

Pesquisa: instrumento de investigação científica
Formação de Professores

Pesquisa é um processo de aprendizagem, tanto do indivíduo quanto da sociedade em que ele se insere, buscando gerar novos conhecimentos, confirmar ou negar informações preexistentes.

As culturas infantis nas instituições escolares - visibilidade e valorização
Formação de Professores

O espaço escolar possibilita a criação de novos saberes a partir das culturas infantis por aproximar os conteúdos formais do currículo à curiosidade das crianças. Abrir espaço para esses grupos proporcionará uma rotina mais democrática.

Aprendizagem Significativa nos documentos oficiais nacionais, com ênfase para Ciências e Ensino Fundamental
Formação de Professores e Política Educacional

A Teoria da Aprendizagem Significativa, desenvolvida por Ausubel, se faz presente em diversos documentos oficiais brasileiros relacionados à educação, incluindo a Lei de Diretrizes e Bases.

Ler, escrever, ouvir, pensar e falar criticamente: uma contribuição da Filosofia para a formação discente no Ensino Médio integral
Filosofia e Formação de Professores

Para priorizar o protagonismo dos estudantes, é preciso prepará-los para serem sujeitos de seus processos, especialmente com a capacidade de “ver o mundo”, conforme Paulo Freire, e a pluralidade proposta por Hannah Arendt.

Refletindo sobre alimentação saudável a partir do ensino-aprendizagem de vocabulário de alimentos em inglês
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Para motivar alunos do EJA a estudar língua estrangeira, foram não só utilizados os termos relativos a alimentação, mas também proposta uma discussão sobre a qualidade da alimentação cotidiana.