Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Antropologia; Arqueologia; Comunicação; Direito; Economia; Filosofia; Geografia; História; Psicologia; Sociologia; Teologia
Limpar filtros
Bullying e cyberbullying: atualizações científicas sobre um tema que não pode ser ignorado pelos professores
Psicologia, Formação de Professores e Instituição Escola

Este artigo traz um histórico e importantes informações atuais sobre a prática do bullying (e seu desdobramento eletrônico, o cyberbullying) nas escolas do Brasil, bem como orientações para que os professores possam intervir de maneira eficiente, sob a perspectiva da Psicologia do Desenvolvimento, de modo a sanar tal problema. Fala da questão da raiva (emoção humana), sua manifestação em forma de violência como modo de comunicação e a reverberação desses fatores. Esperamos ter trazido esclarecimentos e diretrizes aos educadores em face a ocorrências dessa natureza.

Proposta de produto educacional como estratégia de ensino para a melhoria do aprendizado de estudantes de escolas públicas para a Educação Financeira
Matemática, Economia, Avaliação e Política Educacional

Este trabalho apresenta uma investigação realizada com 80 estudantes de cursos do Ensino Médio Técnico Integrado do IFMG – Câmpus Sabará. O objetivo é apresentar o entendimento dos alunos sobre o tema Educação Financeira. Aplicou-se um questionário aos educandos, por meio do qual se coletaram dados do nível de escolaridade, renda familiar e conhecimento sobre Educação Financeira. Os resultados apontam para a necessidade de aplicar estratégias de ensino para introduzir o tema Educação Financeira, para desenvolver, nos estudantes, habilidades como: autoconhecimento, conceitos financeiros e atitudes que valorizem os conhecimentos financeiros para proporcionar uma vida mais equilibrada em relação ao consumo consciente.

Uma atividade de ensino voltada para a interdisciplinaridade entre Biologia e Geografia na temática de ambiente de cavernas
Biologia e Biociências, Geografia e Vivências de Sala de Aula

A perspectiva da interdisciplinaridade no processo de ensino nas escolas é uma recomendação dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Nesse sentido, buscou-se desenvolver uma prática interdisciplinar no Ensino Médio, constituída de atividade de campo entre as disciplinas de Biologia e Geografia com base no tema ambiente de cavernas, desenvolvida com alunos da 2ª série do Ensino Médio. Resultados: melhor compreensão do conhecimento científico; ganho na experiência docente; e fortalecimento das relações interpessoais entre professores e os alunos.

Resenha do artigo "Identidade Cultural, Identidade Nacional no Brasil"
Geografia, Cidadania e Comportamento e Política Cultural

O artigo “Identidade Cultural, Identidade Nacional no Brasil”, de Maria Isaura Pereira de Queiroz, trata de questões relativas à identidade cultural e à identidade nacional brasileira, analisando como os teóricos do final do século XIX e início do século XX tentavam abordar o assunto. Afirmar que o Brasil é constituído de culturas indígenas, negras e europeias se faz importante para concretizar o que se denomina cultura brasileira. Para um país que possui composição étnica tão variada, valorizar suas raízes e seu processo de formação é essencial para garantir a sua identidade cultural e nacional.

Guerreiros invisíveis
História e Outras Mais Específicas

No texto “Guerreiros invisíveis”, Matthew Restall argumenta que as conquistas espanholas no continente americano não acontecerem exclusivamente graças aos hispânicos, mas também por vários outros povos formados por africanos e nativos americanos, que os ajudaram em batalhas, na alimentação e na alocação dos hispânicos no continente. No entanto, podemos ver no texto que a sua importância nesse processo não é atribuída de maneira justa, havendo uma quantidade proporcionalmente muito menor de menções a eles em livros e documentos da época do que aos espanhóis.

Direitos da criança à educação
Direito, Educação Infantil e Política Educacional

O direito das crianças à educação é um dos direitos fundamentais que constam na Declaração dos Direitos da Criança, promulgada pela Organização das Nações Unidas, em 1959. Contudo, esses direitos de que toda criança deve dispor ou usufruir nem sempre são cumpridos ou realizados em sua totalidade. O presente trabalho tem por objetivo apresentar e discutir os direitos das crianças à educação, com exemplos de iniciativas que promovem o seu desenvolvimento integral, ao aliar a busca pela garantia de direito à articulação entre organizações, governo e instituições privadas.

Reflexões do pensamento de George Ivanovich Gurdjieff sobre a educação
Filosofia, Psicologia, Teologia, Outras Mais Específicas e Política Educacional

As ideias aqui partilhadas dizem respeito a reflexões trazidas sobre a herança do sábio armênio George Ivanovich Gurdjieff (1877-1949), sob o viés de sua aplicação no campo educacional. Apesar de a obra gurdjieffiana apenas tangenciar esse aspecto, ela pode se revelar compatível e com bastante propriedade em conceitos desenvolvidos em sua obra, tais como: mecanicidade, desenvolvimento dos três centros, educação para o ser, estudo do Cosmos. Neste texto introdutório são explorados esses e outros aspectos, incluindo uma metodologia educacional já amplamente aplicada na América do Sul.

Educação Inclusiva: Interação de professor e mediador
Comunicação, Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

Este artigo tem por objetivo analisar o contexto da Educação Inclusiva e o processo da relação entre professor e mediador no ambiente escolar. A Educação Inclusiva está passando por inúmeras práticas e vivências, às quais o professor e o mediador procuram se adaptar, levando em consideração as leis e normativas vigentes. A mediação escolar se tornou uma ferramenta crucial no acompanhamento do aluno especial e por isso alguns autores já pesquisam sobre o mediador e a sua relação com o professor.

Resenha de Escritos de educação
Sociologia e Educação a Distância

Esta resenha tem como objetivo fazer uma reflexão baseada no livro Escritos de Educação, organizado por Maria Alice Nogueira e por Afrânio Catani sobre importantes escritos epistemológicos do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) a respeito de suas relevantes pesquisas e contribuições sociológicas acerca do sistema educacional e do ensino. A obra reúne onze capítulos, cujo prefácio foi preparado pelo autor, além de anexar informações entre os níveis de modalidades sistemáticos entre o ensino franco-brasileiro.

O diário de bordo na formação docente: um instrumento de reflexão diária, sobre a identidade do professor de História
História e Formação de Professores

Este artigo aborda o diário de bordo como elemento primordial no trabalho docente especialmente do professor de História, que, ao adotá-lo em sua prática escolar, contribui para sua própria formação critico-reflexiva, em (re)pensar a constituição de sua identidade profissional frente aos percalços e distintos percursos encontrados na lida educacional. Metodologicamente, a partir de pesquisa bibliográfica alicerçada em revisão teórica e diversificada de autores que discorrem sobre a temática, pode-se perceber a carga de significados, representações e intencionalidades atribuídas aos distintos sujeitos nas atividades diárias de ensino-aprendizagem.