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Contribuições para a formação inicial docente em Matemática – Experiências do Projeto Bolsa Licenciatura
Matemática

Algumas atividades desenvolvidas com alunos de turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio trabalharam conceitos matemáticos que costumam trazer dificuldades de aprendizagem. Dentro do projeto de supervisão do estágio, foi possível desenvolver com os licenciandos práticas docentes que certamente contribuirão para sua prática posterior em sala de aula

A importância da aprendizagem filosófica na Educação Básica na realização das atividades cotidianas
Filosofia

A exibição do filme Tempos Modernos, de Charlie Chaplin, ajuda a construir a capacidade de filosofar sobre aspectos do cotidiano de um estudante dedicado, a fim de encontrar formas para compreender sua existência, dar-lhe um significado, buscando um rumo a seguir.

Aspectos históricos da educação e do ensino de Ciências no Brasil: do século XVI ao século XX
História

A história do ensino de Ciências no Brasil sofre as consequências das mudanças políticas no país, ainda na época da Colônia, a começar pela educação dada pelos jesuítas logo após a chegada dos portugueses e até os dias atuais, com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as diretrizes curriculares.

Quatro olhares sobre o Projeto Maré Postal
Educação Artística

Um projeto ligado às Artes, desenvolvido por uma ONG da Paraíba, vem apresentando resultados relevantes para as escolas envolvidas e traz mudanças de comportamento de estudantes matriculados na Educação Básica, motivando sua participação nos encontros e cerimônias de entrega de prêmios.

História da África e cultura afro-brasileira: desafios e possibilidades no contexto escolar
História

Este trabalho apresenta uma reflexão acerca da obrigatoriedade de abordar a História da África e da Cultura Afro-Brasileira valorizando a contribuição dos africanos para a formação da nossa cultura e, entre outros aspectos, a superação de preconceitos. Uma pesquisa de campo permitiu conhecer o que pensam os professores sobre a obrigatoriedade do trabalho com a temática, qual a importância, as dificuldades de realizar o trabalho com esse tema, entre outros aspectos. Os resultados deixam claro, que para a concretização plena da lei, é necessário que haja formação para os profissionais desenvolverem de forma satisfatória essa temática.

A interdisciplinaridade está interligada à Educação e busca construir um novo paradigma escolar
Educação a Distância e Formação de Professores

É possível identificar o sentido da interação entre as diversas disciplinas no processo de reorganização do saber ao observar a importância da tarefa do professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem, de não se deixar aprisionar pelo medo ou pelo comodismo. Ao buscar subsídios teóricos e metodológicos para ressignificar o aprender, amplia o universo de conhecimentos do seu aluno, estabelecendo pontes entre o objeto do conhecimento e o sujeito da aprendizagem.

O olhar dos professores sobre as avaliações externas e seus impactos nas práticas pedagógicas
Formação de Professores e Política Educacional

Avaliações externas redirecionam metas para as unidades escolares pelo bom desempenho das escolas; as avaliações têm o objetivo de relacionar a permanência do aluno na escola com a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Enem é apontando como uma das principais avaliações, que pedem estratégias para melhorar as habilidades dos alunos na busca de bons resultados; outros veem essas avaliações como um ranking que gera desigualdade e competição entre escolas ao invés de trazer melhorias.

Paraquedas, funções e computadores: por que não programar?
Matemática

Este artigo é destinado aos professores de Ensino Médio que tentam alternativas para o ensino de Matemática. A forte inclinação das atuais gerações para o uso do computador parece ser combustível para uma resposta negativa ao aprendizado da “rainha de todas as ciências”. Utilizando fatos históricos e rudimentos de Física, o conceito de função é trazido à tona e mostra sua força diante do mundo real, num contexto fascinante: foguetemodelismo, para mostrar a potencialidade do computador, que vai muito além de seu uso recreativo.

Biologia na palma da mão – desenvolvimento do aplicativo BioAulas
Biologia e Biociências

As tecnologias da informação e da comunicação, por sua combinação de informática e telecomunicações, permitem o acesso das pessoas a conteúdos disponibilizados a distância, graças à difusão das informações. Um aplicativo de celular permite que os alunos tenham acesso aos conteúdos abordados nas aulas de Biologia, o que reduz a preocupação e o tempo gasto para copiar as anotações feitas no quadro-negro.

O professor-pesquisador na Educação Básica: da teoria à pratica, na produção do conhecimento
Formação de Professores

A construção do conhecimento se dá de diversas formas, e há algumas que são mais propícias à educação; por isso é preciso levar à escola a metodologia científica de pensar e fazer os processos de ensino e aprendizagem. Para isso, é preciso também desenvolver as características e condições de leitura e escrita, de modo que as informações sejam trabalhadas da melhor forma.