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Fragmentação da evolução histórica no sistema educacional brasileiro – caso da Educação de Jovens e Adultos
Educação a Distância e Formação de ProfessoresA criação e o desenvolvimento da educação voltada para os mais velhos – notadamente aqueles que não faziam parte da elite econômica do Brasil – simbolizam um processo que nasceu ainda na colonização e chega até nossos dias, o que significa que a valorização dessas pessoas, junto com negros, índios e mulheres, foi conquistada à força de movimentos sociais e políticos.
Breve reflexão acerca dos aspectos legais e desafios da Educação Inclusiva
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresA escola deve ser local de inclusão, acolhendo aqueles alunos com necessidades especiais, reconhecendo a diversidade humana e a capacidade que todos têm de crescer e aprender. Nesse processo de inclusão, o docente é elemento essencial; por isso precisa estar capacitado para articular habilidades específicas; a escola deve estar preparada para trabalhar com a diversidade.
Leitura e escrita de surdos: dificuldades ainda enfrentadas na escolarização
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresEste trabalho trata da leitura e escrita dos surdos e suas dificuldades desde os primeiros anos da Escola Básica até o Ensino Superior, tem por objetivo aproximar os não deficientes da realidade dos estudantes surdos e mostrar a negligência do governo e das escolas ao não oferecer suporte adequado para essa condição, mantendo a sociedade mal preparada para lidar com os deficientes auditivos.
Como incentivar a criatividade e a inovação ensinando ciências?
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresAtualmente há necessidade de mudanças profundas na formação docente e nas práticas pedagógicas dos professores de Ciências. Esse momento crucial evidencia a busca do caminho de transformação de modelo educacional, que exigirá dos professores das universidades e das escolas um esforço conjunto de coragem e ousadia.
A condição autoral em vias de extinção: o plágio no universo escolar e acadêmico
Formação de ProfessoresAs facilidades trazidas pelo mundo digital podem ser utilizadas de forma oportunista, irresponsável, criminosa, pelo desrespeito à produtividade intelectual: é o plágio, em suas várias formas. O Código Penal Brasileiro prevê punições para os que o praticam e existem programas de computador que ajudam a identificar essa prática, mas o primeiro passo tem que ser dado por professores de todos os níveis de ensino.
As contribuições da hermenêutica gadameriana para o processo ensino-aprendizagem
Formação de ProfessoresO artigo apresenta os resultados de pesquisa bibliográfica sobre a importância da Hermenêutica Filosófica de Gadamer e suas contribuições para a educação. Destaca os conceitos de diálogo, experiência e compreensão, como conceitos chave que se aplicam à educação. Mostra a importância da experiência e a possibilidade de, por meio dela, haver uma educação para a transformação de sentidos.
As fake news e o ensino de Ciências e Biologia
Biologia e BiociênciasA fim de aproximar do cotidiano os conhecimentos a serem trabalhados em Ciências e Biologia e motivar os estudantes, as fake news foram usadas para estudar diversos temas dessas áreas. Ao final, os grupos de alunos prepararam apresentações para os demais discentes da escola e identificaram características dessas notícias falsas, quase sempre alarmistas.
Ritmos e expressões musicais: uma experiência
Educação ArtísticaUma experiência em Educação Infantil desenvolve a prática de confecção de instrumentos de percussão, a descoberta de sons corporais, o conhecimento de elementos da música e provoca a emoção das crianças.
Projeto Maré de Poemas: relatando experiências pedagógicas e educacionais
Cidadania e ComportamentoProjeto desenvolvido por uma ONG leva educadores, programadores visuais e artistas de diversas áreas a elaborar um concurso de poesias para estudantes do Ensino Fundamental, Médio e EJA nas escolas de João Pessoa, Cabedelo e Santa Rita, com base em temáticas atuais e objetivando incentivar a leitura e a escrita – especialmente da literatura brasileira.
Crianças e diversidade em uma escola de Ensino Fundamental
Cidadania e ComportamentoA diversidade de experiências e características é uma marca das escolas públicas. O importante é evitar que essa diversidade se transforme em preconceito e discriminação, pois a escola deve ser um espaço para a convivência dos diferentes – mas não desiguais. A leitura de três livros e as discussões em sala de aula sobre o tema mostram a presença desse estigma e formas de anulá-lo.