Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


O olhar pelas lentes da decolonialidade
Cidadania e Comportamento

Uma oficina pedagógica foi realizada no ano letivo de 2018 no Curso de Formação de Professores, no C. E. Dom Pedro I, no município de Mesquita/RJ; seu objetivo é oferecer uma reflexão do saber sob uma perspectiva epistemológica decolonial, de acordo com a Lei nº 10.639/03.

Saúde na escola: posso ajudar
Saúde

Este artigo descreve uma intervenção realizada no projeto de extensão Laboratório de Produção Textual na cidade de Parnaíba-PI, uma atividade multidisciplinar com o tema Saúde na Escola, envolvendo profissionais da Saúde e da Educação, comunidade acadêmica, profissional, comunidade em geral e famílias, com reflexões capazes de relevar ações multidisciplinares realizadas por esses profissionais em prol da melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem, com palestras para 320 participantes.

Artes Visuais em cena: percursos metodológicos
Educação Artística

Um projeto interdisciplinar analisa as obras de sete artistas visuais da Paraíba e leva os alunos a estudar pintura em tela, charge, xilogravura, estandartes, música, histórias em quadrinhos, coreografias, logomarcas e capas de livro. Os artistas compareceram à escola que os estudou e debateram com os alunos diversos aspectos da produção visual.

O ensino entre a teoria e a prática: a arte e a arquitetura em foco
Educação Artística

As construções arquitetônicas são uma expressão de arte, pois têm características simbólicas variadas; sendo assim, podem ser trabalhadas e estudadas nas disciplinas de Artes e provocarem atividades interdisciplinares, além de possibilitarem a integração entre teoria e prática com o estudo dos estilos e a confecção de maquetes.

Educação presencial mediada por tecnologias com estratégia b-learning e aprendizagem ativa no Ensino Técnico
Educação a Distância e Formação de Professores

A aprendizagem ativa é baseada na motivação e participação do aluno como protagonista de seu aprendizado. Ao mesclar tecnologias da educação a distância (EaD) ao ensino presencial, o b-learning (ou ensino híbrido) atua como estratégia de aprendizagem ativa. Experiência com o b-learning realizada numa escola técnica da Faetec usa essa estratégia de ensino-aprendizagem em uma escola pública.

Ensino de Astronomia: uma aplicação do AstroRummikub no Ensino Fundamental
Física

Este trabalho analisa possibilidades do uso do jogo AstroRummikub para a compreensão do Sistema Solar e a ordem de distância dos astros em relação ao Sol em aulas de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa mostram que o jogo ajudou na compreensão dos alunos sobre o conteúdo abordado, comprovando que a utilização do lúdico pode auxiliar o processo de aprendizagem; o jogo é apenas uma ferramenta de ensino.

Inclusão e Ensino Técnico: estratégias pedagógicas no Ensino Médio Integrado
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A inclusão deve ser feita também com foco na elaboração de recursos pedagógicos adaptados no curso técnico. Para tanto, foram criadas estratégias para a preparação de instrumentos de medição adaptados ao curso técnico visando à inclusão de alunos com deficiência visual nesse segmento e a adequação de ambientes e materiais didáticos para o ensino desse público.

Produção de material didático para alunos com deficiência visual: experiências nos anos iniciais
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Professores do Instituto Benjamin Constant buscaram, a partir do registro da construção de materiais didáticos em 3D e da aplicação deles à prática pedagógica, identificar as possibilidades de aprendizado pelo aluno com deficiência visual, registrando as descobertas e aprimorando o material para futuras experiências e outras práticas pedagógicas, auxiliando outros professores em diferentes contextos e cotidianos escolares.

Projeto Social Jogabem
Educação Física

O esporte é ferramenta importante para a promoção da saúde, da qualidade de vida, interação, socialização e inclusão social de crianças e adolescentes que residem em locais de risco social. A Educação Física é de grande valia para o desenvolvimento integral dos educandos, agindo diretamente para a autoestima e o bem-estar dessas crianças.

Pedagogia de Projetos e interdisciplinaridade: experiências artísticas em educação
Educação Artística

Ao trabalhar os conteúdos programáticos de Artes seriamente, com sequência didática e objetivos previamente traçados, a disciplina se impregna do respeito que merece, ofertando qualidade metodológica ao que se desenvolve na escola. Com isso, a Arte ocupa seu lugar de direito, não como veículo de aprendizagem, mas como algo a ser aprendido e apreendido na escola e fora dela.