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Educação e História da Educação no Brasil
HistóriaA educação acompanha a transformação da sociedade e, ao mesmo tempo, transforma a sociedade. A educação no Brasil, nascida com a vinda dos jesuítas após o Descobrimento, passou por várias mudanças em função de contextos políticos e sociais, mas chega à atualidade sem atender aos anseios de ser universal e de qualidade para todos
A formação profissional do aluno surdo em uma escola técnica de nível médio
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresA empregabilidade da pessoa com deficiência não resulta apenas do esforço individual; vai além da qualificação profissional. No caso da pessoa surda, é necessária uma nova postura por parte das pessoas à volta, que tenham consciência de uma formação profissional com três fatores importantes: competência, funcionalidade e autonomia. O objetivo deste artigo é compreender como ocorre a aprendizagem profissional do aluno surdo usuário de Libras.
Theodor Adorno: sobre a influência da música na formação humana
Educação ArtísticaAssim como outros produtos da chamada indústria cultural, a música pode ser sinal de submissão ou de emancipação. Afinal, a música – tanto a “séria” quanto a popular – recebe influência do contexto social em que está inserida, mas deve ser pensada em si mesma e não como instrumento voltado para interesses externos.
O uso da corrida de orientação como atividade prática de Cartografia no ensino de Geografia
GeografiaA Cartografia, como representação do espaço, sempre fez parte da história da humanidade. Mas a compreensão de um mapa costuma ser problemática para muitas pessoas, inclusive para aquelas que chegam ao Ensino Superior e têm dificuldade nessa disciplina. Uma atividade prática – a corrida de orientação – pode ajudar a conhecer a teoria dessa representação.
A necessidade de inclusão de novas temáticas no ensino: um debate entre a sistematização e a não sistematização
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresVêm ocorrendo diversas manifestações de preconceito, discriminação e autoritarismo nas redes sociais; cabe, então, buscar saber como os professores têm se posicionado e como isso se relaciona aos currículos mínimos planejados para cada série, de modo que os alunos consigam entender de forma crítica a sociedade em que vivem.
A produção de subjetividades pelo uso da internet e suas implicações no processo de aprendizagem
Computação e TecnologiasO homem tem produzido subjetividades, pois seu aprendizado o levou a destacar-se dos outros animais, levando-o a usar o raciocínio para criar, aprender e se adaptar ao ambiente em que vive, influindo e sendo influído pelo meio, dominando técnicas e criando tecnologias e aprendendo a utilizá-las em seu benefício e em benefício do seu grupo. A imprensa possibilitou a produção e o desenvolvimento da informação e do conhecimento, interferindo na subjetivação do ser humano, valorizando a experiência individual.
O ensino de Ciências e a Educação Inclusiva: desafios e potencialidades segundo o projeto político-pedagógico e a visão docente
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresÉ essencial garantir uma Educação Especial Inclusiva que seja realizada por meio de ações como a adaptação curricular e metodológica com técnicas e recursos específicos para receber os alunos de acordo com suas necessidades, em que o professor seja capacitado. Este projeto investiga o ensino de Ciências e a Educação Inclusiva, com ênfase em seus desafios e potencialidades.
A formação do profissional da biblioteca, o leitor e o prazer da leitura: o que fazer?
Formação de ProfessoresÉ fundamental que as bibliotecas escolares sejam espaços em que profissionais responsáveis tenham formação adequada e capacitação para mediar o processo de aprendizagem realizado nas salas de aula; o que a pesquisa encontrou em Porto Velho/RO são espaços que não oferecem acesso e bons acervos aos estudantes e pessoas que não têm interesse em discutir a questão da leitura.
Educação no Povoado Quixaba em Glória/BA
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho tem como objetivo principal apresentar como aconteceu a evolução da educação no Povoado Quixaba, identificando suas características, com base em pesquisa bibliográfica e entrevistas, entre outros métodos. É importante conhecer a história da educação em contexto local e/ou nacional, desde que ela nos instigue a conservar o que há de bom e corrigir o que há de errado.