Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Brincando de professora torna-se professora?
Formação de Professores

É uma das profissões mais estressantes, com baixos salários e desvalorização da categoria; o que motivaria uma pessoa a ser docente? Uma pesquisa mostra que muitas vezes a brincadeira de ser professor, na infância, pode ser um desses fatores.

A temática ambiental na Educação Infantil
Cidadania e Comportamento

Como forma de contextualização quanto às práticas agressivas da humanidade frente à natureza, uma sequência didática realizada na Educação Infantil mostra como as atividades na escola podem se transformar num exercício de cidadania.

A relevância dos saberes linguísticos dos alunos para a aquisição da língua escrita
Língua Portuguesa e Literatura

O processo de alfabetização na escola deve privilegiar os conhecimentos anteriores dos alunos sobre sua língua materna e suas práticas de comunicação, a fim de construir uma aprendizagem significativa desse sistema essencial para a inserção desse aluno na sociedade.

As tecnologias nas aulas de Educação Física Escolar
Educação Física

O uso de recursos tecnológicos nas aulas de Educação Física Escolar não tira a responsabilidade do professor nem isenta da realização de atividades práticas presenciais como forma de educar o corpo e o movimento dos estudantes.

A contribuição de mestrados em ensino nas práticas de gestão escolar
Formação de Professores e Política Educacional

Docentes que assumiram cargos de gestão escolar consideram que a formação continuada que tiveram nesse assunto contribuiu bastante para seu desempenho à frente de unidades escolares, em pesquisa realizada no Rio Grande do Sul.

Recursos didáticos manipulativos e tecnológicos para o ensino de Matemática com vistas à inclusão
Matemática

O Laboratório de Ensino de Geometria, da UFF, desenvolveu recursos didáticos manipulativos e virtuais para alunos do Ensino Fundamental e Médio com e sem deficiência, visando à melhoria do ensino da Matemática.

Diferentes significados da fração: um estudo diagnóstico com estudantes do curso de Pedagogia a distância
Matemática

Ao investigar as concepções que alunos de Pedagogia têm do conceito de frações, é possível prever as dificuldades que eles terão como professores; pela metodologia usada, descobre-se que usar um fórum virtual pode ser uma forma de pesquisa qualitativa.

Recursos e adaptação de materiais didáticos para a inclusão de alunos com deficiência visual no ensino de Matemática
Matemática

Recursos básicos possibilitam práticas pedagógicas inclusivas para o ensino da Matemática, especialmente voltadas àqueles alunos com deficiência visual matriculados em escolas regulares.

A importância da Educação Física em locais de risco social
Educação Física

A Educação Física pode ser uma porta para a inclusão de pessoas e de elevação da autoestima de alunos portadores de deficiências e em risco social; essa é uma das principais atividades desse professor.