Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Dicas de relacionamento com deficientes visuais
Educação Especial e Inclusiva

Aspectos da primeira dimensão do livro ágrafo
Educação Artística

Com base nas poéticas de Gaston Bachelard em uma abordagem fenomenológica, são analisadas as dimensões estéticas de 21 livros ágrafos, considerando a concomitância entre o traço e o pensamento no desenho.

Corpo, mídia e Educação Física
Educação Física

Os docentes de Educação Física devem ter comprometimento com a educação integral do corpo, indo muito além da realização de exercícios físicos e superando a perspectiva esportiva e competitiva.

Escola como lugar de infância: condição para favorecer melhores condições de aprendizagem
Formação de Professores

O atendimento escolar dado à infância é de grande importância; prova disso é a extensão do Ensino Fundamental para nove anos; entretanto, para o sucesso dessa ação é preciso formar os professores para aproveitar o espírito infantil no processo ensino-aprendizagem.

Cartas para a cidade: intervindo na realidade urbana com caneta e papel
Formação de Professores

Uma experiência de atuação alternativa dos alunos leva-os a agir sobre o cotidiano de Nova Friburgo, buscando provocar sentimentos positivos como gentileza e alegria, trazendo uma aprendizagem significativa e diferenciada.

Astronomia no Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro
Física

O recente Currículo Mínimo estadual de Física é condizente com os PCN, com as Orientações Curriculares e com a matriz do ENEM e evita o excesso de matematização dos conteúdos, além de abordar mais aspectos de Astronomia, incluídos nos três anos do Ensino Médio.

As forças e o equilíbrio na natureza
Física

As leis da ciência podem ser interligadas de alguma forma; o conhecimento evoluiu bastante nos últimos tempos, mas ainda há muitas perguntas sobre o universo e a essência da vida que não têm resposta.