Biblioteca
Filtrar os artigos
Série ensino de Astronomia
Biologia e BiociênciasPolíticas públicas de combate ao racismo e as estratégias militares: o aproveitamento do êxito
Formação de Professores e Política EducacionalAs políticas públicas de combate ao racismo colocadas em vigor nos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula utilizaram o processo de “cooptação voluntária” para alcançar seus objetivos, privilegiando o multiculturalismo, mas não foram objeto de avaliação por quaisquer critérios.
DNA no Ensino de Biologia e Química
Biologia e Biociências e QuímicaConhecer o DNA é importante para os professores da área de Química e Biologia, pois é um assunto bastante atual e que constantemente atrai a atenção dos alunos; por isso vale a pena realizar um experimento para entender e exemplificar o DNA isolado.
Vitamina C: concepções prévias e pós-experimentais com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental
Biologia e BiociênciasEste trabalho visa a avaliar as concepções de alunos do Ensino Fundamental sobre vitamina C antes e após a realização de um experimento em sala de aula. A metodologia foi constituída por questionário prévio, experimentação e observação dos alunos durante a experimentação e questionário pós-experimental.
Pinceladas pedagógicas: Projeto Maré em Telas
Educação ArtísticaUm projeto organizado por uma ONG está na quarta edição, voltado para o desenvolvimento de alunos em técnicas e teorias em artes visuais. Cada escola envia dez obras, e as melhores são premiadas. Os professores de Artes são responsáveis por trabalhar a técnica escolhida para cada ano.
O ensino de literatura e o uso de recursos tecnológicos no Ensino Médio
Computação e Tecnologias e Língua Portuguesa e LiteraturaDe que forma o uso de tecnologias de informação e comunicação pode contribuir para o ensino de Literatura? Por meio de pesquisa bibliográfica, são discutidos aspectos das tecnologias aplicadas à educação, o papel da Literatura no Ensino Médio e formas de utilização da tecnologia nas aulas, com sugestões de processos e ferramentas.
Haja coração! Uma abordagem do sistema cardiovascular à luz do tema futebol
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaCom o objetivo despertar o interesse de alunos do Ensino Fundamental pela Ciência, o projeto Haja coração!, relaciona o conteúdo programático ao tema Futebol, relevante durante a Copa do Mundo realizada no Brasil e pelo interesse dos alunos pelo futebol.
Tempo, cérebro, tecnologias
Computação e TecnologiasEsta é a era do vício digital, o ambiente virtual é um mundo cheio de novas possibilidades; na internet há várias provocações às conexões neuronais que podem levar a diferentes configurações na relação do sujeito com os outros e consigo mesmo. Mas não se deve condenar as tecnologias ao limbo dos maus agouros dos dias de hoje.
Ovide Decroly e a Pedagogia de Projetos
Formação de ProfessoresOvide Decroly desenvolveu sua Pedagogia de Projetos, em que o aluno era o centro das atividades, valorizando também suas atividades sociais. Para isso, desenvolveu o que chamava de centro de interesses e o método de alfabetização global, que buscava associar os significados mais do que as sílabas.