Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Desafios da prática docente
Formação de Professores

Uma das dificuldades na formação dos professores e na prática docente está na constante transformação de diversos campos da sociedade, especialmente quando se trata da tecnologia, em função da rapidez e da quantidade em que as informações vêm sendo disseminadas.

Concepções e práticas de brincar de docentes da Educação Infantil
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Professoras da Educação Infantil discutem em pesquisa a importância do brincar para as crianças de 0 a 5 anos e consideram que há muito pouco tempo para brincar, especialmente com os brinquedos não estruturados – aqueles objetos que ganham novos significados nas mãos das crianças.

Vivenciando a ludicidade e interatividade a partir da formação continuada de professores do Ensino Fundamental
Formação de Professores

Este relato fala de experiências que buscam valorizar a aprendizagem colaborativa entre professores a partir de uma metodologia diferenciada, trabalhando por uma educação para a autonomia que seja dialógica, colaborativa e bidirecional, durante uma semana de formação continuada em que foram trabalhados vários autores de forma a trazer a prática, a teoria e a reflexão durante toda a formação.

Percepções no cotidiano: a estratégia, a cultura e o afeto no olhar do educador físico em locais de risco social
Educação Física

A educação pode atuar e modificar práticas sociais e políticas para uma docência com excelência e um olhar diferenciado para os sujeitos atendidos em programas sociais e nos estabelecimentos de ensino, desde que haja interesse dos poderes públicos, dedicação dos docentes e motivação dos educandos.

Paródias e videoclipes como recurso didático na aprendizagem significativa do conteúdo da tabela periódica
Química

Fazer paródias e videoclipes foi uma forma diferenciada de estudar os elementos da tabela periódica de maneira contextualizada, despertando o interesse dos alunos e valorizando as vivências que eles trazem para a escola.

Intertextualidade e paródia no mito de Odisseu e Penélope
Língua Portuguesa e Literatura

Em seu livro The Penelopiad, Margaret Atwood apropria-se do mito de Penélope e Odisseu e o reinventa, questionando a teoria do culto da deusa proposta pelo antropólogo Robert Graves; quem narra a história é Penélope.

Epigenética e os transtornos do desenvolvimento
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A compreensão dos processos de formação dos transtornos do desenvolvimento vem despertando cada vez mais o interesse em novas pesquisas. Um desses campos pesquisados é a Epigenética, que se refere a todas as transformações reversíveis e herdáveis no genoma funcional, gerando ferramentas podem favorecer a prevenção e o tratamento de diversos transtornos do desenvolvimento e diferentes doenças

A ação docente frente à inclusão das tecnologias assistivas no espaço escolar
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

As tecnologias assistivas contribuem fortemente para o sucesso da inserção do aluno surdocego no ensino regular, mas é necessária a participação do professor regente e do professor instrutor mediador, em parceria, para que os melhores resultados sejam alcançados.

Introduzindo o estudo da Astrobiologia em colégio da rede estadual do Rio de Janeiro: uma experiência no âmbito do Proemi
Biologia e Biociências, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A Astrobiologia é a ciência que estuda a origem, distribuição, evolução e futuro do universo; ela estimula a curiosidade dos alunos, porém ainda é utilizada de maneira muito limitada pela maioria das escolas. O estudo da Astronomia foi incorporado ao currículo mínimo de Física em 2012. O objetivo deste trabalho foi introduzir o ensino de Astrobiologia em turmas do 1° ano do Ensino Médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Os 47 alunos participantes são do 1° ano do Ensino Médio do município de Nova Friburgo, de 14 e 15 anos, de ambos os sexos, de duas turmas do Proemi (Programa de Ensino Médio Inovador).