Biblioteca
Filtrar os artigos
Os desafios no processo de alfabetização de surdos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresAlfabetizar é um dos processos mais marcantes na Educação Básica; alfabetizar uma criança surda é mais marcante ainda, porque ela confirma o bilinguismo que deverá vivenciar sempre, combinando Libras e a língua portuguesa. Por isso é essencial a qualidade da formação de docentes e profissionais para atender a essas pessoas.
Construindo abayomi e fortalecendo a identidade cultural
Cidadania e ComportamentoCom base na lei que tornou obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira, uma sequência didática foi desenvolvida em uma escola da Paraíba para trabalhar esse tema com alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.
Promovendo ensino com investigação: aulas práticas de Ciências usando avaliações microscópicas do sêmen
Biologia e BiociênciasO sêmen pode ser um ótimo material para aulas práticas de laboratório de Ciências, pois, além de estudar os aspectos práticos e fisiológicos dele, permite que outros temas como genética e educação sexual sejam discutidos em sala.
Uma reflexão sobre o ensino de combinatória usando modelagem matemática
MatemáticaUm caminho alternativo para o ensino de combinatória no Ensino Médio sugere o uso da modelagem matemática, pois gera vantagens no processo de resolução. Entretanto, isso requer a formalização de alguns elementos teóricos.
Ensinando produtos notáveis para alunos com comprometimentos visuais
MatemáticaEste relato apresenta uma iniciativa inclusiva de estágio supervisionado da UNIRIO em parceria com o IBC. Desenvolveu-se uma pesquisa voltada para as características de aprendizagem de alunos com deficiência visual, resultando numa proposta para o ensino de produtos notáveis utilizando materiais adaptados.
A narrativa da história de vida de um aluno cego, estudante de Licenciatura em Matemática no IFMG-SJE
MatemáticaComo se dá a inclusão de alunos cegos nas aulas de Matemática? Este estudo envolveu um aluno cego experiente no uso do soroban e acadêmico do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista. Foi feita com ele uma entrevista semiestruturada, a fim de conhecer sua história de vida, sua trajetória escolar, os desafios da inclusão e a opção pelo curso superior.
A formação do tutor de matemática
MatemáticaA democratização do acesso à internet de banda larga permitiu maior comunicação e alcance das informações socialmente produzidas. Na Educação, houve a ressignificação das estratégias de Educação a Distância adotadas, o que promoveu a alteração nas relações do processo de ensino-aprendizagem.
Utilizando o software GeoGebra como ferramenta para o ensino da Trigonometria
MatemáticaUma forma de orientar os docentes para a integração dos recursos tecnológicos na prática pedagógica pode ser por meio de cursos de formação continuada. Um bom exemplo pode ser a utilização do software GeoGebra.
Iniciação científica júnior: resultados de uma pesquisa sobre a gestão da sala de aula
Formação de ProfessoresUma pesquisa sobre gestão da sala de aula e das matérias foi feita com alunos do Ensino Médio para avaliação dos docentes de uma escola pública do Paraná, sob orientação de professores da Universidade Estadual de Londrina, numa atividade que visava também colaborar para a iniciação científica de alunos do Ensino Médio
Jesuítas na educação brasileira: dos objetivos e métodos até a sua expulsão
HistóriaNeste texto são avaliadas as principais contribuições dos jesuítas no campo educacional no Brasil Colônia, partindo de dois aspectos curriculares de ensino: objetivo e metodologia. Pretende também apresentar os motivos que fizeram os jesuítas serem expulsos daqui e o interesse do primeiro-ministro português, Marquês de Pombal, com essa expulsão.