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A leitura e a escrita na promoção da cidadania: uma experiência da Biblioteca do IFRO/RO no Abrigo de Menores de Ji-Paraná
Cidadania e ComportamentoEste trabalho relata as ações do Projeto Leitura Cidadã desenvolvidas pela biblioteca do Instituto Federal de Educação de Rondônia, que envolveu crianças em situação de vulnerabilidade social acolhidas no Abrigo Municipal de Crianças e Adolescentes de Ji-Paraná/Rondônia. O objetivo principal foi promover ações de estímulo à leitura com o intuito de contribuir para fortalecer a cidadania e a autonomia daqueles menores. Foram desenvolvidas atividades como Hora do conto, Leitura compartilhada e Produção de textos, dentre outras.
Escola sem Partido: há interferência na autonomia do professor?
Formação de Professores e Política EducacionalO projeto de lei da Escola sem Partido propõe “neutralidade política e ideológica” do professor. Entretanto, ao colocar o estudante como elo mais fraco do processo de ensino e aprendizagem e sugerir o impedimento de análises da realidade do aluno, da escola e da sociedade, o projeto fere a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Avaliação escolar como prática mediadora
Avaliação e Formação de ProfessoresA avaliação escolar é capaz de avaliar formalmente e proporcionar condições que levem a uma aprendizagem significativa ou simplesmente é usada como mero instrumento de verificação? Para responder à questão, este artigo se caracteriza como pesquisa teórica, utilizando a metodologia bibliográfica baseada em autores como Hoffmann, Luckesi, Libâneo, Moretto e Perreneoud.
Contação de histórias como prática pedagógica na formação de leitores/escritores na metodologia sociointeracionista
Língua Portuguesa e LiteraturaUma investigação realizada em uma escola particular em Seropédica-RJ traz resultados sobre a prática pedagógica sociointeracionista, a fim de verificar a ação pedagógica dos professores e os resultados obtidos com a contação de histórias. Notou-se que as narrativas trabalhadas na escola nesse período tornaram-se efetivas para facilitar situações desafiadoras, como aguçadoras de curiosidades, construtoras de pensamento crítico, estimuladoras de leitores e fortalecedoras de vínculos sociais, educativos e afetivos.
Clube de Compras Dallas: um filme para discussão de múltiplos temas
Biologia e Biociências, Cinema, Teatro e TV e Outras Mais EspecíficasA exibição de filmes para trabalhar conteúdos ainda não é muito comum, apesar de ser um recurso que explora diversas formas de linguagem e que expressa práticas sociais, sentimentos comuns aos alunos, sendo um veículo de difusão de informações. Neste caso, uma pesquisa feita após a exibição mostrou que os alunos se motivam com essa prática.
Percepções no estágio supervisionado de Educação de Jovens e Adultos: vivências na formação docente
Formação de ProfessoresO estágio supervisionado é uma das atividades essenciais na formação do pedagogo, pois busca contextualizar a prática e contribui para a análise das situações vividas pelo futuro educador. A Educação de Jovens e Adultos é um dos espaços onde esses estudantes desenvolvem sua capacidade de participação social e de reinventar seu mundo. A combinação desses dois elementos (estágio e EJA) pode levar a excelentes experiências.
A Arte aplicada ao ensino de Biologia: confecção de modelos didáticos de microrganismos
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaUma atividade que uniu Biologia, Artes e Língua Francesa desenvolveu habilidades manuais e despertou o interesse dos alunos pela modelagem, além de contribuir para aprimorar os conhecimentos sobre microrganismos.
Livro analisa como a gamificação pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem na escola, especialmente em História
Matemática e Outras Mais EspecíficasEstá sendo lançado um livro que discute os games como ferramenta de motivação para a aprendizagem escolar, em função de sua prática provocar mudanças na prática docente. Não são “receitas de bolo”, mas indicações de possibilidades de ações em sala de aula que afetam o espaço escolar.
Livros de colaborador da revista Educação Pública são lançados por editora da Alemanha
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Outras Mais EspecíficasDois livros de Marcelo Bittencourt Jardim, colaborador da revista Educação Pública, são lançados na Alemanha; tratam de assuntos relacionados à Educação Física e à Psicomotricidade: como afetam as atividades da Educação Especial e como se dá a formação e qual o perfil do atleta de futebol profissional.
Dinâmicas de grupo em aulas de Arte
Formação de ProfessoresA utilização de dinâmicas de grupo nas aulas pode servir para a integração dos alunos – especialmente no início do ano letivo –, mas exige atenção da liderança da atividade, para que sejam atingidos os objetivos pedagógicos desejados sem ultrapassar limites do grupo, que devem ser respeitados.