Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Relações raciais no cotidiano escolar: pela manutenção da consciência negra para além do 20 de novembro
Formação de Professores

O Dia da Consciência Negra (20 de novembro) é uma data simbólica que marca a valia daquele povo para a construção da História brasileira; a desigualdade social que vivemos faz com que não se respeitem os aspectos inerentes à diversidade.

Desafios da educação e o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem na sociedade da informação
Computação e Tecnologias

Na sociedade do conhecimento, é fundamental que o professor esteja preparado para atuar como mediador pedagógico, não aceitando mais o papel de única fonte de informação para o aluno, que tem acesso a diversos recursos tecnológicos.

Diálogo na educação popular e na educação ao longo da vida
Formação de Professores

A educação popular proposta por Paulo Freire, voltada ao diálogo e à libertação, pode se aproximar da educação ao longo da vida, desde que esta não atenda aos interesses dos empresários que pretendem apenas obter mão de obra barata e acrítica.

O uso de tecnologias no ensino do Teorema de Pitágoras
Matemática

O Teorema de Pitágoras é um dos assuntos mais importantes a serem trabalhados na Matemática. E há várias formas de estudá-lo de maneira que o aluno se envolva e busque soluções para explicá-lo.

Funções psicomotoras de crianças que residem em lugares de vulnerabilidade social: um relato de experiência
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A partir de atividades realizadas com crianças em programas sociais em Niterói, é possível diagnosticar que problemas psicomotores influenciam sua participação nelas e suas outras práticas e podem prejudicar seu desenvolvimento.

ProEMI – Proposta de Inovação, Integração e Interdisciplinaridade – Análise de uma experiência realizada numa escola estadual
História

Um projeto de interdisciplinaridade no âmbito do ProEMI levou alunos de Cabedelo a visitar outras cidades da Paraíba e estudar Literatura, Artes, História e Geografia daquele estado.

Carbono: fundamental para a vida
Química

No ecossistema do planeta Terra, o carbono é um dos componentes essenciais para a formação dos compostos orgânicos, como lipídios, proteínas e DNA, entre outras substâncias.

Lições do passado, desafios do presente: apontamentos sobre Problemas da Literatura Infantil
Língua Portuguesa e Literatura

Por ser uma forma eficiente de aprendizagem, dificilmente um estudante terá bom desempenho se não souber interpretar um texto. Por isso é importante e atual ouvir os conselhos de Cecília Meireles para motivar os estudantes nas habilidades da leitura.

A aula de campo como instrumento facilitador da aprendizagem em Geografia no Ensino Fundamental
Geografia

A realização de aulas de campo possibilita que os alunos relacionem a teoria, vista em sala de aula, à prática que é descoberta nessas atividades. Uma experiência na Paraíba mostra que essas práticas fora dos muros da sala de aula são um instrumento eficiente e proveitoso.