Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


A inaplicabilidade de políticas educacionais para Surdos(as)
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A escola precisa adaptar-se às novas realidades sociais, é sabido; é preciso, também, que as políticas educacionais que atendem a deficientes (neste caso, especificamente os surdos) sejam realmente cumpridas, ou seja, as leis têm que sair do papel.

Desafios e possibilidades no processo de avaliação do(a) aluno(a) surdo(a)
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Os processos de avaliação escolar são diversos e assunto de vários livros e debates; no caso de alunos surdos essa discussão é mais complexa ainda, pois deve considerar os aspectos da deficiência, privilegiando características visuais.

Gamificação e adolescente: outra Psicopedagogia
Formação de Professores

A prática de jogos é característica do ser humano; ao ser empregada em atividades educacionais, a gamificação tem diversos objetivos, aproveitando algumas de suas características motivacionais para facilitar e desenvolver a aprendizagem.

Da cozinha à praia: uma experiência interdisciplinar
Formação de Professores

Uma atividade interdisciplinar envolvendo alimentação abordou, de forma lúdica e agradável, assuntos de Ciências da Natureza, Matemática, Língua Francesa, Biologia, Química e Educação Física, com conclusão em um piquenique na praia.

Jogos didáticos para o ensino de Ciências
Formação de Professores

A criação e produção de jogos voltados para o ensino de Ciências certamente contribuem para o desenvolvimento de todos os atores do processo educacional, pois os alunos têm mais interesse e motivação em aprender e os licenciandos que elaboram os jogos precisam conhecer e empregar técnicas que levem ao envolvimento dos alunos.

Programa SESI Matemática: ressignificando o contexto do ensino da Matemática na EJA
Matemática

Pesquisa realizada na Escola Sesi Laranjeiras, como trabalho de conclusão do Curso de Especialização Tecnologias em Educação, pela PUC-Rio revisita os teóricos e analisa os resultados obtidos na pesquisa Ressignificando o programa Sesi Matemática no contexto da EJA.

Práticas matemáticas em sala de recursos multifuncional
Matemática

Existe uma preocupação das instituições de ensino em como fazer a inclusão de forma exitosa. O presente trabalho é a apresentação de seis atividades realizadas nos projetos de Extensão e de Iniciação à Docência, na sala de recursos multifuncional (SEM) do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira.

"Ainda bem que você postou, me deu mais segurança"
Matemática

Reflexões sobre formação continuada de professores de Matemática são registradas em um fórum de discussão sobre o tema e mostram como esse espaço de interação social possui grande potencial de levar os participantes a repensar suas práticas pedagógicas e sanar lacunas em suas formações.

Divulgação científica na escola: o Projeto Jovens Talentos da Ciência
Física

A realização de projetos de divulgação científica nas escolas exige que a comunidade escolar esteja convencida de sua importância, pois para o sucesso deve haver a colaboração de gestores, professores, alunos e comunidade. Em compensação, esses projetos tornam o aluno protagonista no processo de ensino e aprendizagem.

Formação continuada de professores para a integração dos tablets no ensino da Matemática
Matemática

Uma pesquisa-ação buscou investigar as contribuições de um curso de formação continuada para professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental com foco na integração de tablets na prática pedagógica da Matemática.