Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Estrangeira; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
A importância da Literatura Visual no processo de ensino-aprendizagem do(a) aluno(a) surdo(a)
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

A Literatura Visual, em que predominam imagens estáticas ou dinâmicas, é de grande valia para a formação dos Surdos. A legislação prevê a inclusão dessas crianças e jovens com a oferta de educação bilíngue, em Libras e na modalidade escrita da língua portuguesa. Alguns escritores surdos já vêm se destacando.

A leitura e a escrita na promoção da cidadania: uma experiência da Biblioteca do IFRO/RO no Abrigo de Menores de Ji-Paraná
Cidadania e Comportamento

Este trabalho relata as ações do Projeto Leitura Cidadã desenvolvidas pela biblioteca do Instituto Federal de Educação de Rondônia, que envolveu crianças em situação de vulnerabilidade social acolhidas no Abrigo Municipal de Crianças e Adolescentes de Ji-Paraná/Rondônia. O objetivo principal foi promover ações de estímulo à leitura com o intuito de contribuir para fortalecer a cidadania e a autonomia daqueles menores. Foram desenvolvidas atividades como Hora do conto, Leitura compartilhada e Produção de textos, dentre outras.

Contação de histórias como prática pedagógica na formação de leitores/escritores na metodologia sociointeracionista
Língua Portuguesa e Literatura

Uma investigação realizada em uma escola particular em Seropédica-RJ traz resultados sobre a prática pedagógica sociointeracionista, a fim de verificar a ação pedagógica dos professores e os resultados obtidos com a contação de histórias. Notou-se que as narrativas trabalhadas na escola nesse período tornaram-se efetivas para facilitar situações desafiadoras, como aguçadoras de curiosidades, construtoras de pensamento crítico, estimuladoras de leitores e fortalecedoras de vínculos sociais, educativos e afetivos.

Clube de Compras Dallas: um filme para discussão de múltiplos temas
Biologia e Biociências, Cinema, Teatro e TV e Outras Mais Específicas

A exibição de filmes para trabalhar conteúdos ainda não é muito comum, apesar de ser um recurso que explora diversas formas de linguagem e que expressa práticas sociais, sentimentos comuns aos alunos, sendo um veículo de difusão de informações. Neste caso, uma pesquisa feita após a exibição mostrou que os alunos se motivam com essa prática.

Livro analisa como a gamificação pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem na escola, especialmente em História
Matemática e Outras Mais Específicas

Está sendo lançado um livro que discute os games como ferramenta de motivação para a aprendizagem escolar, em função de sua prática provocar mudanças na prática docente. Não são “receitas de bolo”, mas indicações de possibilidades de ações em sala de aula que afetam o espaço escolar.

Livros de colaborador da revista Educação Pública são lançados por editora da Alemanha
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Outras Mais Específicas

Dois livros de Marcelo Bittencourt Jardim, colaborador da revista Educação Pública, são lançados na Alemanha; tratam de assuntos relacionados à Educação Física e à Psicomotricidade: como afetam as atividades da Educação Especial e como se dá a formação e qual o perfil do atleta de futebol profissional.

Prática docente: experiências e reflexões
Educação Artística

O profissional deve sempre refletir sobre sua prática; é na relação entre teoria e prática que se dá o crescimento, em especial na atividade docente. A prática artística influencia sobremaneira a prática de sala de aula em Artes.

Cidadania como devir: Estado x escola x criança
Cidadania e Comportamento

A educação é reconhecida pelo Estado como um direito das pessoas, para que sejam cidadãs com direitos e deveres e que possam conviver civilizadamente em sociedade; para isso deve proporcionar espaços, materiais e profissionais que efetuem essa tarefa.

Construindo abayomi e fortalecendo a identidade cultural
Cidadania e Comportamento

Com base na lei que tornou obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira, uma sequência didática foi desenvolvida em uma escola da Paraíba para trabalhar esse tema com alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.

Qual é o meu lugar? a busca feminina pela inserção profissional, educacional e reconhecimento social
Cidadania e Comportamento

O papel da mulher na sociedade vem crescendo nos últimos séculos, deixando de ser aquela responsável unicamente pelo lar e ganhando participação nas esferas educacionais e econômicas, ainda que continue a haver algum tipo de discriminação.