Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Farmácia; Nutrição e Alimentos; Saúde
Limpar filtros
O papel do professor como agente transformador da educação em meio à pandemia da covid-19
Saúde e Educação a Distância

O presente artigo se desenvolveu através de pesquisas em que foram consultadas referências bibliográficas, a partir da abordagem qualitativa, na área da Educação objetivando o crescimento do conhecimento sobre o papel do professor na época de pandemia da covid-19, analisando a responsabilidade do educador da atualidade ao criar estratégias para estabelecer o equilíbrio entre a inovação e o tradicional na contemporaneidade. Verifica-se que as transformações determinadas pelo contexto sócio-histórico convidam a uma revisão e atualização de vários princípios, abordagens e modelos, inclusive pedagógicos.

Green Day: o despertar da consciência ambiental no CEFET/RJ - câmpus Maria da Graça
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Química, Geografia e Vivências de Sala de Aula

Pensar Educação Ambiental em um país como o Brasil é uma atividade complexa. Trazer à luz do conhecimento os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) é atividade imperativa, pois tais objetivos impactam diretamente a qualidade de vida das pessoas. Estão relacionados e correlacionados a temas que são indissociáveis, como saúde, meio ambiente e gênero. Dessa forma, anualmente, desde 2016, temos desenvolvido um trabalho que engloba toda a comunidade escolar de forma a conscientizar e sensibilizar para o tema da Educação Ambiental, seguindo os preceitos da Agenda 2030.

As Oficinas Dialógicas de Linguagem Musical como forma de promoção da saúde na Comunidade da Maré
Saúde e Música

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os dados sobre uma pesquisa desenvolvida a partir da Art-Based Research (ABR) como potencialidade na articulação entre arte e ciência com moradores do Complexo da Maré. Na primeira parte, abordamos o referencial teórico adotado na pesquisa referente à linha de pesquisa Ciência e Arte no mestrado em Ensino em Biociências em Saúde no Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz, enquanto na segunda descrevemos a metodologia ABR, assim como o detalhamento do cenário de pesquisa. Ao final, trazemos análises de conversas feitas com quatro participantes de cada oficina.

O professor e as potencialidades do aluno com dislexia
Saúde, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

A produção científica sobre dislexia tem sido bastante ampliada no cenário educacional brasileiro, tendo apontado diferentes aspectos que merecem uma análise mais acurada. Dentre os aspectos que se sobressaem nessas produções, relevamos o papel do professor e as potencialidades do aluno com dislexia, a fim de buscar respostas à seguinte problematização: Quais as orientações didáticas de que o professor pode fazer uso no despertar das potencialidades do aluno com dislexia no contexto escolar? Para tanto, faz-se necessária uma reflexão acerca do tema dislexia, a fim de dar suporte ao professor sobre como diagnosticar e como saber lidar com alunos com dislexia no contexto escolar.

A inserção de temas transversais no ensino: saneamento básico e saúde
Saúde e Formação de Professores

As questões sobre saúde e meio ambiente estão cada vez mais presentes nos currículos, são múltiplas as possibilidades de aproveitamento e inserção dentro dos planejamentos pedagógicos. Abordar temas transversais potencializa questões que vão além do nosso espaço como educadores, pois se trata de problemas sociais e não apenas de conteúdos disciplinares. Contudo, o objetivo deste estudo é ressaltar a importância da inserção dos temas transversais no ensino, utilizando, para tanto, o tema saneamento básico e saúde como premissa para a construção de conhecimento e prática social.

Efeitos da dança nos aspectos biopsicossociais: uma revisão sistemática
Saúde, Dança e Educação Física

A presente investigação teve como objetivo conhecer os efeitos da dança nos aspectos biopsicossociais de seus praticantes. A dança começa a ter visibilidade por seu benefício para a melhoria da qualidade de vida. Ainda assim, a produção bibliográfica é pequena, se comparada com outras áreas de desporto. Conclui-se que, apesar de a dança ter enorme potencial, haja vista a integração corpo/mente possibilitada pelo movimento corporal e pelo envolvimento musical (ondas mentais), infelizmente ainda não conquistou o devido espaço de valorização na sociedade em geral, bem como nas práticas escolares.

Educação Física Inclusiva e autismo: uma revisão sistemática de literatura
Saúde, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Educação Física e Política Educacional

Vivemos atualmente um momento muito intenso pelos direitos de pessoas com autismo incluso em grupos minoritários até então excluídos de nossa sociedade. Esse grupo de pessoas busca por meio de movimentos de inclusão social a garantia de equiparação de oportunidades para pessoas com o espectro autista. O estudo foi dividido em duas etapas: a primeira consistiu na procura dos descritores e fatos relacionados à Educação Física e seu papel no controle e tratamento do autismo e a segunda em torno dos fatos históricos sobre a Educação Física e o Autismo em periódicos online existentes nas bases de dados da SciELO, Lilacs e o Google Acadêmico, no período de dezembro de 2018 a maio de 2019.

Histórias em quadrinhos como recursos para a aprendizagem em Parasitologia
Zoologia, Saúde, Biologia e Biociências, Comunicação, Vivências de Sala de Aula e Política Cultural

As histórias em quadrinhos podem ser de grande importância para iniciar a criança no caminho que leva à consolidação da prática e do prazer de ler. Acredita-se que os quadrinhos são meios de comunicação essenciais no alcance e sensibilização das populações, em especial as mais jovens, e produzem ganhos significativos na mentalidade coletiva utilizando a transposição lúdica de conhecimentos, em um exercício pedagógico libertador. Quando bem exploradas, as HQs têm potencial para transmissão de mensagens e servir de intermediário para abordar conceitos como o ensino de parasitoses, prevenção e a relação entre os parasitos e o meio ambiente.

Criando possibilidades em tempos de covid-19
Saúde, Psicologia e Instituição Escola

Este é o relato de uma atividade exploratória realizada com professoras de uma escola de Educação Básica no período de isolamento social determinado pela pandemia da covid-19. A partir dos resultados de um questionário respondido por elas sobre os períodos antes e durante a pandemia, foi realizada uma conversa na qual foram compartilhadas as respostas e oferecidas orientações sobre manejo emocional, além de uma técnica para pensar respostas mais adequadas ao momento. As professoras avaliaram que a atividade trouxe contribuições e indicaram outros assuntos a serem trabalhados.

Professores da Educação Infantil e a triagem auditiva na escola
Saúde

A disciplina Fonoaudiologia Educacional visa fomentar a prática fonoaudiológica na escola por meio de práticas sobre promoção de saúde e inclusão. Este relato se deu a partir da capacitação realizada pelas acadêmicas de Fonoaudiologia do 4º período ao corpo docente da EMEI Gameleira, em Belo Horizonte/MG, quanto ao uso e implantação do Instrumento de Triagem Auditiva Infantil, que consiste num material para a promoção de saúde no ambiente escolar com o objetivo de identificar precocemente crianças susceptíveis a apresentar alterações auditivas, visando minimizar os danos causados pela perda auditiva na primeira infância.