Biblioteca
Filtrar os artigos
A importância dos estudos de Psicologia para detectar transtornos que causam efeitos negativos na aprendizagem e no convívio escolar dos discentes
Psicologia, Formação de Professores e Instituição EscolaA Psicologia pode contribuir com a escola, sendo útil para educadores detectarem problemas psicológicos que atrapalhem o processo de aprendizagem dos discentes na sala de aula. O estudo realizado sintetiza informações sobre a influência que distúrbios psicológicos podem causar aos alunos, baseando-se na revisão de literaturas e na experiência de pesquisa dos autores. Neste ensaio, demonstra-se como a Psicologia pode ser utilizada para que professores possam distinguir problemas causados por aspectos externos e internos, contribuindo para a tomada de melhores atitudes para resolver problemas que possam aparecer na escola.
Escola e afetos: o “esperançar” como ação pedagógica em uma favela do Rio de Janeiro
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste artigo compartilha uma teia de experiências desenvolvida através do projeto Conhecendo Nossas Raízes e Descobrindo Nossas Identidades, que foi realizado na turma 1203 de uma escola municipal do Rio de Janeiro localizada no bairro Maré. O projeto buscou instigar reflexões que apontam a importância do caminhar como processo de construção, principalmente nos contextos periféricos. Nele foram abordados os contextos históricos, culturais e territoriais nos quais os estudantes da escola estão inseridos; a partir daí foi possível desvendar outras Marés. O projeto ganhou forma e ampliou-se numa construção coletiva.
Os impactos da docência na saúde física e mental dos profissionais da Educação Básica no cenário pós-pandêmico
SaúdeEsta pesquisa objetivou mensurar os impactos da covid-19 na saúde física e mental dos profissionais da Educação Básica. A pesquisa foi realizada no município de Valparaíso/GO. A intenção é perceber quais fatores mais afetaram a saúde do profissional, refletindo-se tanto no físico como no emocional diante do isolamento e do distanciamento social. Para a realização do estudo, foi adotado o método quali-quantitativo, por meio de uma pesquisa exploratória. Foi aplicado um questionário com doze questões a um contingente amostral de 691 profissionais, abordando temas sobre a saúde antes e depois de ingressarem na docência.
Projeto Práticas de Leitura e Escrita
Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas e Política EducacionalO presente projeto trata dos métodos desenvolvidos no segundo semestre do ano de 2021 na Escola São Francisco, na zona rural do município de Cáceres/MT, especialmente com a turma multisseriada de 2º e 3º anos, promovendo o sistema gráfico da escrita, ligados à ênfase entre as práticas sociais de leitura e escrita, que são trabalhadas simultaneamente, com o objetivo de desenvolver atividades diferenciadas, a fim de resgatar o ensino-aprendizagem das crianças que muitas vezes se encontram desmotivadas com a falta do acesso à escola, devido à pandemia.
Cultura livre e ensino de línguas
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua EstrangeiraEste artigo resenha a tese de doutorado de Rômulo Francisco de Souza, “Implicações do uso de material didático virtual livre em contexto formal de ensino-aprendizagem de italiano como LE/L2: a perspectiva dos problemas de ensino”. Ela trata do uso de materiais didáticos livres no ensino de língua estrangeira, fazendo relação com a perspectiva pós-método e com a cultura livre. O trabalho foi defendido no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da FFLCH da Universidade de São Paulo, em 2014, publicado como livro em 2016, pela Edusp.
A produção escrita discente sob uma perspectiva fonético-fonológica
Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo versa sobre a necessidade de buscar ampliação e aprimoramento da formação docente em relação aos conhecimentos fonético-fonológicos, entendidos como de grande relevância para análise, identificação, entendimento e intervenção nos desvios em produções escritas de alunos da Educação Básica, a fim de que a aquisição da norma padrão pelos discentes se torne uma realidade possível e concreta. Afinal, são recorrentes os registros da sensação de impotência, por parte de professores, ante o baixo índice de proficiência dos alunos em produção de textos.
Tecnologias educacionais e divulgação científica no ensino de Ciências: desenvolvimento e usabilidade do aplicativo CiênciaGO
Biologia e Biociências, Física e QuímicaDiante das constantes negações à ciência, atualmente a divulgação científica é cada vez mais necessária e o ambiente educacional é um forte apoio a essa divulgação. Dessa forma, faz-se necessário emancipar o estudante quanto à sua formação científica também no ambiente virtual. Assim, foi desenvolvido um aplicativo de divulgação científica chamado CiênciaGO. Seu uso foi avaliado por professores de Ciências do Ensino Médio de Picos/PI, e os resultados mostram que é necessária uma prática de divulgação científica aliada a uma maior contextualização dos conceitos sobre a qual o professor posiciona-se como mediador entre o estudante e o conhecimento.
O Proeja no CEJA Licínio Monteiro, na perspectiva de inclusão social
Outras Mais EspecíficasO texto tem como objetivo refletir sobre o curso de Administração no Proeja do CEJA Licínio Monteiro da Silva, em Várzea Grande/MT, uma proposta de Educação Profissional Técnica integrada ao Ensino Médio de Educação de Jovens e Adultos. O Proeja concebe as diversidades presentes no público-alvo integrando os conhecimentos que dizem respeito à área profissional e à área de formação geral, aliando a formação humanista à formação técnica, sendo imprescindível ao professor compreender as especificidades que demandam do corpo teórico-metodológico, com uma identidade própria.
A poética na loucura do dançar: um olhar sensível sob uma ação educativo-crítica
DançaAo longo do tempo, cada vez mais é necessário refletir sobre a dança nos seus variados contextos históricos e culturais. Analisando a dança como linguagem de expressão humana, debruçamos em seu processo de ensino e aprendizado, pelo qual não é possível dissociá-lo da construção artístico-coreográfica, das manifestações performáticas ou terapêuticas, uma vez que esse processamento acontece nas múltiplas formas para se expressar através dela. Além de trazer ao corpo e pelo corpo a construção de saberes e de conhecimentos, a dança algumas vezes toca em áreas mais profundas do ser humano.
Ensino remoto: contextualização do bioma Caatinga a partir dos jogos didáticos
Ecologia e Meio AmbienteA Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro. Do ponto de vista científico, esse bioma é pouco conhecido na América do Sul, o que pode resultar em sua desvalorização. Assim, em torno desse ecossistema há inúmeros estereótipos, sendo o principal deles o de que a Caatinga é pobre em biodiversidade. Dessa forma, o domínio morfoclimático é pouco reconhecido e soma-se ao fato de que muitos professores e os livros didáticos abordam o bioma sem destacar as suas potencialidades. Nesse aspecto, os jogos didáticos representam uma alternativa viável para proporcionar essa compreensão da biodiversidade e da valorização do bioma, já que é possível trabalhar os aspectos educativo e lúdico.