Edição V. 21, Ed. 12 - 06/04/2021

O seu silêncio também machuca!

Educação Infantil e Formação de Professores

O racismo é uma condição real na nossa sociedade, e todos os educadores devem adotar práticas que garantam a igualdade racial. O racismo é uma agressão social em todas as idades, porém muito mais marcante na infância. Nas escolas e creches, é preciso prevenir atitudes racistas destacando a diversidade humana em cartazes, pinturas, objetos e textos, de modo que as crianças se sintam contempladas, reconhecidas e valorizadas em suas características e possam se desenvolver. O relato apresentado aqui é mais um exemplo.

Leia este artigo

Divisão com material concreto: proposta para os anos iniciais e reforço escolar

Matemática e Vivências de Sala de Aula

O presente artigo busca refletir sobre os aspectos do ensino da divisão e sua complexidade abstrativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental; sua aplicação ocorreu em turma de 4º ano regular em escola pública da periferia do Rio de Janeiro. A atividade realizada, voltada a desenvolver aspectos da divisão, mostrou-se favorável e satisfatória, haja vista sua aplicabilidade e maneabilidade, já que é confeccionada a partir de material de baixo custo (impressão em papel). A progressão da aprendizagem foi notória, com sucesso na aprendizagem do objeto em estudo, propiciando aprendizagem significativa e efetiva no que se propunha.

Leia este artigo

Avaliação da aprendizagem e a Educação a Distância: um estudo quanto às necessidades de novas formas avaliativas

Física, Avaliação e Educação a Distância

Este artigo evidencia o processo de avaliação da disciplina de Física, com ênfase na Educação a Distância, necessária devido à pandemia de coronavírus neste momento. Diante disso, este trabalho tem como objetivo geral analisar a necessidade de uma avaliação diferenciada a ser desenvolvida ao longo do processo de ensino. O método escolhido para o estudo foi a pesquisa bibliográfica. O resultado obtido foi a proposta de um plano de avaliação formativa com uso de recursos externos às salas de aula.

Leia este artigo

Qualificação do trabalho e políticas públicas de potencialização humana

Direito, História da Educação e Política Educacional

Este artigo busca trazer os ordenamentos, decretos e as políticas públicas do Estado brasileiro que objetivam a propugnar o Ensino Profissional integralizado e técnico para o estudante e para o trabalhador no mutável e histórico mercado de trabalho, além de análises críticas e técnicas sobre a sua efetividade e sua progressão até os dias atuais. Acrescentem-se a isso reflexões e apontamentos das novas tecnologias que surgem via Indústria 4.0, trazendo a necessidade urgente da qualificação do trabalho humano, como forma de garantir sua sobrevivência e sua cidadania.

Leia este artigo

A importância e os desafios do método ABA para a inclusão de crianças autistas na rede regular de ensino

Educação Especial e Inclusiva

A presente pesquisa tem o objetivo de analisar a importância e os desafios da utilização do método ABA na inclusão de crianças autistas na rede regular de ensino, compreender a utilização deste método e seus processos de desenvolvimento e definir a origem e o conceito do termo autista por meio da metodologia de pesquisa bibliográfica através da análise e reflexões de diferentes autores. Dessa forma, inicialmente serão abordados a origem e os conceitos do termo autista; em seguida, será apresentada a análise da importância e dos desafios da aplicação do método ABA, assim como seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, será observada a relevância desse método para a inclusão de crianças autistas e para seu desenvolvimento integral visando maior autonomia para atuar no seu meio.

Leia este artigo

Divulgação científica no Ensino Médio: experimentação utilizando argilas modificadas

Química

Este estudo visa demonstrar para alunos do Ensino Médio os conceitos, a contextualização e a importância ambiental da remoção de corantes em água por meio de argilas modificadas. O trabalho foi realizado em escola pública na cidade de Anápolis/GO com uma turma do 2º ano. Foram aplicados dois questionários. Os resultados e análises do questionário inicial se mostraram preocupantes, principalmente quando relacionados aos conteúdos de Química. Entretanto, no decorrer das aulas, os alunos mostraram interesse e progresso significativos. Os resultados do questionário final foram alentadores, demonstrando que esse tipo de abordagem pode ser promissor.

Leia este artigo

Grupo de estudo on-line apoiado nas TDIC: ações educacionais remotas em tempos de pandemia

Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho visa apresentar a importância e as contribuições da integração dos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas, tendo como foco a utilização de grupo de estudo on-line apoiado pelas TDIC. A metodologia utilizada para a construção do trabalho foi a revisão de periódicos publicados com essa temática. O cenário de pesquisa é o atual momento de pandemia em que se encontra a sociedade. Como resultado da pesquisa, tem-se a utilização dos grupos de estudos como solução para as aulas virtuais, em que os alunos puderam atuar de forma autônoma, mas mediados pelos docentes. Assim, pode-se concluir que as tecnologias não podem mais ser ignoradas no cenário educacional, pois deram o suporte para superar as barreiras encontradas neste momento de pandemia.

Leia este artigo

A pandemia e o ensino de Ciências Sociais: Uma experiência de implementação das atividades remotas da disciplina de Sociologia em uma escola pública do interior baiano

Sociologia e Instituição Escola

A pandemia desencadeada pela covid-19 evidenciou as desigualdades que estruturam as relações sociais no Brasil. Sem preparo prévio, professores e estudantes foram obrigados a se adaptar a uma nova realidade educacional. Este artigo parte desse contexto e visa analisar uma experiência de implementação de atividades remotas emergenciais em Sociologia nas turmas de Ensino Médio de uma escola pública do interior baiano. As análises concluíram que as metodologias remotas foram ineficazes para atender as demandas estudantis e apontaram para a necessidade de as Ciências Sociais publicizarem suas metodologias investigativas para serem reconhecidas como área fundamental para compreender fenômenos sociais como a pandemia.

Leia este artigo

Para além dos textos: “E pelos contos e encantos vou me construindo...” - Da Educação Socioemocional às neurociências na sala de aula infantil

Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

Este é um relato de experiência dirigida a crianças de dois a seis anos de idade durante o projeto E pelos Contos e Encantos Vou me Construindo, num espaço de desenvolvimento infantil público no município do Rio de Janeiro, em que uma atividade lúdica e prazerosa que, praticamente sem recursos materiais, possibilitou trabalhar funções executivas e habilidades socioemocionais e psicomotoras; além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e linguísticas, a atividade foi ótimo recurso na verificação de crianças que não estavam acompanhando a turma e o esperado para a faixa etária; destaca-se o alcance da adaptação para aulas online e adequação ao protocolo de segurança para o distanciamento nas aulas presenciais.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco