Edição V. 21, Ed. 30 - 10/08/2021

As implicações nos processos de aprendizagem causadas pela síndrome do X-Frágil: uma abordagem psicopedagógica

Avaliação, Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil

Este estudo objetiva compreender as implicações causadas pela síndrome do X-Frágil (SXF) nos processos de aprendizagem, apresentar a relevância de um diagnóstico precoce e preciso e propor possibilidades de intervenções psicopedagógicas, foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas em artigos de periódicos de 2010 a 2015. Conforme as leituras realizadas, foi possível perceber que a SXF não possui cura genética, mas um diagnóstico preciso e precoce permite definir estratégias de atendimento mais adequadas a fim de ajudar a amenizar as dificuldades que a síndrome pode acarretar ao sujeito afetado.

Leia este artigo

Ensaio sobre a obra “Relato de um certo Oriente”

Língua Portuguesa e Literatura

Esta é uma análise de um dos principais livros do premiado escritor brasileiro Milton Hatoum. O livro é baseado em relatos de uma família de libaneses e seus descendentes que vieram para o Brasil e se instalaram em Manaus/AM. É um exercício muito representativo de contar a mesma história com base em várias personagens e comprova a importância da oralidade na construção da memória e, enfim, da memória de um grupo. Trata-se de uma obra apaixonante, que traz dramas familiares e alegrias compartilhadas.

Leia este artigo

Ensino de Física e Matemática na Educação de Jovens e Adultos: desafios e alternativas didáticas

Formação de Professores

Diante da necessidade de alternativas para a construção de um currículo contextualizado, com estratégias de ensino específicas, diferenciadas, principalmente considerando os alunos da Educação de Jovens e Adultos, foi feita pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa com o intuito de ampliar discussões quanto ao ensino de Física e Matemática para tal público, analisando-se propostas didáticas provenientes do Portal de Periódicos da Capes. A pesquisa indicou que há trabalhos com resultados positivos quanto ao envolvimento dos alunos ao utilizar estratégias de aproximação das experiências diárias desses sujeitos na sala de aula.

Leia este artigo

A avaliação como ferramenta pedagógica: perspectivas do processo avaliativo nos dias atuais a partir do cotidiano de uma escola de Ensino Fundamental de Formiga/MG

Avaliação

O processo de avaliação nas escolas de Ensino Fundamental torna-se elemento de exclusão pedagógica dos alunos por meio do reducionismo da categorização entre aptos e inaptos para prosseguir nos estudos. É uma realidade que causa prejuízos para os alunos. Este manuscrito apresenta uma investigação, seguida de discussão e análise sobre como os professores concebem o processo avaliativo numa escola do Ensino Fundamental em Formiga/MG. A metodologia do estudo baseia-se em rigoroso levantamento bibliográfico e em entrevistas estruturadas em questionário, realizadas com 15 professores da escola.

Leia este artigo

O professor e as potencialidades do aluno com dislexia

Saúde, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

A produção científica sobre dislexia tem sido bastante ampliada no cenário educacional brasileiro, tendo apontado diferentes aspectos que merecem uma análise mais acurada. Dentre os aspectos que se sobressaem nessas produções, relevamos o papel do professor e as potencialidades do aluno com dislexia, a fim de buscar respostas à seguinte problematização: Quais as orientações didáticas de que o professor pode fazer uso no despertar das potencialidades do aluno com dislexia no contexto escolar? Para tanto, faz-se necessária uma reflexão acerca do tema dislexia, a fim de dar suporte ao professor sobre como diagnosticar e como saber lidar com alunos com dislexia no contexto escolar.

Leia este artigo

A importância da coordenadoria de tecnologia educacional para a implantação de um projeto de inovação tecnológica na escola

Formação de Professores

Este artigo aborda o papel do professor coordenador de tecnologia educacional, como responsável pela implantação do projeto de inovação tecnológica na escola. Reflete sobre os desafios desse profissional em promover a formação continuada dos docentes visando inserir as ferramentas de tecnologias no ambiente educacional. Para que um projeto de inovação tecnológica seja bem sucedido, faz-se necessário que o professor coordenador acompanhe o processo ensino aprendizagem e busque soluções que fomentem práticas pedagógicas com o uso de tecnologias na escola.

Leia este artigo

Utilizando histórias em quadrinhos (HQs) como ferramenta facilitadora de ensino em tópicos de Genética

Biologia e Biociências

Aulas pautadas no modo meramente expositivo podem promover um desestímulo no processo de aprendizagem, pois, segundo dados da literatura, essa metodologia de ensino é tida como passiva e pode promover um déficit de atenção nos discentes. Em tempos atuais, o professor é confrontado com diversas metodologias educacionais alternativas que fazem com que o método tradicional expositivo venha a ser cada vez mais aprimorado. Somado a isso, a educação tem passado por momentos delicados em função da pandemia do novo coronavírus (SARS-Cov-2).

Leia este artigo

Wittgenstein e os jogos de linguagem

Filosofia

Este artigo visa promover uma breve reflexão em torno do conceito de “jogos de linguagem” em Ludwig Wittgenstein. Assim, pretende aproximar de professores da Educação Básica questões relacionadas ao campo da Filosofia da Linguagem pertinentes à problematização conceitual em diferentes áreas do conhecimento. Ao perceber que o estatuto epistemológico das disciplinas escolares é determinado – e, portanto, delimitado – pela linguagem, o domínio desses jogos pode ampliar a oferta da experiência educativa por meio de múltiplas possibilidades no interior do domínio linguístico como forma de representação e modo de (res)significação do real.

Leia este artigo

Um estudo da intencionalidade matemática nas obras de Mondrian: a História e a Arte, interdisciplinaridade e analogias

Matemática, História e Artes Plásticas

Este artigo faz um levantamento bibliográfico a respeito das fases das obras do pintor Piet Mondrian. Contextualizando historicamente aspectos da sua vida e das vanguardas cubista e neoplasticista, investigam-se as influências do pensamento teosófico, abstrato e geométrico. No cubismo, já é notório o processo de planificação em suas obras, diferencial do trabalho desenvolvido pelo artista, por intermédio da composição, da distribuição dos elementos visuais e da simplificação em linhas verticais e horizontais. Transitando para o neoplasticismo, prossegue na exploração de fatores matemáticos, na perspectiva abstrata; o abandono de linhas curvas, diagonais, ângulos obtusos gerou impacto e perda de profundidade espacial.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco