Edição V. 21, Ed. 34 - 14/09/2021

A tecnologia aliada à educação em locais afastados de grandes centros urbanos na Amazônia – o caso do município de Brasil Novo/PA

Computação e Tecnologias, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O uso de equipamentos tecnológicos no campo da educação pode oferecer contribuições importantes ao processo de ensino-aprendizagem se observadas as condições adequadas de sua utilização. Constata-se uma disparidade na distribuição de recursos tecnológicos nas escolas públicas brasileiras. Nas regiões afastadas dos centros urbanos, a exclusão digital é um problema iminente. O presente trabalho analisa, a partir da perspectiva de docentes, o uso de equipamentos tecnológicos no Ensino Fundamental no município de Brasil Novo/PA.

Leia este artigo

Nobreza indígena da Nova Espanha

História e Outras Mais Específicas

No texto “Nobreza indígena da Nova Espanha - Alianças e conquistas”, Ronald Raminelli (2009) aborda o vínculo da Coroa Espanhola e como ocorreu o procedimento de colonização da América junto com os nativos da localidade. É frisado pelo autor o poder de escolha dos conquistadores em operar num governo assentado num tratado, dando importância aos senhores do Novo Mundo. No começo, o senhor do México resistia à tática dos conquistadores de terras. Por sua vez, Matthew Restall (2006) fala que não havia “dinheiro”, nem arsenais, nem refinamento tecnológico em seus aparelhos de navegação.

Leia este artigo

Práticas e recursos aplicados ao ensino remoto de Geografia

Geografia e Educação a Distância

A pandemia do novo coronavírus (covid-19) trouxe necessidades de adaptações nas diversas esferas da sociedade, sobretudo no ano de 2020. Dessa forma, ensino remoto emergencial se tornou uma realidade forçada para muitas instituições de ensino, profissionais e estudantes. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar as ações e as práticas de ensino dos professores de Geografia durante o período de isolamento social em escolas públicas e privadas do município do Rio de Janeiro.

Leia este artigo

Resultados de uma oficina sobre o planeta Terra para alunos do Ensino Fundamental

Astronomia

O ensino de Astronomia pode ser usado como fio condutor para possibilitar a compreensão de conceitos científicos variados. Nesse contexto, realizamos uma oficina visando identificar o nível de conhecimento dos alunos do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Amargosa/BA, sobre o planeta Terra. Inicialmente, os alunos responderam um questionário sobre a localização espacial de suas residências (bairro, cidade, país, continente e planeta). Ao fim da oficina, aplicamos novamente o teste aos discentes. No segundo teste, os alunos não só responderam a todas as questões, como levantaram outras que fomentaram discussões adicionais sobre o tema.

Leia este artigo

Proposta de ensino de gramática com o uso do método Sala de Aula Invertida mediado pelas TDIC e pela internet

Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

Resultante de um projeto de extensão realizado com alunos do 3º ano do Ensino Médio de escola pública em Goiás, este trabalho propõe um ensino de gramática com o uso do método Sala de Aula Invertida mediado pelas TDIC e pela internet. O uso desse método se justifica por promover dinamismo às aulas e conferir aos alunos a autonomia e o protagonismo na construção do seu próprio conhecimento. A mediação pelas TDIC e pela internet se explica por elas serem inerentes a esse método e possibilitar ao professor aplicar a proposta apresentada também em contextos de ensino remoto.

Leia este artigo

Política setorial de educação – um olhar sobre as políticas públicas de democratização do acesso à Educação Básica com vistas ao ensino em área de risco social

Educação Infantil e Política Educacional

Este estudo pretende analisar as políticas públicas de democratização do acesso à Educação Básica do município de Cachoeiro de Itapemirim/ES. O projeto irá alicerçar-se em pesquisa de caráter documental e bibliográfico que se desenvolverá com apoio da análise de marcos legais e de documentos oficiais referentes à Educação Infantil, a fim de tornar possível uma análise capaz de identificar os desdobramentos no âmbito da política educacional municipal, bem como os desafios contemporâneos da Educação Infantil em comunidades periféricas com alto teor de risco social.

Leia este artigo

Impactos da covid-19 na educação em Paulista/PB: uma influência das mídias digitais

Computação e Tecnologias, Física, Educação a Distância, Formação de Professores e Política Educacional

Com a disseminação da covid-19, muitas atividades dos diversos setores sofreram modificações, especialmente o educacional. Os professores tiveram que rever suas metodologias e se adequar à nova realidade. A partir de então esses profissionais passaram a ministrar suas aulas de forma remota em plataformas online. Este trabalho tem o objetivo de investigar como os professores da cidade de Paulista/PB estão lidando com essa realidade e de que forma eles vêm adaptando suas metodologias.

Leia este artigo

A educação é o melhor presente que podemos oferecer aos filhos

Avaliação e Educação Infantil

O reforço escolar tem por objetivo a aprendizagem dos alunos, consolidando e ampliando os conhecimentos, enriquecendo as experiências cultuais e sociais, para assim ajudá-los a vencer os obstáculos presentes que impedem seu aprendizado. Assim, os estudantes conseguem aprender e, tão importante quanto, desenvolvem maior autoconfiança. Com isso, eles se sentem mais preparados para os testes e trabalhos, o que faz com que se sintam mais aptos para superar novos desafios.

Leia este artigo

Sentidos sobre o processo de aprendizagem: trajetórias e significados da formação à docência

Formação de Professores

Este texto constitui-se em um relato de experiência fruto do processo de aprendizagem e formação ocorridos durante o desenvolvimento do Pibid da Pedagogia (UFS) na Escola Estadual Embaixador Bilac Pinto, localizada na cidade de Aracaju/SE, tendo como objetivo registrar e promover reflexões a partir das vivências e conhecimentos construídos. As experiências aqui descritas ocorreram de dezembro de 2018 a janeiro de 2020. Os resultados obtidos demonstram a importância do desenvolvimento de construção de conhecimento com base na atuação do estudante de Pedagogia no chão da sala de aula.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco