Edição V. 21, Ed. 7 - 02/03/2021

Análise de desempenho em teste de agilidade: educação física escolar x iniciação esportiva em futsal

Saúde e Educação Física

A agilidade é uma capacidade física que permite ao indivíduo realizar movimentos rápidos e com grande vigor. É muito importante na prática esportiva em diversas modalidades, e no cotidiano em conjunto com outras capacidades físicas resulta em um indivíduo autossuficiente. O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de agilidade de crianças em âmbito escolar e praticantes de futsal. Foi avaliado o nível de agilidade de 14 escolares do sexo masculino com idade entre 10 e 12 anos, e 14 praticantes de futsal também do sexo masculino com idade entre 10 e 12 anos, através do teste Shuttle Run, feito em três baterias, com intervalo de dois minutos entre cada bateria.

Leia este artigo

Acervo e técnicas organizacionais de uma coleção didática de Zoologia

Zoologia e Biologia e Biociências

Conhecer a biodiversidade possibilitou identificar seu potencial econômico, medicinal e cênico. Coleções biológicas são testemunho da biodiversidade, podendo contribuir para o aprendizado pela observação e análise dos organismos. Para isso, devem estar em boas condições para garantir o uso de todo seu potencial pedagógico. No presente estudo foi desenvolvido o levantamento da diversidade zoológica do acervo fixado em álcool 70% do Instituto Federal do Espírito Santo - Câmpus Santa Teresa. Realizou-se a identificação, catalogação e organização da coleção, visando transformá-la num acervo duradouro e de fácil utilização. O material foi triado, etiquetado e os dados foram planilhados. A logística organizacional proposta permitiu facilitar o uso e acesso do acervo.

Leia este artigo

Mulheres negras das letras: reflexões sobre a produção literária feminina negra no nordeste brasileiro

Língua Portuguesa e Literatura

A literatura nordestina, ao longo dos séculos, foi representada pelo sexo dominante de um círculo literário fechado e estruturalmente condicionado pelo patriarcalismo dominante. É importante destacar o que é ser mulher negra no Nordeste brasileiro, e a literatura é uma das fontes de apresentação histórica, em que há a prevalência de ser estereotipada à condição de esposa-dona de casa, fortemente marginalizada, excluída e/ou vítima de preconceito. Este trabalho tem como objetivo geral retratar a importância das mulheres negras escritoras e refletir sobre a produção literária feminina negra no Nordeste brasileiro.

Leia este artigo

Inserção do surdo no ensino em Sinop/MT

Avaliação, História da Educação, Instituição Escola, Política Cultural e Política Educacional

O presente artigo mostra como se deu a inserção de surdos e deficientes auditivos no ensino no município de Sinop, no norte do Estado de Mato Grosso. A análise se dá com as informações junto à Associação de Surdos de Sinop e documentos de matriculas referentes à comunidade local, à quantidade de surdos que habitavam a cidade, e quantos frequentavam cursos de nível superior, no ano de 2016. Para tanto, a pesquisa aproximou-nos da realidade, a qual questiona se as leis estão a par com a realidade da comunidade. A demanda de surdos é maior do que a quantidade que frequenta o ensino.

Leia este artigo

Reconhecimento de saberes de Matemática proporcionado pela Educação a Distância: um estudo da Educação de Jovens e Adultos

Matemática e Educação a Distância

A EJA é uma modalidade da Educação Básica que tem por finalidade garantir o direito à educação, de forma reparadora, às pessoas que não tiveram acesso a ela na idade própria. Este trabalho tem como objetivo compreender o processo de reconhecimento de saberes matemáticos necessários à conclusão do Ensino Médio de jovens e adultos matriculados na EJA - EaD de uma escola de São Luís/MA. Este estudo, de cunho qualitativo, parte da análise dos formulários de Matemática disponibilizados aos alunos a fim de que possam demonstrar seus conhecimentos sobre a área. Como resultado, infere-se que os alunos apresentam conhecimentos prévios matemáticos que podem ser reconhecidos.

Leia este artigo

Violência escolar: uma percepção social

Formação de Professores e Instituição Escola

O presente artigo objetivou apresentar conceitos sobre a violência no âmbito escolar, dissertando sobre suas causas, consequências e a maneira como as instituições de ensino lidam com conflitos entre professores e alunos e alunos entre si. As escolas gradativamente estão sendo envolvidas por pequenos conflitos cotidianos que tendem a resultar em violência mais agravada, afetando a saúde física e psicológica dos envolvidos, além de maleficiar o ensino e a aprendizagem, provocar a evasão e o abandono escolar. Os professores devem mediar esses conflitos junto aos seus alunos, proporcionando a formação de cidadãos com pensamentos críticos e reflexivos.

Leia este artigo

Base Nacional Comum Curricular: Educação Especial em foco

Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

Esta escrita tem por objetivo abordar a BNCC, atentando para as menções à Educação Especial. Para tanto, o tensionamento utiliza o documento em sua íntegra, para que possamos compreender qual foco foi direcionado a essa modalidade educacional, como também as metas direcionadas a ela. A Educação Especial, na última década, conseguiu avançar na sua luta por direitos e visibilidade, e cabe aqui tensionar essa base para compreender em qual posição ela se encontra aos olhos de governos nessa nova política instituída. Assim, percebe-se que a EE aparece fragilmente no documento, sendo mencionada vagamente em suas entrelinhas, deixando-a esquecida.

Leia este artigo

O autoconceito e a autoestima em estudantes da rede pública de ensino

Psicologia e Vivências de Sala de Aula

O objetivo desta pesquisa foi avaliar duas variáveis psicológicas presentes no processo de ensino-aprendizagem: o autoconceito e a autoestima. Foram convidados alunos de Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública estadual do Paraná. As variáveis foram mensuradas utilizando duas escalas psicométricas: a Escala de Autoconceito Infantojuvenil e a Escala de Autoestima de Rosenberg. As escalas foram respondidas remotamente por meio de formulário online da plataforma Google que incluía questões sobre gênero, série e desempenho acadêmico. Espera-se que esta pesquisa traga atenção para variáveis psicológicas que podem influenciar o aprendizado.

Leia este artigo

Milton Santos e o atual estado de coisas: reflexões em tempos pandêmicos

Geografia

Este capítulo pandêmico da nossa história fatídica não é um ponto fora da curva. Ele reforça a confusão que a globalização tornou possível entre as escalas e submete ainda mais a Natureza à fragmentação das imagens, aos discursos superficiais da funcionalidade comunicativa. A globalização perversa, como ensina Milton Santos, subverte escalas e nos aparta ainda mais da Natureza. A ciência, hiperespecializada, tornou-se cega a fenômenos complexos. A pandemia, sem contexto, reduz-se a espetáculo.

Leia este artigo

I Colóquio Faetec de Professores Pesquisadores

Estão abertas também chamadas para submissão de proposta de mesa redonda e para coordenador de vídeo pôster (24) e coordenador de comunicação oral (24), nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.

O prazo de inscrição é até 31 de março, por meio do site: www.coloquiofaetec.com.br

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco