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Basquetebol na escola: percepções femininas
Educação Física

Uma pesquisa avalia o interesse e a disposição de alunas de uma escola particular do Ensino Fundamental para participar de atividades de Educação Física praticando basquetebol.

Escolas de tempo integral: da escala nacional à escala local
Geografia, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este artigo é parte da pesquisa realizada entre 2017 e 2019 intitulada Escolas de Tempo Integral, no curso de graduação em Geografia da UERJ. Sendo assim, o presente texto tem por objetivo analisar os programas de escolas em tempo integral da escala nacional à escala local, utilizando como exemplo o Projeto Horário Integral, de Nova Iguaçu/RJ. O horário integral oferece para os alunos diversas atividades e oficinas com temas pertinentes aos conteúdos escolares de Geografia. Os resultados registraram que os projetos de escala em tempo integral são grandes instrumentos pedagógicos que promovem o desenvolvimento intelectual, físico e social dos discentes.

Práticas sociais de leitura em ambiente familiar: tempos digitais
Educação a Distância, Educação Infantil, Formação de Professores e Instituição Escola

Este artigo resulta de um trabalho monográfico que abordou as práticas sociais de leitura em ambiente familiar. Com o objetivo de compreender como se davam essas práticas entre crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental nos seus núcleos familiares, a pesquisa dialogou com os Novos Estudos do Letramento e se norteou por duas questões principais: há o risco do desaparecimento da criança leitora tradicional, aquela que lê livros físicos? Pode-se afirmar ser prejudicial o uso das tecnologias digitais nas práticas de leitura entre crianças em idade escolar? Em uma abordagem qualitativa, foram adotados procedimentos de pesquisas bibliográfica, documental e de campo.

Desenvolvimento de uma sequência didática investigativa apoiada pelo uso da tecnologia da informação e comunicação
Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

O uso das TIC no campo da educação tem sido apontado como ferramenta pedagógica. A partir dessa premissa foi desenvolvida uma sequência didática investigativa abordando o tópico Fotossíntese dentro de um ambiente virtual de aprendizagem como apoio ao ensino presencial. Trata-se de uma SEI para o Ensino Médio, porém acreditamos que o conteúdo, devidamente adaptado, poderá ser utilizado igualmente no Ensino Fundamental. O propósito foi criar uma ferramenta pedagógica que dê aos estudantes a oportunidade de ter contato com experimentos, artigos científicos e jogos digitais.

Profissional educador em formação e a reflexão da e na prática
Formação de Professores e Instituição Escola

Este artigo foi escrito a partir da reunião de textos de diversos autores, objetivando tecer reflexões acerca da formação de professores aliada à experiência advinda da prática de profissionais já em atuação na educação. Após a introdução, os textos são rapidamente explanados visando expor partes consideradas fundamentais de seus conteúdos. No tópico seguinte, os mesmos materiais são comentados em igual sequência, trazendo suas contribuições para a temática abordada. Conclui que a formação com a vivência profissional e o contato com professores mais experientes é positiva para os docentes e toda a sociedade.

Construção de conceitos geométricos usando o software GeoGebra: uma proposta para abordagem de semelhança de triângulos
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho tem por objetivo investigar o uso do software GeoGebra no processo de ensino-aprendizagem da Geometria Euclidiana Plana, mais especificamente no ensino de semelhança de triângulos, e discutir o uso de tal ferramenta em sala de aula. Para tanto, realizou-se uma atividade com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de um colégio do município de Irati/PR utilizando aquele software a fim de propiciar a construção de conceitos ligados ao conteúdo de semelhança de triângulos. Constatou-se que a Matemática abordada de forma diferente despertou o interesse dos alunos e diferenciação na prática.

O ensino-aprendizagem do raciocínio lógico-matemático na Educação Infantil
Matemática, Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

O raciocínio lógico serve para organizar os pensamentos a fim de chegar a conclusões sobre todo e qualquer assunto. Após a abstração do aprendizado, o indivíduo tende a representar novas sistematizações, por isso a importância dos educadores para a mediação no processo de maturação do pensamento lógico-matemático na Educação Infantil. Esta pesquisa buscou reunir teóricos e trabalhos norteadores do fazer docente, passando pela legislação atual e buscando sugestões de abordagens que facilitassem o entendimento da lógica matemática, desde as primeiras relações da criança até o seu encorajamento para a prática.

Reflexões sobre a construção de materiais didáticos adaptados para aulas de Matemática de estudantes com deficiência visual
Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Apresentamos reflexões de professoras que atuam no ensino de estudantes com deficiência visual na sala de aula regular e na sala de recursos multifuncionais. Objetiva-se discorrer a respeito dos procedimentos metodológicos adotados pelas profissionais em seu cotidiano, evidenciando-se as possibilidades e os desafios na produção dos materiais didáticos adaptados e como essas ferramentas podem potencializar o ensino da Matemática. Verifica-se que os materiais adaptados surgem como recursos didáticos promissores, pois possibilitam transportar a abstração de conceitos matemáticos.

Perfil, motivo da escolha e concepções dos ingressantes no curso de licenciatura em Ciências da Natureza em EaD na UAB/IFPI
Educação a Distância

Uma análise das características dos alunos que cursam uma segunda licenciatura da UAB/IFPI compara-as com as de outras instituições que oferecem cursos na modalidade e identificam necessidades específicas para seu público, a fim de alcançar sucesso.

Multiculturalismo na sala de aula: um estudo das inter-relações sócio-linguístico-culturais de estudantes da Educação de Jovens e Adultos em Penaforte/CE
Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas e Política Educacional

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade destinada a trabalhadores e/ou estudantes que por algum motivo não podem cursar a escola regular, mas desejam prosseguir/concluir seus estudos, visando à formação básica e/ou ingresso no mercado de trabalho. O público é diverso. Esta pesquisa objetivou explorar as inter-relações sócio-linguístico-culturais dos estudantes da EJA Médio na Escola Simão Ângelo em Penaforte/CE. Concluiu-se que os estudantes apresentam um repertório sócio-linguístico-cultural diversificado, multifacetado, denotando a presença do multiculturalismo e da interculturalidade.