Biblioteca
Filtrar os artigos
Genética em Jogo: recurso didático para o aprendizado de conceitos básicos de Genética
Biologia e BiociênciasO estudo da Genética no Ensino Médio envolve vários conceitos de Biologia e Estatística que são fundamentais para o aprofundamento de como os genes são transmitidos e para interpretação de dados. Nesse contexto, este material didático apresenta a aplicação de Genética em Jogo para revisar termos abordados em sala de aula sobre como ocorre a transmissão de características de um organismo aos seus descendentes. Alia-se essa metodologia a um exemplo prático que envolve a interação entre estudantes na resolução de perguntas e respostas, relacionando o conhecimento escolar com a Ciência na sociedade.
Estudo do fluxo do conhecimento em uma sala de aula por meio de redes egocêntricas de monitoria
Matemática, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaAs atividades de monitoria voltadas ao ensino básico podem constituir formas de educação adicionais que ajudam a preencher lacunas de aprendizagem e difundir o conhecimento em sala de aula. Uma forma de melhor entender o fluxo desse conhecimento disseminado por meio de alunos monitores é pela utilização de técnicas de análise de redes sociais. Por meio da modelagem de redes egocêntricas, baseadas em um indivíduo focal, é possível mapear o fluxo de informações e utilizar métricas de análises que permitam entender a difusão do conhecimento e o posicionamento do monitor na rede formada. Este estudo realizou a análise de uma rede baseada na monitoria de Matemática e Física em uma turma do 2º ano do Ensino Médio com o objetivo de entender os fluxos de conhecimento e demonstrar os benefícios potenciais da análise de redes egocêntricas para esse fim. Como resultados, foi possível entender as limitações do fluxo de conhecimento e questões importantes que caracterizam as ações de monitoria na turma, demonstrando as potencialidades do método utilizado.
Análise de atividades experimentais voltadas ao ensino de Termoquímica propostas pelos livros didáticos
AvaliaçãoEste estudo almeja coletar informações sobre o uso de práticas experimentais envolvendo a Termoquímica em modelos diferentes apresentados pelos livros didáticos de Química do PNLDEM-2018. Na pesquisa, objetivou-se verificar semelhanças e disparidades nos resultados coletados após a execução das práticas. Também foi proposto verificar a construção de conhecimentos científicos pelo alunado. Assim, por meio de ferramentas da pesquisa qualitativa, nosso trabalho utilizou questionário estruturado, aplicando antes e depois da execução da prática experimental com 98 estudantes de 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de Santa Catarina.
Deciframento, decodificação e Tradutore – a escrita e sua compreensão
Computação e TecnologiasEntender a escrita leva a conhecer outras formas de registrar ideias e saber que ela nasceu na Pré-História, feita em tabletes de barro e tinha a preocupação inicial de registros contábeis, para auxiliar a administração. Uma língua desconhecida é um mistério, e para desvendá-lo há algumas técnicas, como a Tagmênica.
Modelagem matemática para simulação de interação entre presa Ceratitis capitata e predador Diachasmimorpha longicaudata
MatemáticaA modelagem matemática busca traduzir, para a linguagem matemática, as diversas situações reais para compreender, prever ou simular vias de acontecimento; importante aplicação da modelagem está na área biológica, especialmente no controle de pragas.
Infância e criança sob o olhar de Cecília Meireles: uma leitura de suas crônicas no Diário de Notícias
História da EducaçãoEste texto pretende discutir o pensamento de Cecília Meireles sobre os conceitos de infância e criança, baseado em suas crônicas escritas de 1930 a 1933. Assumimos como pressuposto que os conceitos apresentados pela escritora constituem importante fonte de pesquisa para o estudo da história da infância e da criança, no Brasil da primeira metade do século XX. Lançamos mão, para isso, de estudos da Sociologia da Infância.
A inclusão de pessoas com TEA fundamentada na relação entre o PEI e o TEACCH
Educação Especial e InclusivaApresentamos a importância da relação do plano educacional individualizado (PEI) e do Treatment and Education of Autistic and Related Communication-handicapped Children (TEACCH) para a promoção do aprendizado de pessoas com deficiência. Usamos a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, a fim de fazer uma análise reflexiva sobre a inserção dessas duas ferramentas de ensino-aprendizagem nos ambientes de ensino. O resultado aponta que o PEI promove o planejamento e a avaliação contínua, enquanto o TEACCH cria os procedimentos, considerando o aprendiz individualmente.
Arte e Música na Base Nacional Comum Curricular
Educação Artística, Música e Política EducacionalEsta pesquisa pretende levantar uma discussão acerca da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e também traz um levantamento de leis e documentos atuais que buscam a implementação efetiva do referido documento, necessários para a compreensão e aplicação do documento principal em estudo.
A importância da Literatura Indígena no currículo dos cursos de licenciatura em Letras
Formação de Professores, Outras Mais Específicas e Política EducacionalPara contribuir com práticas pedagógicas inclusivas, a decolonização do currículo deve ser feita na Educação Básica e no Ensino Superior. Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa vinculada ao Programa de Iniciação Científica em Ações Afirmativas, que verificou, a partir da análise de projetos pedagógicos de cursos de Letras ofertados em Goiânia/GO e que contribuem na formação de professores para a aplicabilidade da Lei n° 11.645/08, averiguando a presença da Literatura Indígena no currículo. O texto discute a importância de contextualizar a história a partir de um viés crítico para a desconstrução do estigma em relação ao indígena.
Ensino híbrido e as TIC: discussões teóricas e metodológicas para potencializar a aprendizagem de História
Computação e Tecnologias, História, Avaliação e Vivências de Sala de AulaO ensino híbrido pode potencializar o processo de ensino de História, desde que o educador seja motivado pela sua gestão e tenha recebido suporte teórico dentro das condições técnicas que a escola em que atua oferece. Dois projetos desenvolvidos no Estado do Tocantins indicam como ambientes virtuais de aprendizagem contribuem para dar aos estudantes protagonismo nesse processo.