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O ensino da Libras no Ensino Fundamental
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Para cumprir seu papel de formar cidadãos conscientes, a escola – incluindo aí professores, gestores e comunidade – deve estar preparada para atender aos alunos da forma mais adequada, de acordo também com as demandas de inclusão e igualdade determinadas em lei.

Mapeando as principais dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: estudos na Revista Cefac
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

Este artigo objetiva identificar as principais dificuldades de aprendizagem que os alunos apresentam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, propondo a análise das causas dessas dificuldades e apontando possíveis soluções. Após essa análise, pôde-se concluir que os alunos apresentam dificuldade em leitura, escrita e cálculo matemático. As causas podem ser de ordem intrínseca ou extrínseca, mas podem ter relação com vários fatores, entre eles inadequação pedagógica e o meio social desfavorável. É necessário criar estratégias de ensino e elaborar atividades adaptadas que considerem as especificidades dos alunos.

Reformas do Ensino Médio no Brasil: implicações e desobrigações no Estado do Amapá
Política Educacional

Este artigo objetiva trazer algumas informações sociais e educacionais do Estado do Amapá e fazer uma breve análise à urgência da Lei nº 13.415/17. Trata-se de uma pesquisa documental-bibliográfica, com um olhar da Teoria Social Crítica de Gramsci. O pressuposto é que o ensino flexível pode ser visto como negação para uma “educação inteira”. A compartimentalização das disciplinas, que se transformam em “estudos disciplinares”, acompanha os ditames do mercado de trabalho. Finaliza-se o texto considerando que essa reforma é um projeto de manipulação da classe trabalhadora, direcionando-se para a mão de obra barata e fragilizada. É uma política que ofende os jovens-trabalhadores do Amapá.

As múltiplas dimensões da Arte na escola e da escola com Arte
Educação Artística

A prevenção ao mosquito Aedes aegypti, depois de atividades com outras disciplinas, leva a práticas nas aulas de Artes em que os alunos, além de apreender conteúdos, desenvolvem sua participação ativa, transformando essa teoria em prática.

A subnotificação de doenças e agravo à saúde dos profissionais da educação: uma análise do caso do magistério público do Distrito Federal
Saúde

A existência de subnotificação de acometimentos lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho e transtornos mentais em docentes do Distrito Federal significa violação do direito à saúde do cidadão e à qualidade da Educação, com ausência de monitoramento e risco de agravo à saúde do trabalhador.

Educação patrimonial: conhecer fotografando para valorizar
Educação Artística

Um projeto de fotografia que buscava estudar aspectos culturais de João Pessoa e serviu como atividade para valorizar o patrimônio cultural da cidade e motivar os alunos a discuti-lo e lutar para sua preservação.

As condições de pobreza e a evasão escolar no Ensino Médio: estudos de casos do município de Pains/MG
Instituição Escola e Política Educacional

O presente artigo parte de um estudo realizado no ano de 2016, baseado em experiência de trabalho como psicólogo da Política de Assistência Social do município de Pains/MG. Tomando como base a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), foram apresentados os conceitos de pobreza e extrema pobreza. Foram apresentados também os dispositivos criados pelo Governo Federal para lidar com as situações de vulnerabilidade dessa parcela da população. Nas últimas décadas, o Brasil avançou significativamente nas políticas sociais, que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida da população. Apesar dos avanços na Política de Assistência Social no Brasil, a evasão escolar continua aumentando, principalmente entre a população de baixa renda. Para compreender a relação entre a situação de pobreza e a evasão escolar, foram realizadas entrevistas com três adolescentes do município de Pains, em Minas Gerais. Todas as adolescentes encontram-se fora da escola e possuem renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo. Além das adolescentes, foi ouvida também a supervisora da única escola que oferta Ensino Médio no município. Conclui-se, pelo estudo de caso, que a evasão nesses casos ocorreu devido à falta de proximidade do contexto escolar com a realidade dos alunos, bem como à falta de articulação das políticas de Educação com outras políticas públicas do município.

Políticas públicas na Educação brasileira: viabilidade da execução das 20 metas do PNE nas perspectivas pedagógicas e sociais
Política Educacional

O presente estudo pretende apresentar uma discussão pautada na análise sobre a viabilidade da execução das 20 metas propostas pelo Plano Nacional de Educação para o decênio de 2014-2024. De forma crítica, o estudo contrapõe as referidas metas diante da práxis pedagógica e da social, haja vista todos os pressupostos teóricos previamente estabelecidos para superar as dificuldades educacionais históricas nesses referidos setores. O estudo lança mão do debate aberto acerca da execução e monitoramento das atuais políticas públicas no que se refere ao cumprimento do PNE, tendo em vista o início de sua segunda etapa de vigência, em 2019. Metodologicamente, o estudo ancora-se nos aspectos de pesquisa quantitativa com orientação básica e com aprofundamentos exploratórios. Os resultados revelam o nível de investimento e preocupação dedicados à execução do plano e sua relevância; o trabalho poderá servir como base a futuras pesquisas na educação básica brasileira.

Prática docente nas instituições de ensino superior: da vaidade intelectual à produção do saber
Formação de Professores e Cidadania e Comportamento

Muitos dos problemas do ensino superior brasileiro se localizam nas inter-relações entre professores e alunos; acusações de assédio e de práticas agressivas são comuns, prejudicando as atividades de uma instituição que deveria primar pela produção do saber, pelo respeito ao outro e pela democracia interna.

Anorexia e bulimia em jovens estudantes: o transporte para a falsa perfeição
Nutrição e Alimentos e Saúde

Na última semana de fevereiro ao início de março de cada ano, ocorre a Semana Nacional de Conscientização sobre Desordem Alimentar nos Estados Unidos e no Canadá. Esse evento nos inspirou para ser tema deste trabalho. Abordamos riscos e mitos relacionados a transtornos alimentares: anorexia e bulimia. Analisando se poderia haver alguma relação entre a anorexia santa e a anorexia da contemporaneidade, descobrimos que há, sim, uma relação entre elas, pois nossas conclusões sugerem que não somente os padrões estéticos e os aspectos relacionados à saúde são os principais motivos do desenvolvimento dos distúrbios alimentares, mas também um ideal obsessivo de alcançar a perfeição ou medida angustiante de se expressar pela linguagem corporal. Além disso, conduzimos entrevista evidenciando essas constatações. Em virtude do que foi mencionado, expusemos falhas em relação a uma medida mais efetiva sobre a prevenção e tratamento dessas doenças no Brasil e trouxemos uma alternativa bem interessante para tratamento de transtorno alimentar: a iogaterapia que oferece mudança no comportamento e na visão de modo totalmente integrado à saúde emocional e física, que colabora bastante para o tratamento dessas doenças.